Práticas de Ensino de Matemática: Análise praxeológica de materiais de apoio para surdos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4635 |
Resumo: | O presente trabalho se propôs investigar as práticas de ensino para surdos, com o uso de materiais manipuláveis, e quais suas potencialidades para o cenário institucional escolar. Para isso, foi feita uma abordagem ao fenômeno da Transposição Didática, proposto por Yves Chevallard (1991), a qual descreve o caminho que um saber científico percorre até se transformar em objeto de ensino nas salas de aula. As discussões foram centralizadas na Transposição Didática Interna, que ocorre dentro da sala de aula e na Educação Matemática Inclusiva, que exprime os estudos do ensino de conceitos matemáticos de forma acessível para alunos expostos com equidade, para esses temas foram destacados os direcionamentos teóricos dos pesquisadores: Chevallard (1991, 1999 e 2006), Bessa de Menezes (2004, 2010), Brito Menezes (2006), Skovsmose (2019), Santos (2018) e Nogueira (2016). A pesquisa qualitativa recorreu a um estudo feito com os materiais manipuláveis de uma turma do 6º ano de uma escola Especial Integrada, que acolhe alunos surdos e ouvintes. O desenvolvimento metodológico foi dividido em três etapas: i) Coleta do Material; ii) Descrição e processo de elaboração e iii) análise dos dados coletados via quadro proposto por Varella (2010). Os materiais selecionados foram o ábaco, o material dourado, o dominó, a amarelinha e o boliche, os quais foram adaptados visando a acessibilidade e seguindo a proposta das seguintes categorias: acessível, inclusivo, didático e prático. A partir desse estudo, foram identificados indícios de possíveis praxeologias relacionadas a técnicas e tarefas aplicáveis na sala de aula regular. Apesar feita a verificação, mesmo com dados incipientes, ao final dessas etapas, houve um distanciamento entre os saberes efetivamente ensinados para os dois públicos (surdos/ouvintes). A análise praxeológica revelou um núcleo comum aos materiais. Dessa forma, com algumas adequações aos materiais analisados, esses podem fornecer elementos norteadores à prática docente, auxiliando professores de Matemática a minimizar a fragmentação do conteúdo, reduzir o distanciamento entre os saberes e possibilitando o aprimoramento do ensino de Matemática para surdos. |
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Práticas de Ensino de Matemática: Análise praxeológica de materiais de apoio para surdosMathematics Teaching Practices: Praxeological analysis of support materials for the deafAnalyse praxéologique de matériel de soutien pour les sourdsEducação Matemática inclusivaTeoria Antropológica do DidáticoMatemática para surdosEnsino da matemáticaAnthropological Theory of DidacticsMathematics for the DeafInclusive Mathematics EducationÉducation inclusive en mathématiquesMathématiques pour les sourdsThéorie anthropologique de la didactiqueEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO presente trabalho se propôs investigar as práticas de ensino para surdos, com o uso de materiais manipuláveis, e quais suas potencialidades para o cenário institucional escolar. Para isso, foi feita uma abordagem ao fenômeno da Transposição Didática, proposto por Yves Chevallard (1991), a qual descreve o caminho que um saber científico percorre até se transformar em objeto de ensino nas salas de aula. As discussões foram centralizadas na Transposição Didática Interna, que ocorre dentro da sala de aula e na Educação Matemática Inclusiva, que exprime os estudos do ensino de conceitos matemáticos de forma acessível para alunos expostos com equidade, para esses temas foram destacados os direcionamentos teóricos dos pesquisadores: Chevallard (1991, 1999 e 2006), Bessa de Menezes (2004, 2010), Brito Menezes (2006), Skovsmose (2019), Santos (2018) e Nogueira (2016). A pesquisa qualitativa recorreu a um estudo feito com os materiais manipuláveis de uma turma do 6º ano de uma escola Especial Integrada, que acolhe alunos surdos e ouvintes. O desenvolvimento metodológico foi dividido em três etapas: i) Coleta do Material; ii) Descrição e processo de elaboração e iii) análise dos dados coletados via quadro proposto por Varella (2010). Os materiais selecionados foram o