Formas inacabadas: a questão da romancização em textos de Clarice Lispector e Tennessee Williams

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Newton de Castro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1767
Resumo: Este trabalho busca considerar a viabilidade da aplicação das noções de formas inacabadas e romancização (propostas por Mikhail Bakhtin) a duas formas literárias (o conto literário moderno e o drama [moderno] em um ato), assim como de verificar a utilidade do conceito à análise de obras de autores modernos que estejam enquadradas nestas formas no nosso caso, os contos Onde estivestes de noite e Seco estudo de cavalos , de Clarice Lispector, e as peças em um ato Fala comigo doce como a chuva [ Talk to me like the rain and let me listen ] e A dama de Bergamota [ The lady of larkspur lotion ], de Tennessee Williams. Tentamos, assim, problematizar as teorias do conto mais aceitas pela fortuna crítica (em especial as de Poe, Cortázar e Piglia), argüindo sua aplicabilidade na forma moderna do conto, ao mesmo tempo em que verificamos as particularidades estruturais do drama em um ato, considerando seu desenvolvimento no seio do gênero dramático e suas relações com a narrativa curta. Por fim, é nossa intenção estabelecer a contribuição de Clarice Lispector e de Tennessee Williams no questionamento das formas tradicionais do conto e do drama.
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