Deficiência física adquirida em decorrência da violência física: representações de adolescentes e jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Fabiana Paulino
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1924
Resumo: Objetiva-se compreender as representações de adolescentes e jovens acerca da deficiência física adquirida decorrente de violência física e suas consequências. Trata-se de pesquisa exploratória, descritiva, qualitativa apoiada na teoria das representações sociais, realizada nas UBSF de Campina Grande, período outubro 2011 a fevereiro 2012. No universo de treze sujeitos, nove se constituíram a amostra. Os Instrumentos utilizados foram formulário e roteiro de entrevista semiestruturada. Os dados do formulário foram analisados pela interpretação e expressividade, apresentados de forma discursiva, enquanto nas entrevistas, utilizou-se a Análise de Conteúdo Categorial Temático pautado na Teoria das Representações Sociais. Respeitaram-se as diretrizes da Resolução 196/96, protocolo CEP nº 1912.0.000.13311. Os resultados mostram os participantes do sexo masculino; com idade entre 16 e 24 anos; baixa escolaridade e baixa renda, cinco solteiros e quatro com companheira; dois trabalham; apresentavam monoparesia, paraplegia, tetraplegia ou amputação. Da análise das representações sociais, duas categorias se enunciaram. A primeira relacionada às representações sobre a deficiência, a partir das subcategorias alterações anatomofuncional, dos sentimentos vivenciados com a deficiência e a ausência da representação do termo deficiência. A segunda categoria diz respeito às representações sobre as repercussões da deficiência adquirida, representada pelas subcategorias: dificuldades e limitações decorrentes da deficiência, conquistas e superações, impacto nas relações pessoais e preconceito. A deficiência física adquirida na adolescência ou juventude, em decorrência da violência, se constitui em marca indelével representando dificuldades e limitações de ordem biopsicossociais, comprometendo a qualidade de vida. Requer melhora da assistência pelas instâncias competentes facilitando o acesso aos bens e serviços de direito.
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Os dados do formulário foram analisados pela interpretação e expressividade, apresentados de forma discursiva, enquanto nas entrevistas, utilizou-se a Análise de Conteúdo Categorial Temático pautado na Teoria das Representações Sociais. Respeitaram-se as diretrizes da Resolução 196/96, protocolo CEP nº 1912.0.000.13311. Os resultados mostram os participantes do sexo masculino; com idade entre 16 e 24 anos; baixa escolaridade e baixa renda, cinco solteiros e quatro com companheira; dois trabalham; apresentavam monoparesia, paraplegia, tetraplegia ou amputação. Da análise das representações sociais, duas categorias se enunciaram. A primeira relacionada às representações sobre a deficiência, a partir das subcategorias alterações anatomofuncional, dos sentimentos vivenciados com a deficiência e a ausência da representação do termo deficiência. A segunda categoria diz respeito às representações sobre as repercussões da deficiência adquirida, representada pelas subcategorias: dificuldades e limitações decorrentes da deficiência, conquistas e superações, impacto nas relações pessoais e preconceito. A deficiência física adquirida na adolescência ou juventude, em decorrência da violência, se constitui em marca indelével representando dificuldades e limitações de ordem biopsicossociais, comprometendo a qualidade de vida. Requer melhora da assistência pelas instâncias competentes facilitando o acesso aos bens e serviços de direito.Aims to understand the representations of adolescents and young people about the acquired physical disability due to physical violence and its consequences. It search exploratory, descriptive, qualitative is based on the theory of social representations held in UBSF of Campina Grande, the period October 2011 to February 2012. In the universe of thirteen subjects, nine constituted the sample. The instruments used were form and semistructured interviews. The form data were analyzed by the interpretation and expressivity, presented in a discursive mode, while the interviews, we used the Content Analysis Categorical Thematic supported in the Theory of Social Representations. Respected to the guidelines of Resolution 196/96, Protocol No. CEP 1912.0.000.133-11. The results show the male participants, aged between 16 and 24 years, low education and low income, five singles and four with partner, two working; showed paresis, paraplegia, quadriplegia or amputation. From the analysis of social representations, two categories are enunciated. The first relates to the representations on disability from subcategories anatomical changes, the feelings with the disabilities and the lack of representation of the disability term. The second category concerns the representations about the repercussions of acquired deficiency, represented by subcategories: difficulties and limitations resulting from the disability, achievements and overruns, impact on personal relationships and prejudice. The disability acquired in adolescence or youth, as a result of violence, constitutes an indelible mark representing difficulties and limitations of order biopsychosocial, compromising the quality of life. Improvement requires assistance by the competent authorities facilitating access to goods and services correct.Universidade Estadual da ParaíbaSaúde PúblicaBRUEPBMestrado em Saúde PúblicaFrança, Inácia Sátiro Xavier deCPF:09863923400http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778637H5Lopes, Maria Emília LimeiraCPF:25220470434http://lattes.cnpq.br/0469294314981301Baptista, Rosilene SantosCPF:92788904487http://lattes.cnpq.br/9884386554804972Alves, Fabiana Paulino2015-09-25T12:21:27Z2013-10-032012-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Fabiana Paulino. Physical disability acquired at result of physical violence: representations of adolescents and youth. 2012. 108 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1924porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-05T15:27:56Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1924Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-05T15:27:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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