Efeito do exercício físico com videogame ativo sobre os biomarcadores de estresse oxidativo em adolescentes com sobrepeso ou obesidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4119 |
Resumo: | Introdução: O sobrepeso e obesidade são definidos pelo acúmulo anormal de gordura corporal, podendo trazer prejuízos na saúde dos indivíduos, a prática regular de exercícios físicos torna se essencial para prevenir o ganho excessivo de peso e a obesidade. Dentre os mecanismos relacionados a patogênese das doenças crônicas não transmissíveis estão as alterações no metabolismo oxidativo, esta indica uma associação entre a quebra da homeostasia do metabolismo oxidativo. Estresse oxidativo é o desequilíbrio entre a produção de substâncias oxidantes e as defesas antioxidantes, como aumento na produção de Espécie Reativa de Oxigênio, podendo resultar em danos celulares e teciduais. Objetivo: investigar o impacto do exercício físico sobre biomarcadores do estresse oxidativo em adolescentes com sobrepeso ou obesidade. Métodos: estudo de intervenção quase-experimental, realizado com 46 adolescentes na faixa etária de 15 a 19 anos, através de atividade de intervenção com videogame ativo durante cinquenta minutos, três vezes na semana, por um período de oito semanas, entre junho e dezembro de 2016, em duas escolas públicas no município de Campina Grande-PB. Foram avaliadas as variáveis socioeconômicas, demográficas e os biomarcadores do estresse oxidativo (capacidade antioxidante total e malonaldeído). Foi realizada análise descritiva e utilizou-se o boxplot para avaliar a distribuição dos dados, testes de hipóteses Shapiro-Wilks (p=0,05) e comparadas através do teste t de Student (p<0,001, para análise do malonaldeído foi usado teste t (p=0,048). Resultados: houve diminuição da capacidade antioxidante total e aumento no malonaldeído nas amostras pós intervenção. Os adolescentes apresentaram capacidade antioxidante insuficiente para proteger o organismo da produção de espécies reativas de oxigênio, causados pelo exercício físico com videogame ativo, que podem estar atrelados a outras causas externas como sedentarismo, alimentação, aumento do cortisol, que ao realizar atividade física devido ao aumento do consumo de oxigênio houve a falha nos mecanismos antioxidantes. Conclusão: é necessário que os adolescentes continuem a realizando atividade física regularmente para que seja elevado os mecanismos antioxidantes, reduzindo os efeitos do estresse oxidativo. |
id |
UEPB_637c2b4c7f6a5534cf500a57a3a1979c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4119 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeito do exercício físico com videogame ativo sobre os biomarcadores de estresse oxidativo em adolescentes com sobrepeso ou obesidadeObesidadeJogos de vídeoAtividade físicaAdolescentesVideo gamesPhysical activityTeensObesitySAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICAIntrodução: O sobrepeso e obesidade são definidos pelo acúmulo anormal de gordura corporal, podendo trazer prejuízos na saúde dos indivíduos, a prática regular de exercícios físicos torna se essencial para prevenir o ganho excessivo de peso e a obesidade. Dentre os mecanismos relacionados a patogênese das doenças crônicas não transmissíveis estão as alterações no metabolismo oxidativo, esta indica uma associação entre a quebra da homeostasia do metabolismo oxidativo. Estresse oxidativo é o desequilíbrio entre a produção de substâncias oxidantes e as defesas antioxidantes, como aumento na produção de Espécie Reativa de Oxigênio, podendo resultar em danos celulares e teciduais. Objetivo: investigar o impacto do exercício físico sobre biomarcadores do estresse oxidativo em adolescentes com sobrepeso ou obesidade. Métodos: estudo de intervenção quase-experimental, realizado com 46 adolescentes na faixa etária de 15 a 19 anos, através de atividade de intervenção com videogame ativo durante cinquenta minutos, três vezes na semana, por um período de oito semanas, entre junho e dezembro de 2016, em duas escolas públicas no município de Campina Grande-PB. Foram avaliadas as variáveis socioeconômicas, demográficas e os biomarcadores do estresse oxidativo (capacidade antioxidante total e malonaldeído). Foi realizada análise descritiva e utilizou-se o boxplot para avaliar a distribuição dos dados, testes de hipóteses Shapiro-Wilks (p=0,05) e comparadas através do teste t de