PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL-DISCURSIVO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Francisca Altamara
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5012
Resumo: As histórias em quadrinhos são um gênero multimodal que se compõe de diferentes modos de comunicação, como texto escrito, imagens, sons e vídeos (modo digital), diálogos e narração. Ao utilizá-las como ferramenta didática, vários benefícios são facilmente conquistados para despertar o interesse do aluno na leitura e escrita proficientes. Primeiramente, as HQs são frequentemente mais acessíveis, por ter uma linguagem artístico-lúdica atrativa e enunciados curtos e menos complexos em relação aos livros de texto tradicionais. A combinação de imagens e texto facilita a compreensão do enredo e dos conceitos abordados, especialmente para alunos que têm dificuldades com a leitura puramente textual, as imagens fornecem estímulos visuais que ajudam na compreensão da informação, o que a torna mais envolvente e motivadora, por abordar uma ampla variedade de temas, desde ficção científica e fantasia até biografias e histórias do cotidiano, alinhadas aos interesses e necessidades específicas do alunado, tornando a leitura mais relevante e significativa. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar de que forma a utilização de HQs pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura e de produção textual do alunado do 7º ano do Ensino Fundamental. Na fundamentação teórica da pesquisa, foram abordadas as concepções de linguagem de Koch e Elias (2007), as formas de apreensão de sentidos para os textos no âmbito dos gêneros textuais, além do instrumento de ensino de produção textual de acordo com Marcuschi (2018). A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, desenvolvendo uma proposta de intervenção e análise qualitativa dos dados. Nesse sentido, o referido trabalho utiliza-se do método da sequência didática (SD) proposta por Lopes Rossi (2012) como recurso pedagógico para o trabalho com a leitura e a produção de textos. A pesquisa obteve um resultado expressivo por parte dos alunos que participaram do projeto, tais como um aumento no desempenho em avaliações de compreensão de leitura, comparado aos resultados obtidos antes do início do projeto, além disso, as redações produzidas mostraram uma melhora notável em termos de coesão e coerência, com um aumento de 85% na pontuação média desses critérios em relação aos trabalhos anteriores, refletidos em um aumento na participação durante as aulas e discussões, comprovando que é possível promover o ensino de leitura e produção textual a partir das estratégias pedagógicas desenvolvidas através da leitura de HQs com o propósito de tornar os aprendizes proficientes da língua em seu contexto social.
id UEPB_855d73787d5a4de16e370790f8b2560e
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/5012
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL-DISCURSIVO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE ENSINOHistórias em quadrinhos. Competência leitora. Produção textual. EnsinoLETRAS::LINGUA PORTUGUESAAs histórias em quadrinhos são um gênero multimodal que se compõe de diferentes modos de comunicação, como texto escrito, imagens, sons e vídeos (modo digital), diálogos e narração. Ao utilizá-las como ferramenta didática, vários benefícios são facilmente conquistados para despertar o interesse do aluno na leitura e escrita proficientes. Primeiramente, as HQs são frequentemente mais acessíveis, por ter uma linguagem artístico-lúdica atrativa e enunciados curtos e menos complexos em relação aos livros de texto tradicionais. A combinação de imagens e texto facilita a compreensão do enredo e dos conceitos abordados, especialmente para alunos que têm dificuldades com a leitura puramente textual, as imagens fornecem estímulos visuais que ajudam na compreensão da informação, o que a torna mais envolvente e motivadora, por abordar uma ampla variedade de temas, desde ficção científica e fantasia até biografias e histórias do cotidiano, alinhadas aos interesses e necessidades específicas do alunado, tornando a leitura mais relevante e significativa. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar de que forma a utilização de HQs pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura e de produção textual do alunado do 7º ano do Ensino Fundamental. Na fundamentação teórica da pesquisa, foram abordadas as concepções de linguagem de Koch e Elias (2007), as formas de apreensão de sentidos para os textos no âmbito dos gêneros textuais, além do instrumento de ensino de produção textual de acordo com Marcuschi (2018). A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, desenvolvendo uma proposta de intervenção e análise qualitativa dos dados. Nesse sentido, o referido trabalho utiliza-se do método da sequência didática (SD) proposta por Lopes Rossi (2012) como recurso pedagógico para o trabalho com a leitura e a produção de textos. A pesquisa obteve um resultado expressivo por parte dos alunos que participaram do projeto, tais como um aumento no desempenho em avaliações de compreensão de leitura, comparado aos resultados obtidos antes do início do projeto, além disso, as redações produzidas mostraram uma melhora notável em termos de coesão e coerência, com um aumento de 85% na pontuação média desses critérios em relação aos trabalhos anteriores, refletidos em um aumento na participação durante as aulas e discussões, comprovando que é possível promover o ensino de leitura e produção textual a partir das estratégias pedagógicas desenvolvidas através da leitura de HQs com o propósito de tornar os aprendizes proficientes da língua em seu contexto social.Comic books are a multimodal genre that is made up of different modes of communication, such as written text, images, sounds and videos (digital mode), dialogues and narration. When using them as a teaching tool, several benefits are easily achieved to awaken the student's interest in proficient reading and writing. Firstly, comics are often more accessible, as they have an attractive artistic-playful language and short, less complex statements compared to traditional text books. The combination of images and text facilitates the understanding of the plot and the concepts covered, especially for students who have difficulties with purely textual reading, the images provide visual stimuli that help in understanding the information, which makes it more engaging and motivating, for cover a wide variety of themes, from science fiction and fantasy to biographies and everyday stories, aligned with the specific interests and needs of students, making reading more relevant and meaningful. In view of the above, the present work has the general objective of investigating how the use of comics can contribute to the development of reading and text production skills of students in the 7th year of Elementary School. In the theoretical foundation