O uso das estratégias de leitura na prática docente: uma aliada a formação de leitores proficiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roberto, Maricélia do Carmo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2639
Resumo: A problemática do ensino da leitura, evidenciando a não formação de leitores competentes nos anos iniciais do ensino fundamental é uma realidade que atinge a maioria das escolas públicas brasileiras. Nesse contexto está um significativo número de sujeitos que saem da escola sem o domínio básico de leitura, restringindo este ato apenas ao mecanismo da decodificação. Tal realidade tem como protagonista principal o professor, que possui em sua formação inicial lacunas, que o impossibilita de desenvolver uma prática de ensino da leitura adequada e eficaz. Para fundamentar nossa discussão buscamos respaldo teórico em autores como Solé (1998), Kleiman (2000); Kato (1999); Leffa (1999); Pietri (2007); Gaté (2001), Gagliari (2002), Lerner (2002), Martins (2003), Marcuschi (2010), entre outros. Nesse sentido o presente trabalho aborda o estudo sistemático acerca das estratégias de leitura por um grupo de professoras de 3º, 4º e 5º de uma escola pública do município de Caturité-PB e sua repercussão sobre o modo como elas orientam a leitura de textos escritos por seus alunos em sala de aula. Para a obtenção dos dados, realizamos entrevistas (uma no início e outra no final da pesquisa) com as docentes; observações diretas de aulas de leitura (antes e depois do estudo sobre estratégias) para verificar como desenvolvem o trabalho com a leitura; e sessões de estudo com as mesmas, nas quais abordamos assuntos como: o que são as estratégias, por que elas devem ser ensinadas e quais são as que usamos antes, durante e após a leitura. Os dados obtidos foram tratados qualitativamente, a partir da concepção de leitura como construção de sentidos e da importância que Solé (1998) e outros autores atribuem às estratégias de leitura na formação do leitor. Como resultado, esperamos com as sessões de estudos, ter contribuído para a formação das docentes, possibilitando uma reflexão sobre sua prática bem como a aquisição de novos conhecimentos acerca do ensino da leitura e, assim provocar possíveis mudanças no modo como elas ensinam seus alunos a ler.
id UEPB_6cfec1ddc59d18c68a1c1f6f0c428969
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2639
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling O uso das estratégias de leitura na prática docente: uma aliada a formação de leitores proficienteLeitura. Estratégias de leitura. Formação docente.CIENCIAS SOCIAIS APLICADASA problemática do ensino da leitura, evidenciando a não formação de leitores competentes nos anos iniciais do ensino fundamental é uma realidade que atinge a maioria das escolas públicas brasileiras. Nesse contexto está um significativo número de sujeitos que saem da escola sem o domínio básico de leitura, restringindo este ato apenas ao mecanismo da decodificação. Tal realidade tem como protagonista principal o professor, que possui em sua formação inicial lacunas, que o impossibilita de desenvolver uma prática de ensino da leitura adequada e eficaz. Para fundamentar nossa discussão buscamos respaldo teórico em autores como Solé (1998), Kleiman (2000); Kato (1999); Leffa (1999); Pietri (2007); Gaté (2001), Gagliari (2002), Lerner (2002), Martins (2003), Marcuschi (2010), entre outros. Nesse sentido o presente trabalho aborda o estudo sistemático acerca das estratégias de leitura por um grupo de professoras de 3º, 4º e 5º de uma escola pública do município de Caturité-PB e sua repercussão sobre o modo como elas orientam a leitura de textos escritos por seus alunos em sala de aula. Para a obtenção dos dados, realizamos entrevistas (uma no início e outra no final da pesquisa) com as docentes; observações diretas de aulas de leitura (antes e depois do estudo sobre estratégias) para verificar como desenvolvem o trabalho com a leitura; e sessões de estudo com as mesmas, nas quais abordamos assuntos como: o que são as estratégias, por que elas devem ser ensinadas e quais são as que usamos antes, durante e após a leitura. Os dados obtidos foram tratados qualitativamente, a partir da concepção de leitura como construção de sentidos e da importância que Solé (1998) e outros autores atribuem às estratégias de leitura na formação do leitor. Como resultado, esperamos com as sessões de estudos, ter contribuído para a formação das docentes, possibilitando uma reflexão sobre sua prática bem como a aquisição de novos conhecimentos acerca do ensino da leitura e, assim provocar possíveis mudanças no modo como elas ensinam seus alunos a ler.The problem of teaching reading, indicating no formation of competent readers in the early elementary school years is a reality that affects most of the Brazilian public schools. This context is a significant number of individuals who leave school without basic mastery of reading, this act restricted only to the decoding mechanism. Such reality has the teacher as the main protagonist who has some gaps in his initial training, making it impossible to develop a practice of appropriate and effective teaching reading. To substantiate our discussion we seek theoretical support on authors like Solé (1998), Kleiman (2000), Kato (1999) ; Leffa (1999); Pietri (2007); Gaté (2001), Gagliari (2002), Lerner (2002), Martins (2003) Marcuschi (2010), among others. In this sense the present work deals with the systematic study on the strategies of reading by a group of teachers of 3rd , 4th and 5th grade at a public school in the city of Caturité - PB and its impact on how they guide the reading of texts written by their students in the classroom . To obtain the data, we