A leitura literária no ensino fundamental: uma experiência com a literatura de cordel em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3079 |
Resumo: | O presente estudo aborda a importância da literatura de cordel no processo de formação de leitores no espaço escolar e sua eficácia no incentivo à leitura literária. Percebendo a necessidade de se trabalhar literatura no Ensino Fundamental, na perspectiva de Kefalás (2012), o qual sugere que, no estudo da literatura, o aluno tenha um contato efetivo com o texto literário, este trabalho se propôs a observar qual o tempo dedicado ao estudo do texto literário, sobretudo da literatura de cordel, nas aulas de Língua Portuguesa e investigar como tem sido realizado o estudo do texto literário (gênero poético) na sala de aula. Com base nisso, sugerir uma proposta de trabalho através da qual o aluno pudesse vivenciar um contato efetivo com a literatura de cordel resultando em uma experiência instigante e produtiva. A orientação é a de que a emancipação dos leitores tende a ocorrer na medida em que o trabalho com a leitura na sala de aula se transforma em um momento de interação e de produção de sentidos, de modo haver um maior envolvimento entre o leitor e a obra literária. Em função disso, este trabalho adotou como base teórica os estudos acerca do letramento, a exemplo de Kleiman (1995; 1999; 2005 e 2006), Soares (1998 e 2014), Rojo (2009) e demais autores da área, e o método recepcional, embasado na estética da recepção, de acordo com Jauss, (1994), Zilberman (1989), e Aguiar e Bordini (1993). |
id |
UEPB_434e360099f686fc5669f9092f1e1f6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3079 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
A leitura literária no ensino fundamental: uma experiência com a literatura de cordel em sala de aulaLeitura literáriaLiteratura de cordelMétodo recepcionalLectura literariaLiteratura de folletoLINGUISTICA, LETRAS E ARTESO presente estudo aborda a importância da literatura de cordel no processo de formação de leitores no espaço escolar e sua eficácia no incentivo à leitura literária. Percebendo a necessidade de se trabalhar literatura no Ensino Fundamental, na perspectiva de Kefalás (2012), o qual sugere que, no estudo da literatura, o aluno tenha um contato efetivo com o texto literário, este trabalho se propôs a observar qual o tempo dedicado ao estudo do texto literário, sobretudo da literatura de cordel, nas aulas de Língua Portuguesa e investigar como tem sido realizado o estudo do texto literário (gênero poético) na sala de aula. Com base nisso, sugerir uma proposta de trabalho através da qual o aluno pudesse vivenciar um contato efetivo com a literatura de cordel resultando em uma experiência instigante e produtiva. A orientação é a de que a emancipação dos leitores tende a ocorrer na medida em que o trabalho com a leitura na sala de aula se transforma em um momento de interação e de produção de sentidos, de modo haver um maior envolvimento entre o leitor e a obra literária. Em função disso, este trabalho adotou como base teórica os estudos acerca do letramento, a exemplo de Kleiman (1995; 1999; 2005 e 2006), Soares (1998 e 2014), Rojo (2009) e demais autores da área, e o método recepcional, embasado na estética da recepção, de acordo com Jauss, (1994), Zilberman (1989), e Aguiar e Bordini (1993).Este estudio aborda la importancia de la literatura de folleto para la formación de lectores en la escuela y la eficacia de los incentivos para la lectura literaria. Al darse cuenta de la necesidad de trabajar con la literatura en la escuela primaria, desde la perspectiva de Kefalas (2012), lo que sugiere que en el estudio de la literatura, el estudiante tiene un contacto efectivo con el texto literario, este estudio tuvo como objetivo observar que el tiempo dedicado al estudio de textos literarios, especialmente la literatura de folleto, en clases de portugués e investigar cómo se ha llevado a cabo el estudio de textos literarios (género poético) en el aula. Sobre esta base, proponer una oferta de trabajo a través del cual el estudiante puede experimentar un contacto efectivo con la literatura de folleto resultante en una experiencia emocionante y productiva. La orientación es que la emancipación de los lectores tiende a ocurrir en la medida en que el trabajo con la lectura en el aula se convierte en un momento de interacción y producción de significados, así que una mayor participación entre el lector y obra literaria. Como resultado, este estudio adopta como base teórica de los estudios sobre la alfabetización, como Kleiman (1995; 1999; 2005 y 2006), Soares (1998 y 2014), Rojo (2009) y otros autores en el campo, y el método recepcional, basado en la estética de la recepción, de acuerdo con Jauss (1994), Zilberman (1989) y Aguiar y Bordini (1993).CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASCosta, Maria Suely dahttp://lattes.cnpq.br/1891779191833711Ferreira, José Luizhttp://lattes.cnpq.br/9934754641478759Silva, Rosângela Neres Araújo dahttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135Souza, Sheila Ferreira Leite de2018-06-05T17:46:47Z2016-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSouza, Sheila Ferreira Leite de. A leitura literária no ensino fundamental: uma experiência com a literatura de cordel em sala de aula. 2016. 