Espirais de desejos: as relações de afeto na literatura brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira , Micaela Sá da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3637
Resumo: A história da literatura é marcada por abalizar temas que estão relacionados às vivências humanas, podendo ser lida como uma versão escrita da sociedade em que os autores estão inseridos. Dessas vivências, chama-nos atenção as relações interpessoais e os modos pelos quais foram plasmadas na literatura de ficção, sobretudo aquelas que fogem ao padrão monogâmico, constituindo os chamados triângulos amorosos. Nesse sentido, notamos que as relações triangulares são um dominante na historiografia literária, assim como percebemos que outras figuras geométricas eram possíveis, chegando à espiral como modelo de figuração de relacionamentos e afetos entre personagens. Assim, esta tese teve como objetivo apresentar a figura geométrica da espiral como metáfora para expor as relações de desejo e a construção da subjetividade dos sujeitos ficcionais em obras da literatura brasileira, a partir das relações que, ao serem estabelecidas na ficção, não se adequam à monogamia, possibilitando a visualização de relacionamentos espiralados. Os textos analisados estão inseridos tanto em obras que tradicionalmente sustentam a base canônica dessa literatura, assim como em obras que foram silenciadas, por questões de várias ordens, ao longo do percurso que a escrita criativa nacional tem percorrido. Nesse sentido, observamos as relações de afetos nas obras literárias desde as produções dos cronistas do descobrimento, a exemplo de Jean de Léry, com a obra Viagem à terra do Brasil (1961), inserida no Quinhentismo, até a obra Amora (2015), de Natália Borges Polesso, inserida na produção contemporânea. Buscamos, ao longo da pesquisa, traçar um panorama histórico-literário, por meio das relações entre as personagens de ficção, considerando as subjetividades das mesmas para a construção dos relacionamentos que se esgueiram ao padrão monogâmico. O aporte teórico foi sustentado, principalmente, nas seguintes perspectivas: a) discussão acerca da crítica literária, no que se refere à constituição do cânone, da mesma maneira que à fortuna crítica de algumas obras que já foram amplamente debatidas, pelo status que tem ocupado com Abreu (2006), Candido (2000), Compagnon (2003), Jakobson (2002); bem como as discussões teóricas que subsidiam a leitura da produção literária que tematiza relações entre iguais, a partir de Sedgwick (1998/2007); Silva (2011); Swain (1999); Trevisan (2011), dentre outros autores; b) postulados das áreas de conhecimento que abordam o desejo para compreender as relações estabelecidas pelas personagens, através de Albuquerque Júnior (2014), Chauí (1990), Koury (2009), Spinoza (2009); c) estudos relacionados ao conceito de espiral, por meio da Geometria Euclidiana e Geometria Sagrada, a partir de teóricos como Boyer (1994), Chevalier e Gheerbrant (1986), Dolce e Pompeo (1993), Euclides (2009), Pennick (1980), dentre outros autores. Diante da análise empreendida, pudemos comprovar que visualmente as espirais são figuras geométricas que metaforizam as relações de desejo representadas na literatura de ficção.