Student (p<0,001, para análise do malonaldeído foi usado teste t (p=0,048). Resultados: houve diminuição da capacidade antioxidante total e aumento no malonaldeído nas amostras pós intervenção. Os adolescentes apresentaram capacidade antioxidante insuficiente para proteger o organismo da produção de espécies reativas de oxigênio, causados pelo exercício físico com videogame ativo, que podem estar atrelados a outras causas externas como sedentarismo, alimentação, aumento do cortisol, que ao realizar atividade física devido ao aumento do consumo de oxigênio houve a falha nos mecanismos antioxidantes. Conclusão: é necessário que os adolescentes continuem a realizando atividade física regularmente para que seja elevado os mecanismos antioxidantes, reduzindo os efeitos do estresse oxidativo.Introduction: Overweight and obesity are defined by the abnormal accumulation of body fat, which can cause damage to the health of individuals, the regular practice of physical exercises becomes essential to prevent excessive weight gain and obesity. Among the mechanisms related to the pathogenesis of chronic non-communicable diseases are changes in oxidative metabolism, which indicates an association between the breakdown of oxidative metabolism homeostasis. Oxidative stress is the imbalance between the production of oxidizing substances and antioxidant defenses, such as increased production of Reactive Oxygen Species, which can result in cellular and tissue damage. Objective: to investigate the impact of physical exercise on oxidative stress biomarkers in overweight or obese adolescents. Methods: quasi experimental intervention study, carried out with 46 adolescents aged 15 to 19 years, through intervention activity with active video game for fifty minutes, three times a week, for a period of eight weeks, between June and December 2016, in two public schools in the municipality of Campina Grande-PB. Socioeconomic and demographic variables and biomarkers of oxidative stress (total antioxidant capacity and malonaldehyde) were evaluated. Descriptive analysis was performed and the boxplot was used to assess the distribution of data, Shapiro-Wilks hypothesis tests (p = 0.05) and compared using the Student t test (p <0.00) 1, to analyze the malonaldehyde was used t test (p = 0.048). Results: there was a decrease in the total antioxidant capacity and an increase in malonaldehyde in the post-intervention samples. The adolescents showed insufficient antioxidant capacity to protect the body from the production of reactive oxygen species, caused by physical exercise with an active video game, which may be linked to other external causes such as physical inactivity, food, increased cortisol, which when performing physical activity due to increased oxygen consumption there was a failure in antioxidant mechanisms. Conclusion: it is necessary that adolescents continue to perform physical activity regularly so that the antioxidant mechanisms are increased, reducing the effects of oxidative stress.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSPSimões, Mônica Oliveira da Silva36667714400Carvalho, Danielle Franklin de02698813440Portela, Alyne da Silva04518638441Silva, Rayli Maria Pereira da2022-02-14T14:15:01Z2020-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Rayli Maria Pereira da. Efeito do exercício físico com videogame ativo sobre os biomarcadores de estresse oxidativo em adolescentes com sobrepeso ou obesidade. 2020. 66f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4119porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-02-14T14:15:01Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4119Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-02-14T14:15:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito do exercício físico com videogame ativo sobre os biomarcadores de estresse oxidativo em adolescentes com sobrepeso ou obesidade |
title |
Efeito do exercício físico com videogame ativo sobre os biomarcadores de estresse oxidativo em adolescentes com sobrepeso ou obesidade |
spellingShingle |
Efeito do exercício físico com videogame ativo sobre os biomarcadores de estresse oxidativo em adolescentes com sobrepeso ou obesidade Silva, Rayli Maria Pereira da Obesidade Jogos de vídeo Atividade física Adolescentes Video games Physical activity Teens Obesity SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA |
title_short |
