Aprendizagem móvel: Explorando a Matemática por meio de aplicativos educacionais em smartphones
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3229 |
Resumo: | A presente pesquisa é fruto da necessidade do próprio aluno em fazer uso de aplicativos em smartphone na sala de aula, em favor da sua aprendizagem. Nesta perspectiva, apresentou-se um estudo que busca identificar os limites e as potencialidades dos aplicativos educacionais móveis ou de smartphones voltados ao ensino-aprendizagem da Matemática em sala de aula. Em toda a investigação, a ideia de aprendizagem móvel foi desenvolvida por meio de aplicativos em smartphones, refletindo-se sobre os limites e as novas possibilidades de ensinar e aprender matemática. Acreditando-se que as ações de pesquisa seriam melhor compreendidas ao serem observadas no seu ambiente natural então, a pesquisa foi realizada na própria sala de aula do pesquisador, no perfil denominado de pesquisa pedagógica. As ações da pesquisa foram organizadas em três etapas. Na Etapa I – Aproximação da pesquisa por meio do trabalho de campo, realizou-se um estudo piloto fora da sala de aula do pesquisador, a fim de aproximar o tema da pesquisa mediante o uso do aplicativo Geoplano Digital. Na Etapa II – Explorando aplicativos e desenvolvendo atividades, inicialmente foi feita uma visita as lojas online (play store) em busca de aplicativos que subsidiassem as atividades de pesquisa. Após a seleção dos mesmos, fez-se necessário categorizá-los com base em critérios de análise provenientes do professor pesquisador. Feito isso, a pesquisa começa a ocupar mais espaço da atuação de sala de aula do professor pesquisador, no qual foram desenvolvidas atividades no ensino fundamental e médio com o intuito de explorar os aplicativos: Math Flash Cards Free; Teorema de Tales; Protractor; Math Jump; Math Parking; Matemática Elementar Móvel; Desmos. Ao fim da Etapa II, houve grande inquietação, uma vez que percebeu-se no aplicativo Desmos maiores potencialidades em suas ferramentas, se destacando entre os demais aplicativos, dando origem a Etapa III (final) – O aplicativo Desmos e o ensino de Função Quadrática. As atividades desenvolvidas, na etapa final da pesquisa, proporcionaram aos alunos o estudo da Função Quadrática paralelamente a exploração das ferramentas do aplicativo Desmos, permitindo aos discentes desenvolver ideias e construir conceitos referentes ao conteúdo estudado. Os questionamentos abordados nas atividades exigiam dos alunos a capacidade de transitarem entre as representações múltiplas (numérica, algébrica, verbal e gráfica) no ensino de Álgebra. De forma geral, conclui-se que os aplicativos educacionais móveis merecem inserção e destaque no ambiente escolar, não apenas por motivarem os alunos, mas sim por auxiliar no processo de ensino e aprendizagem mediante planejamento pedagógico cuidadoso. Concernente ao aplicativo Desmos, a forma como o mesmo potencializou a condução das aulas, através da sua mobilidade, interatividade e pluralismo de ferramentas, promoveu-se então um espaço favorável a aquisição de conhecimentos, onde os alunos foram capazes de desenvolver ideias matemáticas, tornando-se ainda protagonistas de sua própria aprendizagem. |
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Aprendizagem móvel: Explorando a Matemática por meio de aplicativos educacionais em smartphonesMobile Learning: Exploring Mathematics through educational apps on smartphonesGeoplano DigitalRecursos didáticosAplicativos educacionaisEducação MatemáticaMathematics EducationEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA presente pesquisa é fruto da necessidade do próprio aluno em fazer uso de aplicativos em smartphone na sala de aula, em favor da sua aprendizagem. Nesta perspectiva, apresentou-se um estudo que busca identificar os limites e as potencialidades dos aplicativos educacionais móveis ou de smartphones voltados ao ensino-aprendizagem da Matemática em sala de aula. Em toda a investigação, a ideia de aprendizagem móvel foi desenvolvida por meio de aplicativos em smartphones, refletindo-se sobre os limites e as novas possibilidades de ensinar e aprender matemática. Acreditando-se que as ações de pesquisa seriam melhor compreendidas ao serem observadas no seu ambiente natural então, a pesquisa foi realizada na própria sala de aula do pesquisador, no perfil denominado de pesquisa pedagógica. As ações da pesquisa foram organizadas em três etapas. Na Etapa I – Aproximação da pesquisa por meio do trabalho de campo, realizou-se um estudo piloto fora da sala de aula do pesquisador, a fim de aproximar o tema da pesquisa mediante o uso do aplicativo Geoplano Digital. Na Etapa II – Explorando aplicativos e desenvolvendo atividades, inicialmente foi feita uma visita as lojas online (play store) em busca de aplicativos que subsidiassem as atividades de pesquisa. Após a seleção dos mesmos, fez-se necessário categorizá-los com base em critérios de análise provenientes do professor pesquisador. Feito isso, a