of the research, the concepts of language of Koch and Elias (2007) were addressed, the ways of apprehending meanings for texts within the scope of textual genres, in addition to the teaching instrument for textual production according to Marcuschi (2018) . The methodology adopted was action research, developing an intervention proposal and quantitative data analysis. In this sense, this work uses the didactic sequence (SD) method proposed by Lopes Rossi (2012) as a pedagogical resource for working with reading and producing texts. The research obtained significant results from the students who participated in the project, such as an increase in performance in reading comprehension assessments, compared to the results obtained before the start of the project. Furthermore, the essays produced showed a notable improvement in terms of cohesion and coherence, with an 85% increase in the average score of these criteria in relation to previous works, reflected in an increase in participation during classes and discussions, proving that it is possible to promote the teaching of reading and text production based on strategies pedagogical activities developed through reading comics with the purpose of making learners proficient in the language in their social context.Comics. Reading competence. Text production. Education.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASAQUINO, MARIA DE FATIMASILVA, Francisca Altamara2024-07-22T23:12:33Z2024-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Francisca Altamara. PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL-DISCURSIVO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO. 2024. [107]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [UEPB] .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5012porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2024-07-22T23:12:35Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/5012Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2024-07-22T23:12:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL-DISCURSIVO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO
title PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL-DISCURSIVO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO
spellingShingle PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL-DISCURSIVO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO
SILVA, Francisca Altamara
Histórias em quadrinhos. Competência leitora. Produção textual. Ensino
LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL-DISCURSIVO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO
title_full PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL-DISCURSIVO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO
title_fullStr PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL-DISCURSIVO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO
title_full_unstemmed PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL-DISCURSIVO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO
title_sort PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL-DISCURSIVO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO
author SILVA, Francisca Altamara
author_facet SILVA, Francisca Altamara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AQUINO, MARIA DE FATIMA
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Francisca Altamara
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias em quadrinhos. Competência leitora. Produção textual. Ensino
LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic Histórias em quadrinhos. Competência leitora. Produção textual. Ensino
LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description As histórias em quadrinhos são um gênero multimodal que se compõe de diferentes modos de comunicação, como texto escrito, imagens, sons e vídeos (modo digital), diálogos e narração. Ao utilizá-las como ferramenta didática, vários benefícios são facilmente conquistados para despertar o interesse do aluno na leitura e escrita proficientes. Primeiramente, as HQs são frequentemente mais acessíveis, por ter uma linguagem artístico-lúdica atrativa e enunciados curtos e menos complexos em relação aos livros de texto tradicionais. A combinação de imagens e texto facilita a compreensão do enredo e dos conceitos abordados, especialmente para alunos que têm dificuldades com a leitura puramente textual, as imagens fornecem estímulos visuais que ajudam na compreensão da informação, o que a torna mais envolvente e motivadora, por abordar uma ampla variedade de temas, desde ficção científica e fantasia até biografias e histórias do cotidiano, alinhadas aos interesses e necessidades específicas do alunado, tornando a leitura mais relevante e significativa. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar de que forma a utilização de HQs pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura e de produção textual do alunado do 7º ano do Ensino Fundamental. Na fundamentação teórica da pesquisa, foram abordadas as concepções de linguagem de Koch e Elias (2007), as formas de apreensão de sentidos para os textos no âmbito dos gêneros textuais, além do instrumento de ensino de produção textual de acordo com Marcuschi (2018). A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, desenvolvendo uma proposta de intervenção e análise qualitativa dos dados. Nesse sentido, o referido trabalho utiliza-se do método da sequência didática (SD) proposta por Lopes Rossi (2012) como recurso pedagógico para o trabalho com a leitura e a produção de textos. A pesquisa obteve um resultado expressivo por parte dos alunos que participaram do projeto, tais como um aumento no desempenho em avaliações de compreensão de leitura, comparado aos resultados obtidos antes do início do projeto, além disso, as redações produzidas mostraram uma melhora notável em termos de coesão e coerência, com um aumento de 85% na pontuação média desses critérios em relação aos trabalhos anteriores, refletidos em um aumento na participação durante as aulas e discussões, comprovando que é possível promover o ensino de leitura e produção textual a partir das estratégias pedagógicas desenvolvidas através da leitura de HQs com o propósito de tornar os aprendizes proficientes da língua em seu contexto social.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-22T23:12:33Z
2024-05-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Francisca Altamara. PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL-DISCURSIVO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO. 2024. [107]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [UEPB] .
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5012
identifier_str_mv SILVA, Francisca Altamara. PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL-DISCURSIVO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO. 2024. [107]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [UEPB] .
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458437011013632