Robótica educacional e raciocínio proporcional: Uma discussão à luz da Teoria da Relação Com o Saber
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2332 |
Resumo: | Nossa pesquisa teve como objetivo investigar o uso da Robótica no âmbito da Educação Matemática como tecnologia capaz de contribuir no desenvolvimento do raciocínio proporcional por alunos do Ensino Fundamental, revelando-se como novo campo que delineia o panorama nacional. Apesar da inserção de novas tecnologias na escola, a Robótica constitui- se de um instrumento pedagógico ainda pouco difundido no Brasil, em especial na região nordeste. Escassas são as experiências e investigações envolvendo Robótica Educacional no ensino da Matemática. Nossa pesquisa envolveu-se nos primeiros anos de introdução da Robótica no contexto da Educação Matemática em uma escola pública localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba. Para tanto, elaboramos como aporte teórico Robótica Educacional (RE), características e aspectos conceituais do raciocínio proporcional e a Teoria da Relação com Saber. Neste caminhar, apresentamos uma proposta didática desenvolvida a partir de um trabalho colaborativo com professores e alunos de graduação em Matemática, participes de um projeto maior, em rede, OBEDUC/CAPES, entre as instituições UFMS, UEPB e UFAL. A pesquisa de campo foi realizada com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Para nossa investigação exploramos como se dá a relação de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental com a RE em atividades que buscam explorar o desenvolvimento do raciocínio proporcional, considerando as dimensões identitária, epistêmica e social; e de que maneira estas relações podem mobilizar o potencial de aprendizagem. Analisamos o registro dos alunos, nossos sujeitos, a partir de questionários, redação, vídeos, áudios e resolução de atividades com robôs, além de os observarmos e entrevistarmos. A partir dos resultados de nossa pesquisa, podemos afirmar que a Robótica Educacional, aliada a uma proposta didática adequada, pode vir a promover o desenvolvimento do raciocínio proporcional de forma ampla, propiciando mudanças significativas na sala de aula. |
id |
UEPB_7aefe9cdad1a16c3163b929d388a7acd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2332 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Robótica educacional e raciocínio proporcional: Uma discussão à luz da Teoria da Relação Com o SaberEducational Robotics and Reasoning Proportional: A discussion in the light of Relationship Theory with KnowledgeRobótica EducacionalTeoria da Relação com o SaberEducação MatemáticaRaciocínio ProporcionalEducational RoboticsProportional ReasoningMathematics EducationTheory of Relation with KnowledgeENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIANossa pesquisa teve como objetivo investigar o uso da Robótica no âmbito da Educação Matemática como tecnologia capaz de contribuir no desenvolvimento do raciocínio proporcional por alunos do Ensino Fundamental, revelando-se como novo campo que delineia o panorama nacional. Apesar da inserção de novas tecnologias na escola, a Robótica constitui- se de um instrumento pedagógico ainda pouco difundido no Brasil, em especial na região nordeste. Escassas são as experiências e investigações envolvendo Robótica Educacional no ensino da Matemática. Nossa pesquisa envolveu-se nos primeiros anos de introdução da Robótica no contexto da Educação Matemática em uma escola pública localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba. Para tanto, elaboramos como aporte teórico Robótica Educacional (RE), características e aspectos conceituais do raciocínio proporcional e a Teoria da Relação com Saber. Neste caminhar, apresentamos uma proposta didática desenvolvida a partir de um trabalho colaborativo com professores e alunos de graduação em Matemática, participes de um projeto maior, em rede, OBEDUC/CAPES, entre as instituições UFMS, UEPB e UFAL. A pesquisa de campo foi realizada com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Para nossa investigação exploramos como se dá a relação de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental com a RE em atividades que buscam explorar o desenvolvimento do raciocínio proporcional, considerando as dimensões identitária, epistêmica e social; e de que maneira estas relações podem mobilizar o potencial de aprendizagem. Analisamos o registro dos alunos, nossos sujeitos, a partir de questionários, redação, vídeos, áudios e resolução de atividades com robôs, além de os observarmos e entrevistarmos. A partir dos resultados de nossa pesquisa, podemos afirmar que a Robótica Educacional, aliada a uma proposta didática adequada, pode vir a promover o desenvolvimento do raciocínio proporcional de forma ampla, propiciando mudanças significativas na sala de aula.Our research work aimed to investigate the use of Robotics in Mathematics Education as technology capable of contributing in the development of the proportional reasoning achieved by students in Elementary Years, revealing itself as a new field that traces the national panorama. Besides new technologies being implanted in schools, Robotics is a pedagogic instrument still little broadcasted in Brazil, especially in the northeast region. The experiences and investigations involving Educational Robotics in the teaching of Mathematics are scarce. Our research work involved the first years of Robotics introduction in the Mathematics Education in a public school located in Campina Grande, Paraiba. For such we elaborated a theoretical contribution based on Educational Robotics (ER), characteristics and conceptual aspects of proportional reasoning, and the Theory of Relation with Knowledge. With this, we presented a didactic proposal developed from a collaborative work with teachers and Mathematics undergraduate students who made part of a bigger project, OBEDUC/CAPES in UFMS, UEPB and UFFAL institutions. The field work was performed with 8th grade students of elementary years. For our investigation we explored the way students relate themselves with the ER activities that explores the development of proportional reasoning, considering identity, epistemic and social dimensions; and in which way these relations can mobilize the potential of learning. We analyzed the students register, our subjects, through questionnaires, essays, videos, audios and resolution activities with robots. We also observed and interviewed them. From our research results we can assert that Educational Robotics, when worked with an adequate didactic proposal, can promote the development of proportional reasoning in a broader way, providing meaningful changes in the classroom.