Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4448 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar a música como recurso didático durante a exposição da temática biodigestor, abordando os conceitos de estudo dos gases, numa perspectiva CTSA, por meio de uma sequência didática conforme os pressupostos de Zabala. A proposta didática foi desenvolvida em uma turma de 3° série do Ensino Médio de uma escola pública integral, na Paraíba. A motivação dessa pesquisa foi mediante a inquietação do pesquisador em perceber a desmotivação e a falta de interesse pela disciplina de Química, como também, por já usar esse recurso didático nas suas aulas e perceber resultados satisfatórios em sua aplicação empírica. O público alvo da pesquisa foram professores e alunos do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em duas etapas. A primeira etapa contou com a participação de onze (11) professores de Química do Ensino Médio, os quais lecionam em escolas públicas e particulares, com o objetivo de analisar à proposta, e assim, contribuir para uma aplicação efetiva com os alunos. Participaram da segunda etapa doze (12) alunos, que se dispuseram a participar de modo remoto, por meio das plataformas digitais. Destarte, trata-se de uma pesquisa qualitativa construtivista com abordagem interpretativista. A aplicação com os alunos teve duração de um mês, com sete postagens pela plataforma Google Classroom, de forma assíncrona. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários semiestruturados para os professores e alunos, construção de mapas conceituais pelos alunos, a partir das composições musicais e a aplicação de um estudo de caso com uma situação problema, em que, os alunos tiveram que resolver. Os dados coletados dos questionários foram analisados, a partir dos pressupostos de Bardin. Nos mapas conceituais observou-se a organização hierárquica dos conceitos apresentados, a partir da letra das músicas e no estudo de caso foi averiguado os conceitos assimilados pelos estudantes através das respostas produzidas. Os resultados desta pesquisa permitem uma reflexão acerca da importância de usar os recursos didáticos de maneira objetiva, sistematizada e estratégica, gerando uma aprendizagem baseada em críticas, reflexões e capacidade de ser um sujeito ativo mediante as situações cotidianas. Portanto, constatou-se que o uso dos recursos didáticos contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem e a música foi um potencializador na estruturação cognitiva dos alunos. |
id |
UEPB_7ea4a7934ddbfce545e07e14575771b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4448 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gasesRecursos didáticosEnsino de QuímicaEnfoque CTSAMúsicaChemistry teachingMusicEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEsta pesquisa tem como objetivo analisar a música como recurso didático durante a exposição da temática biodigestor, abordando os conceitos de estudo dos gases, numa perspectiva CTSA, por meio de uma sequência didática conforme os pressupostos de Zabala. A proposta didática foi desenvolvida em uma turma de 3° série do Ensino Médio de uma escola pública integral, na Paraíba. A motivação dessa pesquisa foi mediante a inquietação do pesquisador em perceber a desmotivação e a falta de interesse pela disciplina de Química, como também, por já usar esse recurso didático nas suas aulas e perceber resultados satisfatórios em sua aplicação empírica. O público alvo da pesquisa foram professores e alunos do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em duas etapas. A primeira etapa contou com a participação de onze (11) professores de Química do Ensino Médio, os quais lecionam em escolas públicas e particulares, com o objetivo de analisar à proposta, e assim, contribuir para uma aplicação efetiva com os alunos. Participaram da segunda etapa doze (12) alunos, que se dispuseram a participar de modo remoto, por meio das plataformas digitais. Destarte, trata-se de uma pesquisa qualitativa construtivista com abordagem interpretativista. A aplicação com os alunos teve duração de um mês, com sete postagens pela plataforma Google Classroom, de forma assíncrona. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários semiestruturados para os professores e alunos, construção de mapas conceituais pelos alunos, a partir das composições musicais e a aplicação de um estudo de caso com uma situação problema, em que, os alunos tiveram que resolver. Os dados coletados dos questionários foram analisados, a partir dos pressupostos de Bardin. Nos mapas conceituais observou-se a organização hierárquica dos conceitos apresentados, a partir da letra das músicas e no estudo de caso foi averiguado os conceitos assimilados pelos estudantes através das respostas produzidas. Os resultados desta pesquisa permitem uma reflexão acerca da importância de usar os recursos didáticos de maneira objetiva, sistematizada e estratégica, gerando uma aprendizagem baseada em críticas, reflexões e capacidade de ser um sujeito ativo mediante as situações cotidianas. Portanto, constatou-se que o uso dos recursos didáticos contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem e a música foi um potencializador na estruturação cognitiva dos alunos.This research aims to analyze music as a didactic resource during the exhibition of the biodigester theme. It addresses the study of gases' concepts, in a CTSA perspective, using a didactic sequence according to the assumptions of Zabala. The didactic proposal had developed in a 3rd-grade class in a full-time public school in Paraíba. The research motivation was through the researcher's concern to perceive the lack of motivation and lack of interest in the Chemistry subject, as well as for already using this didactic resource in his classes and seeing satisfactory results in his empirical application. The target audience of the research were high school teachers and students. This research had carried out in two stages: the first stage counted with the participation of eleven (11) high school Chemistry teachers, who teach in public and private schools to analyze the proposal, and thus, contribute to a more efficient application with students. In