Livro didático de matemática dos anos iniciais: uma análise sobre a proposta de ensino de sequências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Yasmin Rodrigues da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4921
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar a diversidade de tipos de atividades de sequências propostas nos livros didáticos de Matemática do 1º ao 5º ano de uma coleção aprovada pelo PNLD 2023. A abordagem da pesquisa é predominantemente qualitativa, visto que a investigação tem um caráter descritivo e interpretativo dos dados. Para recolha e sistematização dos dados, utilizamos fichas de análise e tabelas. Na classificação das habilidades abordadas nas atividades elaboramos as seguintes categorias de análise, a partir do referencial teórico adotado: dar continuidade à sequência; identificar padrões em sequências de diferentes contextos; traduzir padrão e regularidade de uma sequência para outras representações; completar uma sequência dada com um ou mais elementos ausentes; encontrar um termo próximo, a partir de uma dada sequência; encontrar um termo distante, a partir de uma dada sequência; identificar a posição ocupada na sequência por um elemento dado, considerando a generalização e estrutura do elemento; elaborar generalização em linguagem natural da lei de formação de uma sequência; produzir sequência a partir de termos ou critérios preestabelecidos; elaborar sequências. Outra categoria utilizada no trabalho referiu-se às diferentes representações de sequências. Temos, como resultado da pesquisa, que a proposta da coleção não traz diversidade de representações de sequências e algumas categorias de habilidades algébricas voltadas para generalização são quase ausentes, assim como as que propõem argumentação e exposição do pensamento em atividades envolvendo sequências.
id UEPB_81edfa21d3b16603fd311421c8585f44
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4921
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Livro didático de matemática dos anos iniciais: uma análise sobre a proposta de ensino de sequênciasEnsino de MatemáticaÁlgebralivro didáticoTeaching MathematicsAlgebratextbookEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA presente pesquisa teve por objetivo analisar a diversidade de tipos de atividades de sequências propostas nos livros didáticos de Matemática do 1º ao 5º ano de uma coleção aprovada pelo PNLD 2023. A abordagem da pesquisa é predominantemente qualitativa, visto que a investigação tem um caráter descritivo e interpretativo dos dados. Para recolha e sistematização dos dados, utilizamos fichas de análise e tabelas. Na classificação das habilidades abordadas nas atividades elaboramos as seguintes categorias de análise, a partir do referencial teórico adotado: dar continuidade à sequência; identificar padrões em sequências de diferentes contextos; traduzir padrão e regularidade de uma sequência para outras representações; completar uma sequência dada com um ou mais elementos ausentes; encontrar um termo próximo, a partir de uma dada sequência; encontrar um termo distante, a partir de uma dada sequência; identificar a posição ocupada na sequência por um elemento dado, considerando a generalização e estrutura do elemento; elaborar generalização em linguagem natural da lei de formação de uma sequência; produzir sequência a partir de termos ou critérios preestabelecidos; elaborar sequências. Outra categoria utilizada no trabalho referiu-se às diferentes representações de sequências. Temos, como resultado da pesquisa, que a proposta da coleção não traz diversidade de representações de sequências e algumas categorias de habilidades algébricas voltadas para generalização são quase ausentes, assim como as que propõem argumentação e exposição do pensamento em atividades envolvendo sequências.This research aimed to analyze the diversity of types of sequencing activities proposed in Mathematics textbooks from 1st to 5th grade in a collection approved by the PNLD 2023. The research approach is predominantly qualitative, as the investigation is descriptive and interpretive of the data. To collect and systematize the data, we used analysis sheets and tables. In classifying the skills addressed in the activities, we drew up the following categories of analysis, based on the theoretical framework adopted: giving continuity to the sequence; identifying patterns in sequences from different contexts; translating the pattern and regularity of a sequence into other representations; completing a given sequence with one or more missing elements; finding a close term from a given sequence; finding a distant term from a given sequence; identifying the position occupied in the sequence by a given element, considering the generalization and structure of the element; drawing up a generalization in natural language of the law of formation of a sequence; producing a sequence from pre-established terms or criteria; drawing up sequences. Another category used in the work referred to the different representations of sequences. As a result of the research, the collection's proposal 9ncludee a diversity of representations of sequences and some categories of algebraic skills aimed at generalization are almost absent, as are those that propose argumentation and exposition of thoughts in activities involving sequences.