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Assim, esta tese teve como objetivo apresentar a figura geométrica da espiral como metáfora para expor as relações de desejo e a construção da subjetividade dos sujeitos ficcionais em obras da literatura brasileira, a partir das relações que, ao serem estabelecidas na ficção, não se adequam à monogamia, possibilitando a visualização de relacionamentos espiralados. Os textos analisados estão inseridos tanto em obras que tradicionalmente sustentam a base canônica dessa literatura, assim como em obras que foram silenciadas, por questões de várias ordens, ao longo do percurso que a escrita criativa nacional tem percorrido. Nesse sentido, observamos as relações de afetos nas obras literárias desde as produções dos cronistas do descobrimento, a exemplo de Jean de Léry, com a obra Viagem à terra do Brasil (1961), inserida no Quinhentismo, até a obra Amora (2015), de Natália Borges Polesso, inserida na produção contemporânea. Buscamos, ao longo da pesquisa, traçar um panorama histórico-literário, por meio das relações entre as personagens de ficção, considerando as subjetividades das mesmas para a construção dos relacionamentos que se esgueiram ao padrão monogâmico. O aporte teórico foi sustentado, principalmente, nas seguintes perspectivas: a) discussão acerca da crítica literária, no que se refere à constituição do cânone, da mesma maneira que à fortuna crítica de algumas obras que já foram amplamente debatidas, pelo status que tem ocupado com Abreu (2006), Candido (2000), Compagnon (2003), Jakobson (2002); bem como as discussões teóricas que subsidiam a leitura da produção literária que tematiza relações entre iguais, a partir de Sedgwick (1998/2007); Silva (2011); Swain (1999); Trevisan (2011), dentre outros autores; b) postulados das áreas de conhecimento que abordam o desejo para compreender as relações estabelecidas pelas personagens, através de Albuquerque Júnior (2014), Chauí (1990), Koury (2009), Spinoza (2009); c) estudos relacionados ao conceito de espiral, por meio da Geometria Euclidiana e Geometria Sagrada, a partir de teóricos como Boyer (1994), Chevalier e Gheerbrant (1986), Dolce e Pompeo (1993), Euclides (2009), Pennick (1980), dentre outros autores. Diante da análise empreendida, pudemos comprovar que visualmente as espirais são figuras geométricas que metaforizam as relações de desejo representadas na literatura de ficção.The history of literature is marked by themes that are related to human experiences, providing a written version of the society in which the writers are inserted. From such experiences, interpersonal relationships and the ways they were shaped in fiction call our attention, particularly those that escape the monogamous pattern, constituting the so-called love triangles. Although triangular relations outstand in literary historiography, other geometric figures are possible, leading us to the spiral as a model for figuring relationships and affections between characters. This study aims at presenting the geometric figure of the spiral as a metaphor for representing relations of desire and of subjectivity construction of fictional subjects in Brazilian literature, from relationships that, when established in fiction, do not adjust to monogamy, allowing the visualization of spiraled relationships. The analyzed texts are inserted both in works that traditionally support the basis of this literature, as well as in works that, for various reasons, have been silenced, along the path that national creative writing has taken. Therefore, we observe literary affective relationships raging from productions of the chroniclers of the discovery, such as those by Jean de Léry, with his Viagem à terra do Brasil (1961), inserted in Quinhentismo, to the work Amora (2015), by Natália Borges Polesso, inserted in contemporary production. Throughout the research, we sought to trace a historical-literary panorama, from relations between fictional characters considering their subjectivities for the construction of relationships that scape the monogamous patterns. The theoretical background was based, mainly, on the following perspectives: a) discussion about literary criticism regarding the constitution of a canon, as well as the criticism of some works that have already been widely debated, due to the status that they have taken, such as Abreu (2006), Candido (2000), Compagnon (2003), Jakobson (2002), as with on theoretical discussions that support the readings of literary production that addresses same-sex relationships, such as Sedgwick (1998/2007); Silva (2011); Swain (1999); Trevisan (2011), among others; b) tenets of fields of study that address the desire to understand the relationships established by the characters, such as Albuquerque Júnior (2014), Chauí (1990), Koury (2009), Spinoza (2009); c) studies related to the concept of the spiral, through Euclidean Geometry and Sacred Geometry, such as theorists as Boyer (1994), Chevalier and Gheerbrant (1986), Dolce and Pompeo (1993), Euclides (2009), Pennick (1980), among other authors. In view of the research findings, we were able to prove that the spirals are geometric figures that visually metaphorize the relations of desire represented in literary fiction.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIAntonio de Pádua Dias da, SilvaSilveira , Micaela Sá da2020-10-20T20:21:55Z2020-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVEIRA, M. da. Espirais de desejos: as relações de afeto na literatura brasileira. 2020. 200f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3637porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2020-10-22T04:19:13Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3637Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2020-10-22T04:19:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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