pesquisa começa a ocupar mais espaço da atuação de sala de aula do professor pesquisador, no qual foram desenvolvidas atividades no ensino fundamental e médio com o intuito de explorar os aplicativos: Math Flash Cards Free; Teorema de Tales; Protractor; Math Jump; Math Parking; Matemática Elementar Móvel; Desmos. Ao fim da Etapa II, houve grande inquietação, uma vez que percebeu-se no aplicativo Desmos maiores potencialidades em suas ferramentas, se destacando entre os demais aplicativos, dando origem a Etapa III (final) – O aplicativo Desmos e o ensino de Função Quadrática. As atividades desenvolvidas, na etapa final da pesquisa, proporcionaram aos alunos o estudo da Função Quadrática paralelamente a exploração das ferramentas do aplicativo Desmos, permitindo aos discentes desenvolver ideias e construir conceitos referentes ao conteúdo estudado. Os questionamentos abordados nas atividades exigiam dos alunos a capacidade de transitarem entre as representações múltiplas (numérica, algébrica, verbal e gráfica) no ensino de Álgebra. De forma geral, conclui-se que os aplicativos educacionais móveis merecem inserção e destaque no ambiente escolar, não apenas por motivarem os alunos, mas sim por auxiliar no processo de ensino e aprendizagem mediante planejamento pedagógico cuidadoso. Concernente ao aplicativo Desmos, a forma como o mesmo potencializou a condução das aulas, através da sua mobilidade, interatividade e pluralismo de ferramentas, promoveu-se então um espaço favorável a aquisição de conhecimentos, onde os alunos foram capazes de desenvolver ideias matemáticas, tornando-se ainda protagonistas de sua própria aprendizagem.The present research results from the learner's own need to make use of smartphone apps in the classroom, in favor of learning. In this perspective, a study was presented that seeks to identify the limits and the potentialities of mobile educational apps or smartphones for mathematics teaching and learning in the classroom. In all this research, the idea of mobile learning was developed through apps on smartphones, reflecting both the limits and the new possibilities of teaching and learning Mathematics. Believing that research actions would be better understood when they were observed in their natural environment, the research was carried out in the classroom itself, in the teacher research profile approach. The research actions were organized into three stages. In Stage I - Approach of the research through the fieldwork, an exploratory study was conducted outside of the own researcher’s classroom, in order to approach the research theme through the use of the Digital Geoplane app. In Stage II - Exploring Apps and Developing Activities, the play stores were visited initially in search of apps that subsidized the research activities. After selecting them, it was necessary to categorize them based on analysis criteria established by the researcher. Afterwards, research begins to occupy more space in the classroom performance of the teacher researcher. Activities were developed both in middle and high schools in order to explore the apps: Math Flash Cards Free; Theorem of Tales; Protractor; Math Jump; Math Parking; Elementary Mathematics Mobile; Desmos. At the end of Stage II, there was great disquiet, once we realized greater potentialities in the Desmos app, which was highlighted among other apps, giving rise to Stage III - The Desmos app and the teaching of Quadratic Function. The activities developed in the final stage of the research provided the students with the study of the Quadratic Function, in parallel with the exploration of the Desmos app, allowing students to develop ideas related to the mathematics content studied. The questionings approached in the activities demanded of the students the ability to move between the multiple representations (numerical, algebraic, verbal and graphical) in the teaching of Algebra. In general, it concludes that the educational apps deserve insertion and highlight in the school environment, not only to motivate the students, but also to assist in the teaching and learning process through careful pedagogical planning. Concerning the Desmos app, the way in which it was conducted through its mobility, interactivity and pluralism of tools, promoted a favorable learning space for knowledge acquisition, where students were able to develop mathematical ideas, becoming protagonists of their own learning.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAndrade, Silvanio de43807631534http://lattes.cnpq.br/8695612846450802Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de02455240452http://lattes.cnpq.br/6267763090014832Silva, Veralúcia Severina da03306383430http://lattes.cnpq.br/2623368255640938Abreu, Jair Dias de2019-03-21T19:28:46Z2018-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfABREU, J. D. de. Aprendizagem móvel: Explorando a Matemática por meio de aplicativos educacionais em smartphones. 2018. 233f. 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