the second stage, twelve (12) students accepted to participate in remote studying through digital platforms. Thus, it is qualitative constructivist research with an interpretive approach. The application with the students lasted one month, with seven posts through the Google Classroom platform, asynchronously. As a data collection instrument, semi-structured questionnaires had applied to teachers and students, construction of conceptual maps by students from musical compositions, and the application of a case study with a problem situation, in which the students had to solve. The data collected from the questionnaires had analyzed on Badin bases assumptions, the development of conceptual maps by the students from the music compositions had observed the concepts hierarchy organization presented from the music letter, and applying a case study with a problem situation; the concepts assimilated by the students had verified through the produced responses. The results of this research allow us to reflect on the importance of using didactic resources in an objective, systematic and strategic way, generating learning based on criticism, reflections, and the ability to be an active subject through everyday situations. Therefore, it observed that the use of didactic resources contributed to the teaching and learning process, and the music was an enhancer in the cognitive structuring of students.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMDantas Filho, Francisco FerreiraAlmeida, José Joelson Pimentel deLima Júnior, Cláudio GabrielSousa, Paulo Deyvity Rodrigues de2022-10-31T20:47:53Z2020-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Paulo Deyvity Rodrigues de. Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases. 2020. 145f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4448porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-10-31T20:47:53Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4448Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-10-31T20:47:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases |
title |
Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases |
spellingShingle |
Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases Sousa, Paulo Deyvity Rodrigues de Recursos didáticos Ensino de Química Enfoque CTSA Música Chemistry teaching Music EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases |
title_full |
Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases |
title_fullStr |
Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases |
title_full_unstemmed |
Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases |
title_sort |
Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases |
author |
Sousa, Paulo Deyvity Rodrigues de |
author_facet |
Sousa, Paulo Deyvity Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dantas Filho, Francisco Ferreira Almeida, José Joelson Pimentel de Lima Júnior, Cláudio Gabriel |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Paulo Deyvity Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos didáticos Ensino de Química Enfoque CTSA Música Chemistry teaching Music EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Recursos didáticos Ensino de Química Enfoque CTSA Música Chemistry teaching Music EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a música como recurso didático durante a exposição da temática biodigestor, abordando os conceitos de estudo dos gases, numa perspectiva CTSA, por meio de uma sequência didática conforme os pressupostos de Zabala. A proposta didática foi desenvolvida em uma turma de 3° série do Ensino Médio de uma escola pública integral, na Paraíba. A motivação dessa pesquisa foi mediante a inquietação do pesquisador em perceber a desmotivação e a falta de interesse pela disciplina de Química, como também, por já usar esse recurso didático nas suas aulas e perceber resultados satisfatórios em sua aplicação empírica. O público alvo da pesquisa foram professores e alunos do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em duas etapas. A primeira etapa contou com a participação de onze (11) professores de Química do Ensino Médio, os quais lecionam em escolas públicas e particulares, com o objetivo de analisar à proposta, e assim, contribuir para uma aplicação efetiva com os alunos. Participaram da segunda etapa doze (12) alunos, que se dispuseram a participar de modo remoto, por meio das plataformas digitais. Destarte, trata-se de uma pesquisa qualitativa construtivista com abordagem interpretativista. A aplicação com os alunos teve duração de um mês, com sete postagens pela plataforma Google Classroom, de forma assíncrona. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários semiestruturados para os professores e alunos, construção de mapas conceituais pelos alunos, a partir das composições musicais e a aplicação de um estudo de caso com uma situação problema, em que, os alunos tiveram que resolver. Os dados coletados dos questionários foram analisados, a partir dos pressupostos de Bardin. Nos mapas conceituais observou-se a organização hierárquica dos conceitos apresentados, a partir da letra das músicas e no estudo de caso foi averiguado os conceitos assimilados pelos estudantes através das respostas produzidas. Os resultados desta pesquisa permitem uma reflexão acerca da importância de usar os recursos didáticos de maneira objetiva, sistematizada e estratégica, gerando uma aprendizagem baseada em críticas, reflexões e capacidade de ser um sujeito ativo mediante as situações cotidianas. Portanto, constatou-se que o uso dos recursos didáticos contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem e a música foi um potencializador na estruturação cognitiva dos alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-27 2022-10-31T20:47:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA, Paulo Deyvity Rodrigues de. Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases. 2020. 145f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4448 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Paulo Deyvity Rodrigues de. Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases. 2020. 145f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709228461785088 |