100f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3079porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2018-06-06T04:20:24Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3079Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2018-06-06T04:20:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura literária no ensino fundamental: uma experiência com a literatura de cordel em sala de aula |
title |
A leitura literária no ensino fundamental: uma experiência com a literatura de cordel em sala de aula |
spellingShingle |
A leitura literária no ensino fundamental: uma experiência com a literatura de cordel em sala de aula Souza, Sheila Ferreira Leite de Leitura literária Literatura de cordel Método recepcional Lectura literaria Literatura de folleto LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
A leitura literária no ensino fundamental: uma experiência com a literatura de cordel em sala de aula |
title_full |
A leitura literária no ensino fundamental: uma experiência com a literatura de cordel em sala de aula |
title_fullStr |
A leitura literária no ensino fundamental: uma experiência com a literatura de cordel em sala de aula |
title_full_unstemmed |
A leitura literária no ensino fundamental: uma experiência com a literatura de cordel em sala de aula |
title_sort |
A leitura literária no ensino fundamental: uma experiência com a literatura de cordel em sala de aula |
author |
Souza, Sheila Ferreira Leite de |
author_facet |
Souza, Sheila Ferreira Leite de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Maria Suely da http://lattes.cnpq.br/1891779191833711 Ferreira, José Luiz http://lattes.cnpq.br/9934754641478759 Silva, Rosângela Neres Araújo da http://lattes.cnpq.br/2398653747944135 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Sheila Ferreira Leite de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura literária Literatura de cordel Método recepcional Lectura literaria Literatura de folleto LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Leitura literária Literatura de cordel Método recepcional Lectura literaria Literatura de folleto LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
O presente estudo aborda a importância da literatura de cordel no processo de formação de leitores no espaço escolar e sua eficácia no incentivo à leitura literária. Percebendo a necessidade de se trabalhar literatura no Ensino Fundamental, na perspectiva de Kefalás (2012), o qual sugere que, no estudo da literatura, o aluno tenha um contato efetivo com o texto literário, este trabalho se propôs a observar qual o tempo dedicado ao estudo do texto literário, sobretudo da literatura de cordel, nas aulas de Língua Portuguesa e investigar como tem sido realizado o estudo do texto literário (gênero poético) na sala de aula. Com base nisso, sugerir uma proposta de trabalho através da qual o aluno pudesse vivenciar um contato efetivo com a literatura de cordel resultando em uma experiência instigante e produtiva. A orientação é a de que a emancipação dos leitores tende a ocorrer na medida em que o trabalho com a leitura na sala de aula se transforma em um momento de interação e de produção de sentidos, de modo haver um maior envolvimento entre o leitor e a obra literária. Em função disso, este trabalho adotou como base teórica os estudos acerca do letramento, a exemplo de Kleiman (1995; 1999; 2005 e 2006), Soares (1998 e 2014), Rojo (2009) e demais autores da área, e o método recepcional, embasado na estética da recepção, de acordo com Jauss, (1994), Zilberman (1989), e Aguiar e Bordini (1993). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-29 2018-06-05T17:46:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Souza, Sheila Ferreira Leite de. A leitura literária no ensino fundamental: uma experiência com a literatura de cordel em sala de aula. 2016. 100f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3079 |
identifier_str_mv |
Souza, Sheila Ferreira Leite de. A leitura literária no ensino fundamental: uma experiência com a literatura de cordel em sala de aula. 2016. 100f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Humanidades - CH Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Humanidades - CH Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709218245509120 |