ábaco, o material dourado, o dominó, a amarelinha e o boliche, os quais foram adaptados visando a acessibilidade e seguindo a proposta das seguintes categorias: acessível, inclusivo, didático e prático. A partir desse estudo, foram identificados indícios de possíveis praxeologias relacionadas a técnicas e tarefas aplicáveis na sala de aula regular. Apesar feita a verificação, mesmo com dados incipientes, ao final dessas etapas, houve um distanciamento entre os saberes efetivamente ensinados para os dois públicos (surdos/ouvintes). A análise praxeológica revelou um núcleo comum aos materiais. Dessa forma, com algumas adequações aos materiais analisados, esses podem fornecer elementos norteadores à prática docente, auxiliando professores de Matemática a minimizar a fragmentação do conteúdo, reduzir o distanciamento entre os saberes e possibilitando o aprimoramento do ensino de Matemática para surdos.The present work proposed to investigate the teaching practices for the deaf, with the use of manipulative materials, and what their potential for the school institutional scenario. For this, an approach was made to the phenomenon of Didactic Transposition, proposed by Yves Chevallard (1991), which describes the path that scientific knowledge travels until it becomes an object of teaching in classrooms. The discussions were centered on the Internal Didactic Transposition, which takes place inside the classroom, and on Inclusive Mathematics Education, which expresses the studies of teaching mathematical concepts in an accessible way for students exposed with equity, for these themes the theoretical directions of the researchers were highlighted. : Chevallard (1991, 1999 and 2006), Bessa de Menezes (2004, 2010), Brito Menezes (2006), Skovsmose (2019), Santos (2018) and Nogueira (2016). The qualitative research resorted to a study carried out with the manipulable materials of a 6th grade class of a Special Integrated School, which welcomes deaf and hearing students. The methodological development was divided into three stages: i) Material Collection; ii) Description and elaboration process and iii) analysis of the data collected using the framework proposed by Varella (2010). The selected materials were the abacus, the golden material, the dominoes, the hopscotch and the bowling alley, which were adapted aiming at accessibility and following the proposal of the following categories: accessible, inclusive, didactic and practical. From this study, evidence of possible praxeologies related to techniques and tasks applicable in the regular classroom were identified. Despite the verification, even with incipient data, at the end of these stages, there was a gap between the knowledge effectively taught to the two audiences (deaf/hearing). The praxeological analysis revealed a common core to the materials. Thus, with some adjustments to the analyzed materials, they can provide guiding elements for teaching practice, helping Mathematics teachers to minimize content fragmentation, reduce the gap between knowledge and enable the improvement of Mathematics teaching for the deaf.Le présent travail propose d'enquêter sur les pratiques d'enseignement pour les sourds, avec l'utilisation de matériel de manipulation, et quel est leur potentiel pour le scénario institutionnel scolaire. Pour cela, une approche a été faite du phénomène de Transposition Didactique, proposé par Yves Chevallard (1991), qui décrit le cheminement que parcourt la connaissance scientifique jusqu'à ce qu'elle devienne un objet d'enseignement en classe. Les discussions ont été centrées sur la transposition didactique interne, qui se déroule à l'intérieur de la salle de classe, et sur l'enseignement inclusif des mathématiques, qui exprime les études d'enseignement des concepts mathématiques de manière accessible aux étudiants exposés avec équité, pour ces thèmes les directions théoriques des chercheurs ont été mis en évidence. : Chevallard (1991, 1999 et 2006), Bessa de Menezes (2004, 2010), Brito Menezes (2006), Skovsmose (2019), Santos (2018) et Nogueira (2016). La recherche qualitative a eu recours à une étude réalisée avec les matériels manipulables d'une classe de 6ème d'une Ecole Spéciale Intégrée, qui accueille des élèves sourds et entendants. Le