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMLins, Abigail Fregni11478816856http://lattes.cnpq.br/2343020017754006Pereira, Patrícia Sandalo55365639634http://lattes.cnpq.br/9126213537245312Assis, Cibelle de Fatima Castro de00919992439http://lattes.cnpq.br/7494437846718310Oliveira, Edvanilson Santos de2016-07-21T20:45:42Z2015-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, E. S. de. Robótica educacional e raciocínio proporcional: Uma discussão à luz da Teoria da Relação Com o Saber. 2015. 161f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2332porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-07-22T04:03:42Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2332Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-07-22T04:03:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Robótica educacional e raciocínio proporcional: Uma discussão à luz da Teoria da Relação Com o Saber Educational Robotics and Reasoning Proportional: A discussion in the light of Relationship Theory with Knowledge |
title |
Robótica educacional e raciocínio proporcional: Uma discussão à luz da Teoria da Relação Com o Saber |
spellingShingle |
Robótica educacional e raciocínio proporcional: Uma discussão à luz da Teoria da Relação Com o Saber Oliveira, Edvanilson Santos de Robótica Educacional Teoria da Relação com o Saber Educação Matemática Raciocínio Proporcional Educational Robotics Proportional Reasoning Mathematics Education Theory of Relation with Knowledge ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA |
title_short |
Robótica educacional e raciocínio proporcional: Uma discussão à luz da Teoria da Relação Com o Saber |
title_full |
Robótica educacional e raciocínio proporcional: Uma discussão à luz da Teoria da Relação Com o Saber |
title_fullStr |
Robótica educacional e raciocínio proporcional: Uma discussão à luz da Teoria da Relação Com o Saber |
title_full_unstemmed |
Robótica educacional e raciocínio proporcional: Uma discussão à luz da Teoria da Relação Com o Saber |
title_sort |
Robótica educacional e raciocínio proporcional: Uma discussão à luz da Teoria da Relação Com o Saber |
author |
Oliveira, Edvanilson Santos de |
author_facet |
Oliveira, Edvanilson Santos de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lins, Abigail Fregni 11478816856 http://lattes.cnpq.br/2343020017754006 Pereira, Patrícia Sandalo 55365639634 http://lattes.cnpq.br/9126213537245312 Assis, Cibelle de Fatima Castro de 00919992439 http://lattes.cnpq.br/7494437846718310 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Edvanilson Santos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Robótica Educacional Teoria da Relação com o Saber Educação Matemática Raciocínio Proporcional Educational Robotics Proportional Reasoning Mathematics Education Theory of Relation with Knowledge ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA |
topic |
Robótica Educacional Teoria da Relação com o Saber Educação Matemática Raciocínio Proporcional Educational Robotics Proportional Reasoning Mathematics Education Theory of Relation with Knowledge ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA |
description |
Nossa pesquisa teve como objetivo investigar o uso da Robótica no âmbito da Educação Matemática como tecnologia capaz de contribuir no desenvolvimento do raciocínio proporcional por alunos do Ensino Fundamental, revelando-se como novo campo que delineia o panorama nacional. Apesar da inserção de novas tecnologias na escola, a Robótica constitui- se de um instrumento pedagógico ainda pouco difundido no Brasil, em especial na região nordeste. Escassas são as experiências e investigações envolvendo Robótica Educacional no ensino da Matemática. Nossa pesquisa envolveu-se nos primeiros anos de introdução da Robótica no contexto da Educação Matemática em uma escola pública localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba. Para tanto, elaboramos como aporte teórico Robótica Educacional (RE), características e aspectos conceituais do raciocínio proporcional e a Teoria da Relação com Saber. Neste caminhar, apresentamos uma proposta didática desenvolvida a partir de um trabalho colaborativo com professores e alunos de graduação em Matemática, participes de um projeto maior, em rede, OBEDUC/CAPES, entre as instituições UFMS, UEPB e UFAL. A pesquisa de campo foi realizada com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Para nossa investigação exploramos como se dá a relação de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental com a RE em atividades que buscam explorar o desenvolvimento do raciocínio proporcional, considerando as dimensões identitária, epistêmica e social; e de que maneira estas relações podem mobilizar o potencial de aprendizagem. Analisamos o registro dos alunos, nossos sujeitos, a partir de questionários, redação, vídeos, áudios e resolução de atividades com robôs, além de os observarmos e entrevistarmos. A partir dos resultados de nossa pesquisa, podemos afirmar que a Robótica Educacional, aliada a uma proposta didática adequada, pode vir a promover o desenvolvimento do raciocínio proporcional de forma ampla, propiciando mudanças significativas na sala de aula. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-21 2016-07-21T20:45:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, E. S. de. Robótica educacional e raciocínio proporcional: Uma discussão à luz da Teoria da Relação Com o Saber. 2015. 161f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2332 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, E. S. de. Robótica educacional e raciocínio proporcional: Uma discussão à luz da Teoria da Relação Com o Saber. 2015. 161f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709213602414592 |