Efeito do exercício físico com videogame ativo sobre os biomarcadores de estresse oxidativo em adolescentes com sobrepeso ou obesidade |
title_full |
Efeito do exercício físico com videogame ativo sobre os biomarcadores de estresse oxidativo em adolescentes com sobrepeso ou obesidade |
title_fullStr |
Efeito do exercício físico com videogame ativo sobre os biomarcadores de estresse oxidativo em adolescentes com sobrepeso ou obesidade |
title_full_unstemmed |
Efeito do exercício físico com videogame ativo sobre os biomarcadores de estresse oxidativo em adolescentes com sobrepeso ou obesidade |
title_sort |
Efeito do exercício físico com videogame ativo sobre os biomarcadores de estresse oxidativo em adolescentes com sobrepeso ou obesidade |
author |
Silva, Rayli Maria Pereira da |
author_facet |
Silva, Rayli Maria Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simões, Mônica Oliveira da Silva 36667714400 Carvalho, Danielle Franklin de 02698813440 Portela, Alyne da Silva 04518638441 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rayli Maria Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Obesidade Jogos de vídeo Atividade física Adolescentes Video games Physical activity Teens Obesity SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA |
topic |
Obesidade Jogos de vídeo Atividade física Adolescentes Video games Physical activity Teens Obesity SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA |
description |
Introdução: O sobrepeso e obesidade são definidos pelo acúmulo anormal de gordura corporal, podendo trazer prejuízos na saúde dos indivíduos, a prática regular de exercícios físicos torna se essencial para prevenir o ganho excessivo de peso e a obesidade. Dentre os mecanismos relacionados a patogênese das doenças crônicas não transmissíveis estão as alterações no metabolismo oxidativo, esta indica uma associação entre a quebra da homeostasia do metabolismo oxidativo. Estresse oxidativo é o desequilíbrio entre a produção de substâncias oxidantes e as defesas antioxidantes, como aumento na produção de Espécie Reativa de Oxigênio, podendo resultar em danos celulares e teciduais. Objetivo: investigar o impacto do exercício físico sobre biomarcadores do estresse oxidativo em adolescentes com sobrepeso ou obesidade. Métodos: estudo de intervenção quase-experimental, realizado com 46 adolescentes na faixa etária de 15 a 19 anos, através de atividade de intervenção com videogame ativo durante cinquenta minutos, três vezes na semana, por um período de oito semanas, entre junho e dezembro de 2016, em duas escolas públicas no município de Campina Grande-PB. Foram avaliadas as variáveis socioeconômicas, demográficas e os biomarcadores do estresse oxidativo (capacidade antioxidante total e malonaldeído). Foi realizada análise descritiva e utilizou-se o boxplot para avaliar a distribuição dos dados, testes de hipóteses Shapiro-Wilks (p=0,05) e comparadas através do teste t de Student (p<0,001, para análise do malonaldeído foi usado teste t (p=0,048). Resultados: houve diminuição da capacidade antioxidante total e aumento no malonaldeído nas amostras pós intervenção. Os adolescentes apresentaram capacidade antioxidante insuficiente para proteger o organismo da produção de espécies reativas de oxigênio, causados pelo exercício físico com videogame ativo, que podem estar atrelados a outras causas externas como sedentarismo, alimentação, aumento do cortisol, que ao realizar atividade física devido ao aumento do consumo de oxigênio houve a falha nos mecanismos antioxidantes. Conclusão: é necessário que os adolescentes continuem a realizando atividade física regularmente para que seja elevado os mecanismos antioxidantes, reduzindo os efeitos do estresse oxidativo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-18 2022-02-14T14:15:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Rayli Maria Pereira da. Efeito do exercício físico com videogame ativo sobre os biomarcadores de estresse oxidativo em adolescentes com sobrepeso ou obesidade. 2020. 66f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4119 |
identifier_str_mv |
SILVA, Rayli Maria Pereira da. Efeito do exercício físico com videogame ativo sobre os biomarcadores de estresse oxidativo em adolescentes com sobrepeso ou obesidade. 2020. 66f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSP |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709226651942912 |