As mulheres negras de um Nordeste em trânsito em "As mulheres de Tijucopapo": uma proposta pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Risolene Joana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3263
Resumo: A pesquisa que ora apresentamos parte do princípio de que a literatura pode, dentro da sala de aula, tornar-se mais que uma disciplina escolar, indo além de uma obrigação curricular. Entendemos que a literatura deve ser trabalhada com o objetivo de demonstrar ao aluno que suas experiências de vida são redimensionadas pela literatura em diversos planos, estético, político, social, afetivo, imaginário, uma vez que esta abre os olhos do educando para outros mundos do mundo. Partimos da premissa ética de que a educação escolar deve possibilitar aos alunos se verem como sujeitos produtores de cultura e de subjetividade a partir de suas demandas de gênero, etnia, classe social, região etc. Ou, nas palavras de Moita Lopes (2002, p. 77), ―a função social da escola é desenvolver a consciência crítica acerca do conhecimento que é construído nela sobre as identidades sociais, de raça, gênero e classe, mediadas pelas práticas de letramento que o professor oferece‖. Esta pesquisa objetiva compreender o enlace entre negritude, em especial da mulher negra e diáspora no romance As mulheres de Tijucopapo, com ênfase numa proposta pedagógica. Para tanto, o caminho da pesquisa percorreu as seguintes etapas: No capítulo I, ―Trilhando os caminhos da pesquisa em sala de aula‖, apontamos quais caminhos percorremos dentro do ambiente pesquisado e qual a colaboração dos agentes envolvidos. No capítulo II, intitulado ―Articulação e ficção: experiência, literatura, sala de aula‖, mostramos como ocorreu à ligação da obra com a sala de aula, com foco na transitoriedade real e fictícia do nordestino, além de mostrar a emancipação da mulher negra como resistência as amarras sociais que a norteiam. No capítulo III, ―As mulheres de Tijucopapo: a produção de subjetividade da narradora protagonista‖ buscamos identificar como ocorreu a relação entre a infância, a juventude e a vida adulta da personagem Rísia, quando esta demonstra ser uma narradora que transgredi a inóspita São Paulo em busca de suas memórias que só encontrará voltando à Tijucopapo, às suas origens. No capítulo IV ―Sequência didática (sd): prática de intervenção em sala de aula‖ mostramos como se deu a leitura e suas etapas, como foi a experiência do trabalho envolvendo os textos e os/a alunos/as na sala de aula. Para atingir nossos fins em sala de aula, a pesquisa compreendeu uma relevante etapa de oficinas de produção de leitura e escrita em que trabalhamos fragmentos do romance e suas diversas modalidades genéricas. Inicialmente, utilizamos um questionário com questões abertas e objetivas como instrumento de coleta de dados e desenvolvemos, como produto final, uma Sequência Didática que ficará como apontamentos e reflexões que objetivam subsidiar os docentes que desejarem trabalhar com a perspectiva abordada. Como subsídio para fundamentarmos nossa pesquisa, nos pautamos nas teorias da recepção de textos literários e metodologia de ensino de literatura dos seguintes autores: Iser (1996), Zilbermann (2007), Jauss (1979), Chartier (2007), Compagnon (2003) e Rouxel (2013); questões sobre identidade e produção de subjetividade em Bauman (2005), Geertz (2008), Deleuze e Guattari (1997) e Pelbárt (2015) e Stuart Hall (2003); por conseguinte, nos utilizamos dos estudos de Cuti (2010) acerca da categoria negro-brasileira além dos documentos oficiais que orientam o fazer docente no âmbito da educação nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental (1998) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). O resultado desta pesquisa nos mostra que um bom trabalho com a literatura contribui para a formação de um leitor crítico/proficiente, capaz de conferir sentido à leitura literária e ao mundo. A partir disso, esperamos que a nossa pesquisa sirva de subsídio motivador para nortear as práticas pedagógicas e metodológicas dos docentes que desejam desenvolver um trabalho consistente a partir da leitura e do estudo do texto literário, visando o protagonismo negro em sala de aula.
