Mulheres inventadas: uma leitura do machismo estrutural no romance de Charles Bukowski
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4619 |
Resumo: | O objetivo desta dissertação foi analisar a relação homem e mulher, sujeitos de desejo, no romance Mulheres (2019), do norte-americano Charles Bukowski. Partiu-se da ideia de que o enredo estrutura uma discussão de gênero, a partir de práticas sexuais e de afeto, que falaciosamente tornam homens e mulheres equânimes na relação, apesar de na leitura profunda da narrativa ter-se percebido o contrário. Este contrário foi onde exatamente recaiu o problema da pesquisa: a linguagem chula e a performance sexual do protagonista masculino, Henry Chinaski, endereçadas às diversas mulheres com quem se relaciona na narrativa, exibe um rebaixamento feminino, quando ambas as partes entram num jogo em que a palavra que funda o desejo no momento aparentemente satisfaz o casal, mas o verbo é de domínio apenas do homem. A questão de gênero é desarticulada do desejo do protagonista e analisada à luz da performance machista dele, distribuídas em capítulos distintos. No primeiro capítulo analítico, apresenta-se uma análise em que há uma predominância de práticas machistas, todavia sob a anuência das mulheres que são “inventadas” por ele. Então, a primeira tese é a de que o machismo estrutural aparentemente parece beneficiar as mulheres na questão do corpo e do desejo, mas o resultado é um rebaixamento delas. No segundo capítulo, analisamos como a linguagem usada pelo protagonista é focada em um neo-naturalismo que torna a narrativa mais próxima dos leitores por acender, nestes, fagulhas de verossimilhança, desejos. Toda a linguagem usada desfavorece as mulheres e enaltece uma visão extremista do machismo pesado, agressivo. O capítulo teórico é construído a partir de discussões em torno das masculinidades (NOLASCO, 1995; CONNEL, 2015; COURTINE, 2013), da construção de si pelas mulheres e do gozo sexual (TOURAINE, 2010; MUCHEMBLED, 2007), e da linguagem pornográfica ou obscena (MAINGUENEAU, 2010; ORSI & ZAVAGLIA, 2010; 2012; PRECIADO, 2017). |
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Este contrário foi onde exatamente recaiu o problema da pesquisa: a linguagem chula e a performance sexual do protagonista masculino, Henry Chinaski, endereçadas às diversas mulheres com quem se relaciona na narrativa, exibe um rebaixamento feminino, quando ambas as partes entram num jogo em que a palavra que funda o desejo no momento aparentemente satisfaz o casal, mas o verbo é de domínio apenas do homem. A questão de gênero é desarticulada do desejo do protagonista e analisada à luz da performance machista dele, distribuídas em capítulos distintos. No primeiro capítulo analítico, apresenta-se uma análise em que há uma predominância de práticas machistas, todavia sob a anuência das mulheres que são “inventadas” por ele. Então, a primeira tese é a de que o machismo estrutural aparentemente parece beneficiar as mulheres na questão do corpo e do desejo, mas o resultado é um rebaixamento delas. No segundo capítulo, analisamos como a linguagem usada pelo protagonista é focada em um neo-naturalismo que torna a narrativa mais próxima dos leitores por acender, nestes, fagulhas de verossimilhança, desejos. Toda a linguagem usada desfavorece as mulheres e enaltece uma visão extremista do machismo pesado, agressivo. O capítulo teórico é construído a partir de discussões em torno das masculinidades (NOLASCO, 1995; CONNEL, 2015; COURTINE, 2013), da construção de si pelas mulheres e do gozo sexual (TOURAINE, 2010; MUCHEMBLED, 2007), e da linguagem pornográfica ou obscena (MAINGUENEAU, 2010; ORSI & ZAVAGLIA, 2010; 2012; PRECIADO, 2017).The objective of this dissertation was to analyze the relationship between man and woman, as subjects of desire, in the novel Women (2019), by the American Charles Bukowski. We start from the idea that the plot structures a discussion about gender, based on sexual and affection practices, which fallaciously make men and women equal in the relationship, although in deeper readings of that narrative we perceive the opposite. Such an opposition is exactly where the focus of this research is placed: the foul language and the sexual performance of the male protagonist, Henry Chinaski, directed at the various women he interacts with in the narrative, diminishes the female characters, when both genders enter into a game in which the words that ignite the desire seem to satisfy the couple, at least temporarily, but the final word only belongs to the man. The gender issue is detached from the protagonist's desire and analyzed in light of his misogynistic performance, separated in different chapters. In the first analytical chapter, we developed an analysis predominantly focused on misogynistic practices, even those with the consent of women who are invented by him. In this way, the first thesis is that structural misogyny apparently seems to benefit women in regard to body and desire, but the result is the women’s degradation. In the second, we analyze how the language used by the protagonist is based on a neo-naturalism that moves the narrative closer to the readers by eliciting desires through sparks of verisimilitude. All the language used disfavors women and glorifies an extremist view of heavy, aggressive male chauvinism. The theoretical framework chapter is based on discussions around masculinities (NOLASCO, 1995; CONNEL, 2015; COURTINE, 2013), the construction of the self by women and their sexual enjoyment (TOURAINE, 2010; MUCHEMBLED, 2007), and the pornographic or obscene language (MAINGUENEAU, 2010; ORSI & ZAVAGLIA, 2010; 2012; PRECIADO, 2017).capesUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLISilva, Antônio de Pádua Dias dahttp://lattes.cnpq.br/0126320966063169Lima, Maria Hozanete Alves deSouza, Aldinida de MedeirosDias, Pablo Emmanuel Araújo2023-05-08T18:47:13Z2023-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDIAS, P. E. A. Mulheres inventadas: uma leitura do machismo estrutural no romance de Charles Bukowski. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4619porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-05-08T18:47:17Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4619Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-05-08T18:47:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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