développement méthodologique a été divisé en trois étapes: i) Collecte de matériel; ii) processus de description et d'élaboration et iii) analyse des données recueillies à l'aide du cadre proposé par Varella (2010). Les matériels sélectionnés étaient le boulier, le matériel doré, les dominos, la marelle et le boulodrome, qui ont été adaptés dans un souci d'accessibilité et suivant la proposition des catégories suivantes: accessible, inclusif, didactique et pratique. À partir de cette étude, des preuves de possibles praxéologies liées aux techniques et aux tâches applicables en classe ordinaire ont été identifiées. Malgré la vérification, même avec des données naissantes, à l'issue de ces étapes, il y avait un décalage entre les savoirs effectivement enseignés aux deux publics (sourd/entendant). L'analyse praxéologique a révélé un tronc commun aux matériaux. Ainsi, avec quelques ajustements aux matériaux analysés, ils peuvent fournir des éléments d'orientation pour la pratique de l'enseignement, aidant les enseignants de mathématiques à minimiser la fragmentation du contenu, à réduire l'écart entre les connaissances et à permettre l'amélioration de l'enseignement des mathématiques pour les sourds.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMMenezes, Marcus Bessa dehttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909Menezes, Marcus Bessa deNogueira, Clélia Maria IgnatiusMaciel, Aníbal de MenezesNascimento, Denis Matias do2023-05-10T20:08:20Z2999-12-312022-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Denis Matias do. Práticas de Ensino de Matemática: Análise praxeológica de materiais de apoio para surdos. 2022. 112f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4635porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-05-10T20:08:45Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4635Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-05-10T20:08:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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O presente trabalho se propôs investigar as práticas de ensino para surdos, com o uso de materiais manipuláveis, e quais suas potencialidades para o cenário institucional escolar. Para isso, foi feita uma abordagem ao fenômeno da Transposição Didática, proposto por Yves Chevallard (1991), a qual descreve o caminho que um saber científico percorre até se transformar em objeto de ensino nas salas de aula. As discussões foram centralizadas na Transposição Didática Interna, que ocorre dentro da sala de aula e na Educação Matemática Inclusiva, que exprime os estudos do ensino de conceitos matemáticos de forma acessível para alunos expostos com equidade, para esses temas foram destacados os direcionamentos teóricos dos pesquisadores: Chevallard (1991, 1999 e 2006), Bessa de Menezes (2004, 2010), Brito Menezes (2006), Skovsmose (2019), Santos (2018) e Nogueira (2016). A pesquisa qualitativa recorreu a um estudo feito com os materiais manipuláveis de uma turma do 6º ano de uma escola Especial Integrada, que acolhe alunos surdos e ouvintes. O desenvolvimento metodológico foi dividido em três etapas: i) Coleta do Material; ii) Descrição e processo de elaboração e iii) análise dos dados coletados via quadro proposto por Varella (2010). Os materiais selecionados foram o ábaco, o material dourado, o dominó, a amarelinha e o boliche, os quais foram adaptados visando a acessibilidade e seguindo a proposta das seguintes categorias: acessível, inclusivo, didático e prático. A partir desse estudo, foram identificados indícios de possíveis praxeologias relacionadas a técnicas e tarefas aplicáveis na sala de aula regular. Apesar feita a verificação, mesmo com dados incipientes, ao final dessas etapas, houve um distanciamento entre os saberes efetivamente ensinados para os dois públicos (surdos/ouvintes). A análise praxeológica revelou um núcleo comum aos materiais. Dessa forma, com algumas adequações aos materiais analisados, esses podem fornecer elementos norteadores à prática docente, auxiliando professores de Matemática a minimizar a fragmentação do conteúdo, reduzir o distanciamento entre os saberes e possibilitando o aprimoramento do ensino de Matemática para surdos. |
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