Formação acadêmico-profissional em serviço social: uma análise da apreensão do significado social da profissão nos trabalhos de conclusão de curso de serviço social da Universidade Estadual da Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Kécia Vieira dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3810
Resumo: O trabalho em tela versa sobre a temática do significado social da profissão, em especial, a sua apreensão ao longo da formação acadêmico-profissional. Desse modo, nosso principal objetivo é analisar como os Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba expressam o processo de apreensão do significado social da profissão, se esta apreensão está em consonância ou não com as Diretrizes Curriculares de 1996. Por isso, ao longo dessa pesquisa buscamos identificar também como essa temática aparece no Projeto Pedagógico de Curso do Departamento de Serviço Social da UEPB publicado em 1999 e em vigência no período que corresponde a esse estudo. Nesta diretiva, analisamos 40 (quarenta) Trabalhos de Conclusão de Curso depositados entre os anos de 2012 a 2019 e que estão disponíveis eletronicamente no repositório institucional da biblioteca on-line da Central de Integração Acadêmica - CIAc1/UEPB. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico, documental, fundamentado teoricamente no método crítico-dialético que possibilitou um estudo alicerçado na dinâmica histórico-concreta da realidade social, isto é, a apreensão do significado social da profissão no processo formativo considerando as dimensões da totalidade, particularidade e singularidade, como também a inserção do Serviço Social na particularidade brasileira e suas transformações ao longo da história mediante as vicissitudes da lógica do capital na produção e reprodução das relações sociais. Dos principais “achados” identificados nas sistematizações analisadas, cabe destacar: os documentos apresentam uma apreensão crítica do significado social do Serviço Social, reconhecendo o assistente social enquanto trabalhador assalariado que ocupa espaço na divisão social e técnica do trabalho e que é impelido a exercer determinadas atividades oriundas das demandas sociais na ordem do capital. Algumas fragilidades também foram encontradas, como: a presença do ecletismo, concepção e abordagem histórica, por vezes, demasiadamente descritiva e sem as necessárias mediações e algumas limitações metodológicas. Essas fragilidades, porém, não retiram a importância de outro achado de nossa pesquisa que corresponde à adoção da direção formativo-crítica pelo Curso de Serviço Social da UEPB expresso no PPC/1999 e nos TCC’s analisados, o que a nosso ver, reverbera na compreensão crítica acerca do significado social da profissão presente nesses documentos.
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Por isso, ao longo dessa pesquisa buscamos identificar também como essa temática aparece no Projeto Pedagógico de Curso do Departamento de Serviço Social da UEPB publicado em 1999 e em vigência no período que corresponde a esse estudo. Nesta diretiva, analisamos 40 (quarenta) Trabalhos de Conclusão de Curso depositados entre os anos de 2012 a 2019 e que estão disponíveis eletronicamente no repositório institucional da biblioteca on-line da Central de Integração Acadêmica - CIAc1/UEPB. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico, documental, fundamentado teoricamente no método crítico-dialético que possibilitou um estudo alicerçado na dinâmica histórico-concreta da realidade social, isto é, a apreensão do significado social da profissão no processo formativo considerando as dimensões da totalidade, particularidade e singularidade, como também a inserção do Serviço Social na particularidade brasileira e suas transformações ao longo da história mediante as vicissitudes da lógica do capital na produção e reprodução das relações sociais. Dos principais “achados” identificados nas sistematizações analisadas, cabe destacar: os documentos apresentam uma apreensão crítica do significado social do Serviço Social, reconhecendo o assistente social enquanto trabalhador assalariado que ocupa espaço na divisão social e técnica do trabalho e que é impelido a exercer determinadas atividades oriundas das demandas sociais na ordem do capital. Algumas fragilidades também foram encontradas, como: a presença do ecletismo, concepção e abordagem histórica, por vezes, demasiadamente descritiva e sem as necessárias mediações e algumas limitações metodológicas. Essas fragilidades, porém, não retiram a importância de outro achado de nossa pesquisa que corresponde à adoção da direção formativo-crítica pelo Curso de Serviço Social da UEPB expresso no PPC/1999 e nos TCC’s analisados, o que a nosso ver, reverbera na compreensão crítica acerca do significado social da profissão presente nesses documentos.The work on screen deals with the theme of the social meaning of the profession, in particular, its apprehension throughout academic-professional training. Thus, our main objective is to analyze how the Final Papers of the Undergraduate Course in Social Work at the State University of Paraíba express the process of apprehending the social meaning of the profession, whether or not this apprehension is in line with the 1996 Curriculum Guidelines Therefore, throughout this research, we also sought to identify how this theme appears in the Pedagogical Course Project of the Department of Social Work at UEPB, published in 1999 and in effect during the period corresponding to this study. In this directive, we analyzed 35 (thirty-five) Course Completion Papers deposited between the years 2012 to 2019 and which are electronically available in the institutional repository of the online library of the Academic Integration Center - CIA1/UEPB. This is a bibliographic and documentary study, theoretically based on the critical-dialectical method that allowed a study based on the historical-concrete dynamics of social reality, that is, the apprehension of the social meaning of the profession in the training process considering the dimensions of totality, particularity and singularity. As well as the insertion of Social Work in the Brazilian particularity and its transformations throughout history through the vicissitudes of the logic of capital in the production and reproduction of social relations. Of the main "findings" identified in the analyzed systematizations, it is worth highlighting: the documents present a critical understanding of the social meaning of Social Work, recognizing the social worker as a salaried worker who occupies space in the social and technical division of work and who is impelled to exercise certain activities arising from social demands in the order of capital. Some weaknesses were also found, such as: the presence of eclecticism, conception and historical approach, sometimes too descriptive and without the necessary mediations and some methodological limitations. These weaknesses, however, do not detract from the importance of another finding of our research that corresponds to the adoption of the formative-critical direction by the UEPB Social Work Course expressed in the PPC/1999 and in the TCC's analyzed, which, in our view, reverberates in the understanding criticism about the social meaning of the profession present in these documents.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSABrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSSNóbrega, MônicaNóbrega, Mônica Barros daSouza, Moema Amélia S. Lopes dePereira, Danielle Viana L.Santos, Kécia Vieira dos2021-11-04T19:32:35Z2021-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Kécia Vieira dos. 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