conducted interviews (one at the beginning and another at the end of the research) with the teachers; direct observations of reading classes (before and after the study on strategies) to see how they develop the work with reading, and sessions study with them, in which we discuss issues such as: what are the strategies, why they should be taught and what are the strategies we use before, during and after reading. The data were treated qualitatively, from the conception of reading as the construction of meaning and importance Solé (1998) and other authors attribute to reading strategies in the formation of the reader. As a result, we expect with the study sessions, having contributed to the training of teachers, allowing a reflection on their practice and the acquisition of new knowledge about the teaching of reading and thus cause possible changes in the way they teach their students to read.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPBezerra, Rosilda AlvesRoberto, Maricélia do Carmo2016-11-07T19:01:19Z2014-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRoberto, Maricélia do Carmo. O uso das estratégias de leitura na prática docente: uma aliada a formação de leitores proficiente. 2014. 109f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2639porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-11-08T04:06:59Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2639Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-11-08T04:06:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das estratégias de leitura na prática docente: uma aliada a formação de leitores proficiente
title O uso das estratégias de leitura na prática docente: uma aliada a formação de leitores proficiente
spellingShingle O uso das estratégias de leitura na prática docente: uma aliada a formação de leitores proficiente
Roberto, Maricélia do Carmo
Leitura. Estratégias de leitura. Formação docente.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short O uso das estratégias de leitura na prática docente: uma aliada a formação de leitores proficiente
title_full O uso das estratégias de leitura na prática docente: uma aliada a formação de leitores proficiente
title_fullStr O uso das estratégias de leitura na prática docente: uma aliada a formação de leitores proficiente
title_full_unstemmed O uso das estratégias de leitura na prática docente: uma aliada a formação de leitores proficiente
title_sort O uso das estratégias de leitura na prática docente: uma aliada a formação de leitores proficiente
author Roberto, Maricélia do Carmo
author_facet Roberto, Maricélia do Carmo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bezerra, Rosilda Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Roberto, Maricélia do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura. Estratégias de leitura. Formação docente.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic Leitura. Estratégias de leitura. Formação docente.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description A problemática do ensino da leitura, evidenciando a não formação de leitores competentes nos anos iniciais do ensino fundamental é uma realidade que atinge a maioria das escolas públicas brasileiras. Nesse contexto está um significativo número de sujeitos que saem da escola sem o domínio básico de leitura, restringindo este ato apenas ao mecanismo da decodificação. Tal realidade tem como protagonista principal o professor, que possui em sua formação inicial lacunas, que o impossibilita de desenvolver uma prática de ensino da leitura adequada e eficaz. Para fundamentar nossa discussão buscamos respaldo teórico em autores como Solé (1998), Kleiman (2000); Kato (1999); Leffa (1999); Pietri (2007); Gaté (2001), Gagliari (2002), Lerner (2002), Martins (2003), Marcuschi (2010), entre outros. Nesse sentido o presente trabalho aborda o estudo sistemático acerca das estratégias de leitura por um grupo de professoras de 3º, 4º e 5º de uma escola pública do município de Caturité-PB e sua repercussão sobre o modo como elas orientam a leitura de textos escritos por seus alunos em sala de aula. Para a obtenção dos dados, realizamos entrevistas (uma no início e outra no final da pesquisa) com as docentes; observações diretas de aulas de leitura (antes e depois do estudo sobre estratégias) para verificar como desenvolvem o trabalho com a leitura; e sessões de estudo com as mesmas, nas quais abordamos assuntos como: o que são as estratégias, por que elas devem ser ensinadas e quais são as que usamos antes, durante e após a leitura. Os dados obtidos foram tratados qualitativamente, a partir da concepção de leitura como construção de sentidos e da importância que Solé (1998) e outros autores atribuem às estratégias de leitura na formação do leitor. Como resultado, esperamos com as sessões de estudos, ter contribuído para a formação das docentes, possibilitando uma reflexão sobre sua prática bem como a aquisição de novos conhecimentos acerca do ensino da leitura e, assim provocar possíveis mudanças no modo como elas ensinam seus alunos a ler.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-01
2016-11-07T19:01:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Roberto, Maricélia do Carmo. O uso das estratégias de leitura na prática docente: uma aliada a formação de leitores proficiente. 2014. 109f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2639
identifier_str_mv Roberto, Maricélia do Carmo. O uso das estratégias de leitura na prática docente: uma aliada a formação de leitores proficiente. 2014. 109f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Educação - CEDUC
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Educação - CEDUC
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709215373459456