Ondas sonoras: uma experiência de ensino a partir de atividades experimentais investigativas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3821 |
Resumo: | O Ensino-aprendizagem é um processo que sempre esteve presente, seja de forma direta ou indireta nos relacionamentos entre os humanos. O bom desenvolvimento desta relação dependerá de um bom diálogo e do uso de recursos didáticos por parte do professor. As atividades inovadoras e o uso de experimentos enquanto estratégia de ensino tem sido defendida no ensino da Física há algumas décadas, sobretudo como possibilidade de despertar a curiosidade e o consequente interesse do estudante. Nesta pesquisa objetivou-se analisar as possibilidades e limitações das atividades experimentais investigativas na compreensão de fenômenos sonoros, ondas sonoras e propriedades físicas do som. As intervenções foram realizadas numa turma do Ensino Médio na rede pública do Estado da Pernambuco e organizadas de acordo com pressupostos de Vygotsky que toma como base, a ideia de que o ser humano constitui-se enquanto tal, quando se relaciona com os demais e que este desenvolvimento é produzido pelo processo de internalização da interação social. Esta foi uma pesquisa de natureza qualitativa queutilizou diferentes técnicas de coleta de informação e dados: observação participante, entrevista, e questionários. Como produto da referida experiência foi elaborada um material didático que poderá servir de parâmetro para professores e estudantes da educação básica em novas experiências de aprendizagem. |
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Ondas sonoras: uma experiência de ensino a partir de atividades experimentais investigativasEnsino de FísicaAtividades experimentaisRecursos didáticosOndas sonorasEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO Ensino-aprendizagem é um processo que sempre esteve presente, seja de forma direta ou indireta nos relacionamentos entre os humanos. O bom desenvolvimento desta relação dependerá de um bom diálogo e do uso de recursos didáticos por parte do professor. As atividades inovadoras e o uso de experimentos enquanto estratégia de ensino tem sido defendida no ensino da Física há algumas décadas, sobretudo como possibilidade de despertar a curiosidade e o consequente interesse do estudante. Nesta pesquisa objetivou-se analisar as possibilidades e limitações das atividades experimentais investigativas na compreensão de fenômenos sonoros, ondas sonoras e propriedades físicas do som. As intervenções foram realizadas numa turma do Ensino Médio na rede pública do Estado da Pernambuco e organizadas de acordo com pressupostos de Vygotsky que toma como base, a ideia de que o ser humano constitui-se enquanto tal, quando se relaciona com os demais e que este desenvolvimento é produzido pelo processo de internalização da interação social. Esta foi uma pesquisa de natureza qualitativa queutilizou diferentes técnicas de coleta de informação e dados: observação participante, entrevista, e questionários. Como produto da referida experiência foi elaborada um material didático que poderá servir de parâmetro para professores e estudantes da educação básica em novas experiências de aprendizagem.Teaching-learning is a process that has always been present, whether directly or indirectly in relationships between humans. The good development of this relationship will depend on a good dialogue and the use of didactic resources by the teacher. Innovative activities and the use of experiments as a teaching strategy have been defended in the teaching of Physics for some decades, mainly as a possibility to arouse the curiosity and the consequent interest of the student. This research aimed to analyze the possibilities and limitations of investigative experimental activities in the understanding of sound phenomena, sound waves and physical properties of sound. The interventions were carried out in a high school classroom in the public network of the State of Pernambuco and organized according to Vygotsky's assumptions based on the idea that the human being is constituted as such, when it relates to the others and that this development is produced by the process of internalization of social interaction. This was a qualitative research that used different techniques of information and data collection: participant observation, interview, and questionnaires. As a product of this experience, a didactic material was elaborated that could serve as a parameter for teachers and students of basic education in new learning experiences.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMGermano, Marcelo Gomes36967926487Freire, Morgana Ligia de Farias73835064487Dantas, Joseclécio Dutra03426152460Tavares, Carla Valéria Ferreira2021-11-18T11:23:46Z2019-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTAVARES, Carla Valéria Ferreira. Ondas sonoras: uma experiência de ensino a partir de atividades experimentais investigativas. 2019. 140f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3821porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-11-18T11:23:46Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3821Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-11-18T11:23:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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