Ação educativa à luz da supervisão escolar: desafios na execução do projeto político pedagógico nas escolas municipais de Lagoa de Dentro-PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Susana Gomes e Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3738
Resumo: As políticas públicas educacionais visam a oportunizar qualidade de educação para a vida e o bem-estar social. Para atuar nessa perspectiva, a esfera da Gestão Escolar exerce função promotora de formação continuada/permanente nas instituições, no intuito de contribuir para uma dimensão pedagógica eficaz e que viabilize o saber docente e a aprendizagem do aluno. Para a compreensão desse cenário, esta pesquisa busca colaborar com os processos de formação docente, problematizando as políticas de formação dos gestores educacionais, de modo a avaliar os impactos de sua intervenção educativa na escola, focalizando a formação continuada docente. O estudo partiu da seguinte questão norteadora: como a gestão do município paraibano de Lagoa de Dentro-PB tem promovido ações que favoreçam a prática docente? Considerando o papel do gestor, do ponto de vista democrático, para as vivências pedagógicas e a comunidade escolar, o objetivo geral foi analisar a influência da formação da Gestão Escolar e sua ação educativa na formação permanente dos professores. O lócus da pesquisa envolveu três escolas da cidade de Lagoa de Dentro, com a colaboração de três supervisores e três gestores escolares, cuja participação contribuiu para a construção de um produto educacional sob o formato de um guia de orientações para encontros pedagógicos na escola, intitulado de “Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo” (HTPC). Esse guia proporciona subsídios que favoreçam a continuidade dos saberes necessários à docência (TARDIF, 2016). A fundamentação teórica da pesquisa articulou as percepções e os escritos de Saviani (2009), Vasconcellos (2008), Tardif (2014), Rangel (2009), Imbernón (2016), entre outros. A metodologia apresenta uma abordagem qualitativa direcionada à pesquisa-ação com natureza bibliográfica e documental, agregando o caráter exploratório e descritivo. A geração de dados mobilizou as técnicas da observação e da entrevista. A análise e a interpretação dos dados foram materializadas pelos encontros pedagógicos das três escolas municipais da Paraíba, agregando os supervisores e gestores educacionais em suas ações pedagógicas, com o auxílio da literatura pesquisada. As discussões objetivaram o direcionamento da prática docente – práxis nos contextos estudados. Constatou-se que a pesquisa trouxe contribuições significativas para os gestores envolvidos, para a sua formação e consequente atuação nos encontros. O estudo revelou a importância da oferta de formação continuada em escolas, de maneira prática, dialética e significativa por utilizar-se do cotidiano escolar como princípio do fazer pedagógico. Ainda foi possível observar que é necessário consolidar políticas de formação para todos os envolvidos no processo educacional: docentes e executores de estratégias que proporcionam o aprendizado significativo dos alunos. Espera-se que este trabalho seja ponto de partida para transformar a prática educativa das escolas pesquisadas em dinâmicas de discussão e amadurecimento dialógico no sentido de promover decisões eficazes que possam fazer avançar os espaços-tempos escolares (ALVES, 2004) em suas demandas contextuais e, por conseguinte, o desempenho da comunidade educativa, mas sempre atentando para as subjetividades e expectativas de seus integrantes.
