O processo de educação permanente no âmbito do serviço social no atual contexto de crise capitalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Thamyres Alves de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3767
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo o processo de educação permanente no Serviço Social brasileiro, inserido no contexto de crise capitalista, destacando as inúmeras transformações no mundo do trabalho, bem como as diversas contrarreformas postas no âmbito da educação, especialmente no ensino superior como mediações relevantes que interferem diretamente colocando desafios e possibilidades na efetivação desse processo. Nesse sentido, a elaboração e desenvolvimento desse estudo foi realizada a partir de um levantamento bibliográfico e de uma pesquisa documental, tendo como objetivo geral analisar as implicações da contrarreforma da educação superior e das transformações ocorridas no mundo do trabalho para a efetivação do processo de educação permanente no do Serviço Social brasileiro, destacando as estratégias de resistência e de enfrentamento para a realização deste processo na atual conjuntura. E como objetivos específicos, caracterizar a atual contrarreforma do ensino superior no país e seus desdobramentos para o processo de educação permanente no Serviço Social; Identificar as mudanças no mundo do trabalho e sua relação com o processo de educação permanente no Serviço Social brasileiro e apreender como vem sendo efetivado o processo de educação permanente no âmbito do Serviço Social brasileiro, frente ao cenário de crise estrutural do capital. O interesse pela temática emergiu durante a inserção no Estágio Supervisionado Obrigatório em Serviço Social, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizado entre os anos de 2016 a Junho de 2017, na Secretaria Municipal de Assistência Social de Campina Grande - PB (SEMAS-CG), onde foi possível observar a necessidade e o interesse dos/as Assistentes Sociais da área em promover, de forma sistemática, debates, palestras, capacitações, oficinas etc., no sentido de construírem e reconstruírem práticas profissionais que estivessem cada vez mais conectadas com o projeto ético- político da profissão. Fundamentou-se no método crítico-dialético, o qual permite analisar os fenômenos numa perspectiva de totalidade com o propósito de revelar a dinâmica do movimento entre a aparência e a essência do objeto de estudo. O presente trabalho assume relevância visto que existe uma parca produção na área do Serviço Social que contemple o tema da educação permanente, o que torna fundamental o desenvolvimento de pesquisas que tratem do tema. Os resultados sugerem que a educação permanente no Serviço Social enfrenta desafios como a própria lógica neoliberal mercadológica no âmbito da educação que obstaculiza a efetivação do citado processo, bem como possibilidades, como a defesa da Política de Educação Permanente, a realização de espaços que permitam o exercício da educação permanente numa perspectiva crítica entre outros. Portanto, acreditamos que estes resultados, poderão contribuir para o alargamento e o aprofundamento dos debates na agenda profissional acerca da educação permanente no Serviço Social brasileiro na atual conjuntura de desmonte dos direitos sociais, bem como estimular novas pesquisas sobre o tema.