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spelling As mulheres negras de um Nordeste em trânsito em "As mulheres de Tijucopapo": uma proposta pedagógica1. Literatura. 2. Desterritorialização. 3. Sala de aulaCIENCIAS SOCIAIS APLICADASA pesquisa que ora apresentamos parte do princípio de que a literatura pode, dentro da sala de aula, tornar-se mais que uma disciplina escolar, indo além de uma obrigação curricular. Entendemos que a literatura deve ser trabalhada com o objetivo de demonstrar ao aluno que suas experiências de vida são redimensionadas pela literatura em diversos planos, estético, político, social, afetivo, imaginário, uma vez que esta abre os olhos do educando para outros mundos do mundo. Partimos da premissa ética de que a educação escolar deve possibilitar aos alunos se verem como sujeitos produtores de cultura e de subjetividade a partir de suas demandas de gênero, etnia, classe social, região etc. Ou, nas palavras de Moita Lopes (2002, p. 77), ―a função social da escola é desenvolver a consciência crítica acerca do conhecimento que é construído nela sobre as identidades sociais, de raça, gênero e classe, mediadas pelas práticas de letramento que o professor oferece‖. Esta pesquisa objetiva compreender o enlace entre negritude, em especial da mulher negra e diáspora no romance As mulheres de Tijucopapo, com ênfase numa proposta pedagógica. Para tanto, o caminho da pesquisa percorreu as seguintes etapas: No capítulo I, ―Trilhando os caminhos da pesquisa em sala de aula‖, apontamos quais caminhos percorremos dentro do ambiente pesquisado e qual a colaboração dos agentes envolvidos. No capítulo II, intitulado ―Articulação e ficção: experiência, literatura, sala de aula‖, mostramos como ocorreu à ligação da obra com a sala de aula, com foco na transitoriedade real e fictícia do nordestino, além de mostrar a emancipação da mulher negra como resistência as amarras sociais que a norteiam. No capítulo III, ―As mulheres de Tijucopapo: a produção de subjetividade da narradora protagonista‖ buscamos identificar como ocorreu a relação entre a infância, a juventude e a vida adulta da personagem Rísia, quando esta demonstra ser uma narradora que transgredi a inóspita São Paulo em busca de suas memórias que só encontrará voltando à Tijucopapo, às suas origens. No capítulo IV ―Sequência didática (sd): prática de intervenção em sala de aula‖ mostramos como se deu a leitura e suas etapas, como foi a experiência do trabalho envolvendo os textos e os/a alunos/as na sala de aula. Para atingir nossos fins em sala de aula, a pesquisa compreendeu uma relevante etapa de oficinas de produção de leitura e escrita em que trabalhamos fragmentos do romance e suas diversas modalidades genéricas. Inicialmente, utilizamos um questionário com questões abertas e objetivas como instrumento de coleta de dados e desenvolvemos, como produto final, uma Sequência Didática que ficará como apontamentos e reflexões que objetivam subsidiar os docentes que desejarem trabalhar com a perspectiva abordada. Como subsídio para fundamentarmos nossa pesquisa, nos pautamos nas teorias da recepção de textos literários e metodologia de ensino de literatura dos seguintes autores: Iser (1996), Zilbermann (2007), Jauss (1979), Chartier (2007), Compagnon (2003) e Rouxel (2013); questões sobre identidade e produção de subjetividade em Bauman (2005), Geertz (2008), Deleuze e Guattari (1997) e Pelbárt (2015) e Stuart Hall (2003); por conseguinte, nos utilizamos dos estudos de Cuti (2010) acerca da categoria negro-brasileira além dos documentos oficiais que orientam o fazer docente no âmbito da educação nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental (1998) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). O resultado desta pesquisa nos mostra que um bom trabalho com a literatura contribui para a formação de um leitor crítico/proficiente, capaz de conferir sentido à leitura literária e ao mundo. A partir disso, esperamos que a nossa pesquisa sirva de subsídio motivador para nortear as práticas pedagógicas e metodológicas dos docentes que desejam desenvolver um trabalho consistente a partir da leitura e do estudo do texto literário, visando o protagonismo negro em sala de aula.The present research is based on the premise that the literature can become more than a school subject inside classroom, going beyond a curricular obligation. It‘s understood that the literature should be worked aiming to demonstrate students that their life experiences are resized by the literature in several plans such as esthetical, political, social, affective, imaginary, once it opens the eyes of the learners to other worlds of the world. We come from the ethical premise that the school education should enable students seeing themselves as producer characters of culture and subjectivity from their gender, ethnicity, social class, and region demands. Or, in the words of Moita Lopes (2002, p. 77), ―the social function of the school is to develop the critical consciousness around the knowledge which is constructed in it about social identities, of race, gender and class, mediated by literacy practices that the teacher offers.‖ This research aims to understand the link between blackness, in special the black woman and diaspora in the novel The women of Tijucopapo, emphasizing a pedagogical propose. For that, this research went through the following stages: in chapter I, ―The women of Tijucopapo: the narrator‘s production of subjectivity‖ we sought identify how it occurred the relation among childhood, youth and the adulthood in the character Rísia, when she demonstrate to be a narrator who transgresses the inhospitable São Paulo searching for her memories that could only be found when she come back to her origins in Tijucopapo, In chapter II, entitled ―Articulation and fiction: experience, literature, classroom‖, we showed how it occurred the link between the work with the classroom, focusing on the real and fictitious northeastern transience, besides show black woman‘s emancipation as a resistance to the social moorings which guide her. In chapter III ―Treading the ways of the research in the classroom‖, we pointed which ways were sought in the searched environment, and what was the collaboration of the involved agents. In chapter IV ―Teaching sequence (ts): intervention practice in the classroom‖ we showed how the reading was developed and its stages, how it was the work experience involving the texts and the students in class. To reach our goals in class, the research comprised a relevant stage of workshops about reading and writing production in which we worked fragments of the novel and its several generic forms. Initially, we used a questionnaire with open and objective questions as instrument of data collection and then developed as final product, a teaching sequence that will be used as appointments and reflections, which aim support the teachers who would like to work with the perspective approached in the present work. Our research was supported by the theories of literary texts reception and the literature teaching methodology of the following authors: Iser (1996), Zilbermann (2007), Jauss (1979), Chartier (2007), Compagnon (2003) e Rouxel (2013); questions about identity and subjectivity production in Bauman (2005), Geertz (2008), Deleuze e Guattari (1997) and Pelbárt (2015) Stuart Hall (2003); therefore, we used the studies of Cuti (2010) about the Brazilian black cathegory beyond the official documents that guide the teacher making in national education, the National Curricular Parameters to the elementary school (1998) and the Bases and Guidelines law of National Education (1996). The result of this research show us that a good work with the literature contributes to the upbringing of a critical and proficient reader, able to assign sense to the literary reading and to the world. From that, we expect that our research can serve as motivating support to guide the pedagogical and methodological practices of the teachers who wish to develop a conscious work from the reading and study of the literary text, expecting the black protagonism in the classroom.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPJustino, Luciano BarbosaAlves, Risolene Joana2019-03-28T16:57:17Z2018-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAlves, Risolene Joana. As mulheres negras de um Nordeste em trânsito em "As mulheres de Tijucopapo": uma proposta pedagógica. 2018. 235f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3263porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-03-29T04:13:08Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3263Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-03-29T04:13:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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