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O estudo partiu da seguinte questão norteadora: como a gestão do município paraibano de Lagoa de Dentro-PB tem promovido ações que favoreçam a prática docente? Considerando o papel do gestor, do ponto de vista democrático, para as vivências pedagógicas e a comunidade escolar, o objetivo geral foi analisar a influência da formação da Gestão Escolar e sua ação educativa na formação permanente dos professores. O lócus da pesquisa envolveu três escolas da cidade de Lagoa de Dentro, com a colaboração de três supervisores e três gestores escolares, cuja participação contribuiu para a construção de um produto educacional sob o formato de um guia de orientações para encontros pedagógicos na escola, intitulado de “Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo” (HTPC). Esse guia proporciona subsídios que favoreçam a continuidade dos saberes necessários à docência (TARDIF, 2016). A fundamentação teórica da pesquisa articulou as percepções e os escritos de Saviani (2009), Vasconcellos (2008), Tardif (2014), Rangel (2009), Imbernón (2016), entre outros. A metodologia apresenta uma abordagem qualitativa direcionada à pesquisa-ação com natureza bibliográfica e documental, agregando o caráter exploratório e descritivo. A geração de dados mobilizou as técnicas da observação e da entrevista. A análise e a interpretação dos dados foram materializadas pelos encontros pedagógicos das três escolas municipais da Paraíba, agregando os supervisores e gestores educacionais em suas ações pedagógicas, com o auxílio da literatura pesquisada. As discussões objetivaram o direcionamento da prática docente – práxis nos contextos estudados. Constatou-se que a pesquisa trouxe contribuições significativas para os gestores envolvidos, para a sua formação e consequente atuação nos encontros. O estudo revelou a importância da oferta de formação continuada em escolas, de maneira prática, dialética e significativa por utilizar-se do cotidiano escolar como princípio do fazer pedagógico. Ainda foi possível observar que é necessário consolidar políticas de formação para todos os envolvidos no processo educacional: docentes e executores de estratégias que proporcionam o aprendizado significativo dos alunos. Espera-se que este trabalho seja ponto de partida para transformar a prática educativa das escolas pesquisadas em dinâmicas de discussão e amadurecimento dialógico no sentido de promover decisões eficazes que possam fazer avançar os espaços-tempos escolares (ALVES, 2004) em suas demandas contextuais e, por conseguinte, o desempenho da comunidade educativa, mas sempre atentando para as subjetividades e expectativas de seus integrantes.Public educational policies aim to provide quality education for life and social well-being. In order to act in this perspective, the sphere of School Management plays a role in promoting continuing / permanent training in institutions, in order to contribute to an effective pedagogical dimension that enables teacher knowledge and student learning. To understand this scenario, this research aims to collaborate with teacher education processes, problematizing the training policies of educational managers, in order to assess the impacts of their educational intervention at school, focusing on continuing teacher education. The study started from the following guiding question: how has the management of the Paraíba municipality of Lagoa de Dentro-PB promoted actions that favor teaching practice? Considering the role of the manager, from the democratic point of view, for the pedagogical experiences and the school community, the general objective was to analyze the influence of the formation of School Management and its educational action in the permanent formation of teachers. The locus of the research involved three schools in the city of Lagoa de Dentro, contemplating the collaboration of three supervisors and three school managers, whose participation contributed to the construction of an educational product, in the format of a guide for educational meetings in the city. school, called Collective Pedagogical Work Schedule - HTPC. This guide seeks to provide subsidies that favor the continuity of the knowledge necessary for teaching (Tardif, 2016). The theoretical foundation of the research articulated the perceptions and writings of Saviani (2009), Vasconcellos (2008), Tardif (2014), Rangel (2009), Imbernón (2016), among others. The methodology presents a qualitative approach directed to action research, of bibliographic and documentary nature, adding an exploratory and descriptive character. Data collection mobilized observation and interview techniques. The analysis and interpretation of the data were materialized by the pedagogical meetings of the three municipal schools in Paraíba, bringing together supervisors and educational managers in their pedagogical actions, with the help of the researched literature. The discussions aimed at directing the teaching practice - praxis in the studied contexts. It was found that the research brought significant contributions to the managers involved, to their training and consequent performance in the meetings. The study revealed the importance of offering continuing education in schools, in a practical, dialectical and significant way, as it uses the school routine as a principle of pedagogical practice. It was also possible to observe that it is necessary to consolidate training policies for all those involved in the educational process, teachers and executors of strategies that provide the students with meaningful learning. It is hoped that the work carried out will be the starting point for transforming the educational practice of the researched schools into dynamics of discussion and dialogical maturation in the direction of effective decisions that can advance school time-spaces (ALVES, 2004) in their contextual demands and, consequently, the performance of the educational community, paying attention to the subjectivities and expectations of its members.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPNascimento, Robéria Nádia AraújoCosta, Susana Gomes e Silva2021-05-24T23:31:44Z2021-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, S. G. e S. Ação educativa à luz da supervisão escolar: desafios na execução do projeto político pedagógico nas escolas municipais de Lagoa de Dentro-PB. 2021. 240f. 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