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Nesse sentido, a elaboração e desenvolvimento desse estudo foi realizada a partir de um levantamento bibliográfico e de uma pesquisa documental, tendo como objetivo geral analisar as implicações da contrarreforma da educação superior e das transformações ocorridas no mundo do trabalho para a efetivação do processo de educação permanente no do Serviço Social brasileiro, destacando as estratégias de resistência e de enfrentamento para a realização deste processo na atual conjuntura. E como objetivos específicos, caracterizar a atual contrarreforma do ensino superior no país e seus desdobramentos para o processo de educação permanente no Serviço Social; Identificar as mudanças no mundo do trabalho e sua relação com o processo de educação permanente no Serviço Social brasileiro e apreender como vem sendo efetivado o processo de educação permanente no âmbito do Serviço Social brasileiro, frente ao cenário de crise estrutural do capital. O interesse pela temática emergiu durante a inserção no Estágio Supervisionado Obrigatório em Serviço Social, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizado entre os anos de 2016 a Junho de 2017, na Secretaria Municipal de Assistência Social de Campina Grande - PB (SEMAS-CG), onde foi possível observar a necessidade e o interesse dos/as Assistentes Sociais da área em promover, de forma sistemática, debates, palestras, capacitações, oficinas etc., no sentido de construírem e reconstruírem práticas profissionais que estivessem cada vez mais conectadas com o projeto ético- político da profissão. Fundamentou-se no método crítico-dialético, o qual permite analisar os fenômenos numa perspectiva de totalidade com o propósito de revelar a dinâmica do movimento entre a aparência e a essência do objeto de estudo. O presente trabalho assume relevância visto que existe uma parca produção na área do Serviço Social que contemple o tema da educação permanente, o que torna fundamental o desenvolvimento de pesquisas que tratem do tema. Os resultados sugerem que a educação permanente no Serviço Social enfrenta desafios como a própria lógica neoliberal mercadológica no âmbito da educação que obstaculiza a efetivação do citado processo, bem como possibilidades, como a defesa da Política de Educação Permanente, a realização de espaços que permitam o exercício da educação permanente numa perspectiva crítica entre outros. Portanto, acreditamos que estes resultados, poderão contribuir para o alargamento e o aprofundamento dos debates na agenda profissional acerca da educação permanente no Serviço Social brasileiro na atual conjuntura de desmonte dos direitos sociais, bem como estimular novas pesquisas sobre o tema.This dissertation has as object of study the process of permanent education in the Brazilian Social Work, inserted in the context of capitalist crisis, highlighting the transformations in the world of work, as well as the several counter-reforms put in the scope of education, especially in higher education as relevant mediations. That directly interfere with challenges and possibilities in making this process effective. In this sense, the elaboration and development of this study was carried out based on a bibliographic survey and documentary research, with the general objective of evaluating the counter-reform of higher education and the transformations that took place in the world of work in order to carry out the permanent education process. in the Brazilian Social Service, highlighting as an objective of resistance and confrontation for the realization of this process in the current conjuncture. And as specific objectives, to characterize the current counter-reform of higher education in the country and its consequences for the process of permanent education in Social Work; Identify the changes in the world of work and its relationship with the process of permanent education in the Brazilian Social Work and learn how the process of permanent education in the Brazilian Social Work has been carried out, in the face of the structural crisis of capital. The interest in the theme emerged during the insertion in the Mandatory Supervised Internship in Social Work, at the State University of Paraíba (UEPB), carried out between the years 2016 to June 2017, at the Municipal Secretary of Social Assistance of Campina Grande - PB (SEMAS- CG), where it was possible to observe the need and the interest of Social Assistants in the area to systematically promote debates, lectures, training, workshops etc., in order to build and reconstruct professional practices that were increasingly connected with the profession's ethical-political project. It was based on the critical-dialectical method, which allows analyzing the phenomena in a perspective of totality in order to reveal the dynamics of the movement between the appearance and the essence of the object of study. The present work assumes relevance since there is little production in the area of Social Work that contemplates the theme of permanent education, which makes it essential to develop research that deals with the theme. The results suggest that permanent education in Social Work faces challenges such as the neoliberal logic of marketing in the scope of education that hinders the effectiveness of the mentioned process, as well as possibilities, such as the defense of the Permanent Education Policy, the realization of spaces that allow the exercise of permanent education in a critical perspective among others. Therefore, we believe that these results may contribute to the widening and deepening of debates on the professional agenda about permanent education in Brazilian Social Work in the current situation of dismantling social rights, as well as stimulating new research on the subject.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSABrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSSNóbrega, Mônica Barros daNóbrega, Mônica Barros daChagas, Barbára da Rocha de FigueiredoCantalice, Luciana Batista de OliveiraAraújo, Thamyres Alves de2021-07-12T20:51:23Z2020-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfAraújo, T. A. de. O processo de educação permanente no âmbito do serviço social no atual contexto de crise capitalista. 2020. 132f. 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