Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Paulo Deyvity Rodrigues de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4448
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a música como recurso didático durante a exposição da temática biodigestor, abordando os conceitos de estudo dos gases, numa perspectiva CTSA, por meio de uma sequência didática conforme os pressupostos de Zabala. A proposta didática foi desenvolvida em uma turma de 3° série do Ensino Médio de uma escola pública integral, na Paraíba. A motivação dessa pesquisa foi mediante a inquietação do pesquisador em perceber a desmotivação e a falta de interesse pela disciplina de Química, como também, por já usar esse recurso didático nas suas aulas e perceber resultados satisfatórios em sua aplicação empírica. O público alvo da pesquisa foram professores e alunos do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em duas etapas. A primeira etapa contou com a participação de onze (11) professores de Química do Ensino Médio, os quais lecionam em escolas públicas e particulares, com o objetivo de analisar à proposta, e assim, contribuir para uma aplicação efetiva com os alunos. Participaram da segunda etapa doze (12) alunos, que se dispuseram a participar de modo remoto, por meio das plataformas digitais. Destarte, trata-se de uma pesquisa qualitativa construtivista com abordagem interpretativista. A aplicação com os alunos teve duração de um mês, com sete postagens pela plataforma Google Classroom, de forma assíncrona. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários semiestruturados para os professores e alunos, construção de mapas conceituais pelos alunos, a partir das composições musicais e a aplicação de um estudo de caso com uma situação problema, em que, os alunos tiveram que resolver. Os dados coletados dos questionários foram analisados, a partir dos pressupostos de Bardin. Nos mapas conceituais observou-se a organização hierárquica dos conceitos apresentados, a partir da letra das músicas e no estudo de caso foi averiguado os conceitos assimilados pelos estudantes através das respostas produzidas. Os resultados desta pesquisa permitem uma reflexão acerca da importância de usar os recursos didáticos de maneira objetiva, sistematizada e estratégica, gerando uma aprendizagem baseada em críticas, reflexões e capacidade de ser um sujeito ativo mediante as situações cotidianas. Portanto, constatou-se que o uso dos recursos didáticos contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem e a música foi um potencializador na estruturação cognitiva dos alunos.
id UEPB_7ea4a7934ddbfce545e07e14575771b8
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4448
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gasesRecursos didáticosEnsino de QuímicaEnfoque CTSAMúsicaChemistry teachingMusicEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEsta pesquisa tem como objetivo analisar a música como recurso didático durante a exposição da temática biodigestor, abordando os conceitos de estudo dos gases, numa perspectiva CTSA, por meio de uma sequência didática conforme os pressupostos de Zabala. A proposta didática foi desenvolvida em uma turma de 3° série do Ensino Médio de uma escola pública integral, na Paraíba. A motivação dessa pesquisa foi mediante a inquietação do pesquisador em perceber a desmotivação e a falta de interesse pela disciplina de Química, como também, por já usar esse recurso didático nas suas aulas e perceber resultados satisfatórios em sua aplicação empírica. O público alvo da pesquisa foram professores e alunos do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em duas etapas. A primeira etapa contou com a participação de onze (11) professores de Química do Ensino Médio, os quais lecionam em escolas públicas e particulares, com o objetivo de analisar à proposta, e assim, contribuir para uma aplicação efetiva com os alunos. Participaram da segunda etapa doze (12) alunos, que se dispuseram a participar de modo remoto, por meio das plataformas digitais. Destarte, trata-se de uma pesquisa qualitativa construtivista com abordagem interpretativista. A aplicação com os alunos teve duração de um mês, com sete postagens pela plataforma Google Classroom, de forma assíncrona. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários semiestruturados para os professores e alunos, construção de mapas conceituais pelos alunos, a partir das composições musicais e a aplicação de um estudo de caso com uma situação problema, em que, os alunos tiveram que resolver. Os dados coletados dos questionários foram analisados, a partir dos pressupostos de Bardin. Nos mapas conceituais observou-se a organização hierárquica dos conceitos apresentados, a partir da letra das músicas e no estudo de caso foi averiguado os conceitos assimilados pelos estudantes através das respostas produzidas. Os resultados desta pesquisa permitem uma reflexão acerca da importância de usar os recursos didáticos de maneira objetiva, sistematizada e estratégica, gerando uma aprendizagem baseada em críticas, reflexões e capacidade de ser um sujeito ativo mediante as situações cotidianas. Portanto, constatou-se que o uso dos recursos didáticos contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem e a música foi um potencializador na estruturação cognitiva dos alunos.This research aims to analyze music as a didactic resource during the exhibition of the biodigester theme. It addresses the study of gases' concepts, in a CTSA perspective, using a didactic sequence according to the assumptions of Zabala. The didactic proposal had developed in a 3rd-grade class in a full-time public school in Paraíba. The research motivation was through the researcher's concern to perceive the lack of motivation and lack of interest in the Chemistry subject, as well as for already using this didactic resource in his classes and seeing satisfactory results in his empirical application. The target audience of the research were high school teachers and students. This research had carried out in two stages: the first stage counted with the participation of eleven (11) high school Chemistry teachers, who teach in public and private schools to analyze the proposal, and thus, contribute to a more