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMRêgo, Rogéria Gaudencio dohttp://lattes.cnpq.br/3882610066313180Azerêdo, Maria Alves dehttp://lattes.cnpq.br/0309471026419288Almeida, Jadilson Ramos dehttp://lattes.cnpq.br/5828404099372063Rocha, Yasmin Rodrigues da2024-04-25T11:14:48Z2999-12-312024-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROCHA , Yasmin Rodrigues da. Livro didático de matemática dos anos iniciais: uma análise sobre a proposta de ensino de sequências. 2024. 182 f. Dissertação ( Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4921porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2024-04-26T04:06:46Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4921Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2024-04-26T04:06:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro didático de matemática dos anos iniciais: uma análise sobre a proposta de ensino de sequências
title Livro didático de matemática dos anos iniciais: uma análise sobre a proposta de ensino de sequências
spellingShingle Livro didático de matemática dos anos iniciais: uma análise sobre a proposta de ensino de sequências
Rocha, Yasmin Rodrigues da
Ensino de Matemática
Álgebra
livro didático
Teaching Mathematics
Algebra
textbook
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Livro didático de matemática dos anos iniciais: uma análise sobre a proposta de ensino de sequências
title_full Livro didático de matemática dos anos iniciais: uma análise sobre a proposta de ensino de sequências
title_fullStr Livro didático de matemática dos anos iniciais: uma análise sobre a proposta de ensino de sequências
title_full_unstemmed Livro didático de matemática dos anos iniciais: uma análise sobre a proposta de ensino de sequências
title_sort Livro didático de matemática dos anos iniciais: uma análise sobre a proposta de ensino de sequências
author Rocha, Yasmin Rodrigues da
author_facet Rocha, Yasmin Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rêgo, Rogéria Gaudencio do
http://lattes.cnpq.br/3882610066313180
Azerêdo, Maria Alves de
http://lattes.cnpq.br/0309471026419288
Almeida, Jadilson Ramos de
http://lattes.cnpq.br/5828404099372063
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Yasmin Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Álgebra
livro didático
Teaching Mathematics
Algebra
textbook
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino de Matemática
Álgebra
livro didático
Teaching Mathematics
Algebra
textbook
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A presente pesquisa teve por objetivo analisar a diversidade de tipos de atividades de sequências propostas nos livros didáticos de Matemática do 1º ao 5º ano de uma coleção aprovada pelo PNLD 2023. A abordagem da pesquisa é predominantemente qualitativa, visto que a investigação tem um caráter descritivo e interpretativo dos dados. Para recolha e sistematização dos dados, utilizamos fichas de análise e tabelas. Na classificação das habilidades abordadas nas atividades elaboramos as seguintes categorias de análise, a partir do referencial teórico adotado: dar continuidade à sequência; identificar padrões em sequências de diferentes contextos; traduzir padrão e regularidade de uma sequência para outras representações; completar uma sequência dada com um ou mais elementos ausentes; encontrar um termo próximo, a partir de uma dada sequência; encontrar um termo distante, a partir de uma dada sequência; identificar a posição ocupada na sequência por um elemento dado, considerando a generalização e estrutura do elemento; elaborar generalização em linguagem natural da lei de formação de uma sequência; produzir sequência a partir de termos ou critérios preestabelecidos; elaborar sequências. Outra categoria utilizada no trabalho referiu-se às diferentes representações de sequências. Temos, como resultado da pesquisa, que a proposta da coleção não traz diversidade de representações de sequências e algumas categorias de habilidades algébricas voltadas para generalização são quase ausentes, assim como as que propõem argumentação e exposição do pensamento em atividades envolvendo sequências.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-25T11:14:48Z
2024-02-29
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA , Yasmin Rodrigues da. Livro didático de matemática dos anos iniciais: uma análise sobre a proposta de ensino de sequências. 2024. 182 f. Dissertação ( Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4921
identifier_str_mv ROCHA , Yasmin Rodrigues da. Livro didático de matemática dos anos iniciais: uma análise sobre a proposta de ensino de sequências. 2024. 182 f. Dissertação ( Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709233029382144