Do ensino-aprendizagem da Álgebra ao ensino de equações polinomiais do 1º grau: representações múltiplas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo Segundo, Salvino Izidro de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1797
Resumo: O presente trabalho trata das dificuldades, compreensão e apropriação de conceitos algébricos, por parte dos alunos do Ensino Fundamental II, no ensino-aprendizagem de equações polinomiais do 1º grau, na perspectiva das reapresentações múltiplas. Será apresentada uma discussão inicial sobre a história do ensino-aprendizagem da Álgebra, evidenciado a necessidade de uma metodologia de sala de aula que priorize a compreensão do conteúdo; também se fará uma síntese do estado da arte das pesquisas sobre o ensino-aprendizagem da Álgebra, abordando-se portanto as ideias de representações múltiplas como uma ferramenta que medeia a compreensão, construção e aquisição de conceitos algébricos, especificamente as equações polinomiais do 1º grau. O caminho investigativo usado foi o da pesquisa pedagógica (LANKSHEAR, KNOBEL, 2008), no qual atuou-se na qualidade de professor pesquisador. O trabalho de sala de aula foi desenvolvido em uma turma do 7º ano do ensino fundamental, de uma escola pública do Estado da Paraíba. Construiu-se uma proposta pedagógica, cujo ensino-aprendizagem das equações polinomiais do 1º grau que ocorre em Blocos; cada Bloco, com seu próprio objetivo e conteúdo a ser trabalho, nível de problemas e tipo de representação a ser priorizada, até se chegar à união de todos os objetivos, conteúdos e representações. Evidenciou-se que a utilização da proposta pedagógica pode minimizar, ou até mesmo superar, as dificuldades apresentadas pelos alunos com esse conteúdo de Álgebra.
id UEPB_4901fa27ab1135f0755c85b91e32ca17
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1797
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Do ensino-aprendizagem da Álgebra ao ensino de equações polinomiais do 1º grau: representações múltiplasOf Teaching-Learning of the Algebra to Teaching of Polynomial Equations of the 1st Degree: Multiple RepresentationsEnsino de MatemáticaEducação MatemáticaÁlgebraTeaching of MathematicsMathematics EducationAlgebraCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO presente trabalho trata das dificuldades, compreensão e apropriação de conceitos algébricos, por parte dos alunos do Ensino Fundamental II, no ensino-aprendizagem de equações polinomiais do 1º grau, na perspectiva das reapresentações múltiplas. Será apresentada uma discussão inicial sobre a história do ensino-aprendizagem da Álgebra, evidenciado a necessidade de uma metodologia de sala de aula que priorize a compreensão do conteúdo; também se fará uma síntese do estado da arte das pesquisas sobre o ensino-aprendizagem da Álgebra, abordando-se portanto as ideias de representações múltiplas como uma ferramenta que medeia a compreensão, construção e aquisição de conceitos algébricos, especificamente as equações polinomiais do 1º grau. O caminho investigativo usado foi o da pesquisa pedagógica (LANKSHEAR, KNOBEL, 2008), no qual atuou-se na qualidade de professor pesquisador. O trabalho de sala de aula foi desenvolvido em uma turma do 7º ano do ensino fundamental, de uma escola pública do Estado da Paraíba. Construiu-se uma proposta pedagógica, cujo ensino-aprendizagem das equações polinomiais do 1º grau que ocorre em Blocos; cada Bloco, com seu próprio objetivo e conteúdo a ser trabalho, nível de problemas e tipo de representação a ser priorizada, até se chegar à união de todos os objetivos, conteúdos e representações. Evidenciou-se que a utilização da proposta pedagógica pode minimizar, ou até mesmo superar, as dificuldades apresentadas pelos alunos com esse conteúdo de Álgebra.The present work deals with the difficulties, understanding and ownership of algebraic concepts by the students of primary school II, in the teaching and learning of polynomial equations of the first degree. Will be presented a bibliography on the history of teaching and learning of algebra, highlighted the need for a methodology for the classroom that focuses on knowledge construction, also will summarize the state of the art of research on teaching and learning of algebra, covering up the ideas of multiple representations as a tool that mediates the understanding, construction and acquisition of algebraic concepts, specifically the polynomial equations of the first degree. The path used in the development of investigative research was the educational research (Lankshear, Knobel, 2008), in which we operate as a research professor. The work of the classroom was developed in a class of Year 7 primary school, a public school in the Paraíba State, becoming the teaching-learning of polynomial equations of the 1st Degree in the context of multiple representations and problem solving.