efficient application with students. In the second stage, twelve (12) students accepted to participate in remote studying through digital platforms. Thus, it is qualitative constructivist research with an interpretive approach. The application with the students lasted one month, with seven posts through the Google Classroom platform, asynchronously. As a data collection instrument, semi-structured questionnaires had applied to teachers and students, construction of conceptual maps by students from musical compositions, and the application of a case study with a problem situation, in which the students had to solve. The data collected from the questionnaires had analyzed on Badin bases assumptions, the development of conceptual maps by the students from the music compositions had observed the concepts hierarchy organization presented from the music letter, and applying a case study with a problem situation; the concepts assimilated by the students had verified through the produced responses. The results of this research allow us to reflect on the importance of using didactic resources in an objective, systematic and strategic way, generating learning based on criticism, reflections, and the ability to be an active subject through everyday situations. Therefore, it observed that the use of didactic resources contributed to the teaching and learning process, and the music was an enhancer in the cognitive structuring of students.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMDantas Filho, Francisco FerreiraAlmeida, José Joelson Pimentel deLima Júnior, Cláudio GabrielSousa, Paulo Deyvity Rodrigues de2022-10-31T20:47:53Z2020-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Paulo Deyvity Rodrigues de. Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases. 2020. 145f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4448porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-10-31T20:47:53Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4448Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-10-31T20:47:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases
title Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases
spellingShingle Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases
Sousa, Paulo Deyvity Rodrigues de
Recursos didáticos
Ensino de Química
Enfoque CTSA
Música
Chemistry teaching
Music
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases
title_full Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases
title_fullStr Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases
title_full_unstemmed Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases
title_sort Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases
author Sousa, Paulo Deyvity Rodrigues de
author_facet Sousa, Paulo Deyvity Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dantas Filho, Francisco Ferreira
Almeida, José Joelson Pimentel de
Lima Júnior, Cláudio Gabriel
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Paulo Deyvity Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos didáticos
Ensino de Química
Enfoque CTSA
Música
Chemistry teaching
Music
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Recursos didáticos
Ensino de Química
Enfoque CTSA
Música
Chemistry teaching
Music
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Esta pesquisa tem como objetivo analisar a música como recurso didático durante a exposição da temática biodigestor, abordando os conceitos de estudo dos gases, numa perspectiva CTSA, por meio de uma sequência didática conforme os pressupostos de Zabala. A proposta didática foi desenvolvida em uma turma de 3° série do Ensino Médio de uma escola pública integral, na Paraíba. A motivação dessa pesquisa foi mediante a inquietação do pesquisador em perceber a desmotivação e a falta de interesse pela disciplina de Química, como também, por já usar esse recurso didático nas suas aulas e perceber resultados satisfatórios em sua aplicação empírica. O público alvo da pesquisa foram professores e alunos do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em duas etapas. A primeira etapa contou com a participação de onze (11) professores de Química do Ensino Médio, os quais lecionam em escolas públicas e particulares, com o objetivo de analisar à proposta, e assim, contribuir para uma aplicação efetiva com os alunos. Participaram da segunda etapa doze (12) alunos, que se dispuseram a participar de modo remoto, por meio das plataformas digitais. Destarte, trata-se de uma pesquisa qualitativa construtivista com abordagem interpretativista. A aplicação com os alunos teve duração de um mês, com sete postagens pela plataforma Google Classroom, de forma assíncrona. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários semiestruturados para os professores e alunos, construção de mapas conceituais pelos alunos, a partir das composições musicais e a aplicação de um estudo de caso com uma situação problema, em que, os alunos tiveram que resolver. Os dados coletados dos questionários foram analisados, a partir dos pressupostos de Bardin. Nos mapas conceituais observou-se a organização hierárquica dos conceitos apresentados, a partir da letra das músicas e no estudo de caso foi averiguado os conceitos assimilados pelos estudantes através das respostas produzidas. Os resultados desta pesquisa permitem uma reflexão acerca da importância de usar os recursos didáticos de maneira objetiva, sistematizada e estratégica, gerando uma aprendizagem baseada em críticas, reflexões e capacidade de ser um sujeito ativo mediante as situações cotidianas. Portanto, constatou-se que o uso dos recursos didáticos contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem e a música foi um potencializador na estruturação cognitiva dos alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-27
2022-10-31T20:47:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Paulo Deyvity Rodrigues de. Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases. 2020. 145f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4448
identifier_str_mv SOUSA, Paulo Deyvity Rodrigues de. Música e ensino de Química: Uma proposta com enfoque CTSA para o ensino dos gases. 2020. 145f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709228461785088