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaAndrade, Silvanio deCPF:43807631534http://lattes.cnpq.br/8695612846450802Silva, Ana Paula Bispo daCPF:09566731809SILVA, Ana Paula Bispo daAlbuquerque, Izabel Maria Barbosa deCPF:17613205487http://lattes.cnpq.br/3327139629959668Araújo Segundo, Salvino Izidro de2015-09-25T12:19:50Z2012-10-162012-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO SEGUNDO, Salvino Izidro de. Of Teaching-Learning of the Algebra to Teaching of Polynomial Equations of the 1st Degree: Multiple Representations. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1797porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-26T19:36:56Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1797Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-26T19:36:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Do ensino-aprendizagem da Álgebra ao ensino de equações polinomiais do 1º grau: representações múltiplas
Of Teaching-Learning of the Algebra to Teaching of Polynomial Equations of the 1st Degree: Multiple Representations
title Do ensino-aprendizagem da Álgebra ao ensino de equações polinomiais do 1º grau: representações múltiplas
spellingShingle Do ensino-aprendizagem da Álgebra ao ensino de equações polinomiais do 1º grau: representações múltiplas
Araújo Segundo, Salvino Izidro de
Ensino de Matemática
Educação Matemática
Álgebra
Teaching of Mathematics
Mathematics Education
Algebra
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Do ensino-aprendizagem da Álgebra ao ensino de equações polinomiais do 1º grau: representações múltiplas
title_full Do ensino-aprendizagem da Álgebra ao ensino de equações polinomiais do 1º grau: representações múltiplas
title_fullStr Do ensino-aprendizagem da Álgebra ao ensino de equações polinomiais do 1º grau: representações múltiplas
title_full_unstemmed Do ensino-aprendizagem da Álgebra ao ensino de equações polinomiais do 1º grau: representações múltiplas
title_sort Do ensino-aprendizagem da Álgebra ao ensino de equações polinomiais do 1º grau: representações múltiplas
author Araújo Segundo, Salvino Izidro de
author_facet Araújo Segundo, Salvino Izidro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Silvanio de
CPF:43807631534
http://lattes.cnpq.br/8695612846450802
Silva, Ana Paula Bispo da
CPF:09566731809
SILVA, Ana Paula Bispo da
Albuquerque, Izabel Maria Barbosa de
CPF:17613205487
http://lattes.cnpq.br/3327139629959668
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo Segundo, Salvino Izidro de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Educação Matemática
Álgebra
Teaching of Mathematics
Mathematics Education
Algebra
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Ensino de Matemática
Educação Matemática
Álgebra
Teaching of Mathematics
Mathematics Education
Algebra
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description O presente trabalho trata das dificuldades, compreensão e apropriação de conceitos algébricos, por parte dos alunos do Ensino Fundamental II, no ensino-aprendizagem de equações polinomiais do 1º grau, na perspectiva das reapresentações múltiplas. Será apresentada uma discussão inicial sobre a história do ensino-aprendizagem da Álgebra, evidenciado a necessidade de uma metodologia de sala de aula que priorize a compreensão do conteúdo; também se fará uma síntese do estado da arte das pesquisas sobre o ensino-aprendizagem da Álgebra, abordando-se portanto as ideias de representações múltiplas como uma ferramenta que medeia a compreensão, construção e aquisição de conceitos algébricos, especificamente as equações polinomiais do 1º grau. O caminho investigativo usado foi o da pesquisa pedagógica (LANKSHEAR, KNOBEL, 2008), no qual atuou-se na qualidade de professor pesquisador. O trabalho de sala de aula foi desenvolvido em uma turma do 7º ano do ensino fundamental, de uma escola pública do Estado da Paraíba. Construiu-se uma proposta pedagógica, cujo ensino-aprendizagem das equações polinomiais do 1º grau que ocorre em Blocos; cada Bloco, com seu próprio objetivo e conteúdo a ser trabalho, nível de problemas e tipo de representação a ser priorizada, até se chegar à união de todos os objetivos, conteúdos e representações. Evidenciou-se que a utilização da proposta pedagógica pode minimizar, ou até mesmo superar, as dificuldades apresentadas pelos alunos com esse conteúdo de Álgebra.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-16
2012-06-18
2015-09-25T12:19:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO SEGUNDO, Salvino Izidro de. Of Teaching-Learning of the Algebra to Teaching of Polynomial Equations of the 1st Degree: Multiple Representations. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1797
identifier_str_mv ARAÚJO SEGUNDO, Salvino Izidro de. Of Teaching-Learning of the Algebra to Teaching of Polynomial Equations of the 1st Degree: Multiple Representations. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813172067172352