A experiência com um projeto de educação ambiental nas aulas de Física do 3º ano do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Raposo da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2398
Resumo: O referido trabalho trata-se, de uma pesquisa envolvendo a Educação Ambiental, em uma abordagem CTSA para o Ensino de Física, realizada durante as aulas de Física do 3º ano F da Escola Estadual Monsenhor Manuel Vieira, no ano letivo de 2013. O trabalho descreve as etapas de produção de um projeto na turma do 3ºF, no qual os alunos realizaram pesquisas, direcionadas para o estudo de sistemas, capazes de converter a energia solar em outras formas de energia e que tivessem aplicações, como fornos, aquecedores solares e painéis solares. Foi proposto aos alunos, que criassem tais aparelhos, utilizando a reciclagem e os materiais de baixo custo. A referida pesquisa é justifica pelas necessidades de renovação do Ensino de Física, que procuram tornar os conhecimentos escolares mais significativos para a vida do estudante, inclusive mantendo relações com conhecimentos de outras áreas, é o caso da Educação Ambiental. Entre as principais ações do projeto, destacamos o uso e manipulação de pequenos painéis solares e medidores de energia, o desenvolvimento de miniprojetos com materiais reciclados e a construção de uma maquete, simulando uma casa sustentável. Com a aplicação da rotina de trabalho com projetos, na turma do 3º ano F, procurou-se investigar a partir de dados qualitativos colhidos a partir da aplicação de um questionário naquela turma, informações que dessem subsídio para a construção de uma proposta didática para o Ensino de Física em uma abordagem CTSA. Como produto da investigação, foi produzia uma proposta didática, cujo tema é a Energia Solar, abordada através da construção de miniprojetos.
id UEPB_88da12f2b7810790c8ae8311ae9e4c35
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2398
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A experiência com um projeto de educação ambiental nas aulas de Física do 3º ano do Ensino MédioExperience in an Environmental Education Project in Physics classes of senior high schoolEnergia SolarMetodologia de ProjetosEnsino de FísicaEducação AmbientalEnvironmental EducationSolar energyProject MethodologyPhysics EducationEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO referido trabalho trata-se, de uma pesquisa envolvendo a Educação Ambiental, em uma abordagem CTSA para o Ensino de Física, realizada durante as aulas de Física do 3º ano F da Escola Estadual Monsenhor Manuel Vieira, no ano letivo de 2013. O trabalho descreve as etapas de produção de um projeto na turma do 3ºF, no qual os alunos realizaram pesquisas, direcionadas para o estudo de sistemas, capazes de converter a energia solar em outras formas de energia e que tivessem aplicações, como fornos, aquecedores solares e painéis solares. Foi proposto aos alunos, que criassem tais aparelhos, utilizando a reciclagem e os materiais de baixo custo. A referida pesquisa é justifica pelas necessidades de renovação do Ensino de Física, que procuram tornar os conhecimentos escolares mais significativos para a vida do estudante, inclusive mantendo relações com conhecimentos de outras áreas, é o caso da Educação Ambiental. Entre as principais ações do projeto, destacamos o uso e manipulação de pequenos painéis solares e medidores de energia, o desenvolvimento de miniprojetos com materiais reciclados e a construção de uma maquete, simulando uma casa sustentável. Com a aplicação da rotina de trabalho com projetos, na turma do 3º ano F, procurou-se investigar a partir de dados qualitativos colhidos a partir da aplicação de um questionário naquela turma, informações que dessem subsídio para a construção de uma proposta didática para o Ensino de Física em uma abordagem CTSA. Como produto da investigação, foi produzia uma proposta didática, cujo tema é a Energia Solar, abordada através da construção de miniprojetos.This work is a research project on Environmental Education which was carried out during the development of physics classes of senior high school, class F, at Escola Estadual Monsenhor Manuel Vieira, during the school year 2013. The work describes the steps of the research project application in senior class, in which students conducted research directed to the study of systems capable of converting solar energy into other forms of energy that had applications, like ovens, solar heaters and solar power panels. The students were supposed to develop such apparatus by utilizing reuse of materials. Such research is justified by the renovation needs of education that seek to make the most significant school knowledge to the student life, including keeping with knowledge from other areas, such as environmental education. Such research is justified by the renovation needs of Physical Education, seeking to make the most significant school knowledge to the student life, including maintaining relationships with knowledge from other areas, in the case of Environmental Education. Among the main actions accomplished in the research project, we have the use and handling of solar mini panels and energy meters, the development of solar equipment with recycled materials and model building with solar panels. With the implementation of this work routine, we inquired from qualitative data collected through a questionnaire. With the application with project work routine, the class of 3rd year F, we tried to investigate from qualitative data gathered from the application of a questionnaire that class, information that give subsidy for the construction of a didactic proposal for the Physics Teaching in a CTSA approach. As product research, it has produced a didactic proposal, whose subject is the Solar Energy, addressed by building mini-projects.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMSilva, Jean Paulo Spinelly da89368568472http://lattes.cnpq.br/8576122417992007Freire, Morgana Ligia de Farias73833506448http://lattes.cnpq.br/6756464691141246Lima, Aercio Ferreira de24492464340http://lattes.cnpq.br/2202544044877070Barros, Marcos Antonio29926866468Silva, Rodrigo Raposo da2016-07-22T20:29:41Z2015-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, R. R. da. A experiência com um projeto de educação ambiental nas aulas de Física do 3º ano do Ensino Médio. 2015. 143f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2398porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-07-23T04:04:29Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2398Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-07-23T04:04:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência com um projeto de educação ambiental nas aulas de Física do 3º ano do Ensino Médio
Experience in an Environmental Education Project in Physics classes of senior high school
title A experiência com um projeto de educação ambiental nas aulas de Física do 3º ano do Ensino Médio
spellingShingle A experiência com um projeto de educação ambiental nas aulas de Física do 3º ano do Ensino Médio
Silva, Rodrigo Raposo da
Energia Solar
Metodologia de Projetos
Ensino de Física
Educação Ambiental
Environmental Education
Solar energy
Project Methodology
Physics Education
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short A experiência com um projeto de educação ambiental nas aulas de Física do 3º ano do Ensino Médio
title_full A experiência com um projeto de educação ambiental nas aulas de Física do 3º ano do Ensino Médio
title_fullStr A experiência com um projeto de educação ambiental nas aulas de Física do 3º ano do Ensino Médio
title_full_unstemmed A experiência com um projeto de educação ambiental nas aulas de Física do 3º ano do Ensino Médio
title_sort A experiência com um projeto de educação ambiental nas aulas de Física do 3º ano do Ensino Médio
author Silva, Rodrigo Raposo da
author_facet Silva, Rodrigo Raposo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Jean Paulo Spinelly da
89368568472
http://lattes.cnpq.br/8576122417992007
Freire, Morgana Ligia de Farias
73833506448
http://lattes.cnpq.br/6756464691141246
Lima, Aercio Ferreira de
24492464340
http://lattes.cnpq.br/2202544044877070
Barros, Marcos Antonio
29926866468
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rodrigo Raposo da
dc.subject.por.fl_str_mv Energia Solar
Metodologia de Projetos
Ensino de Física
Educação Ambiental
Environmental Education
Solar energy
Project Methodology
Physics Education
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Energia Solar
Metodologia de Projetos
Ensino de Física
Educação Ambiental
Environmental Education
Solar energy
Project Methodology
Physics Education
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description O referido trabalho trata-se, de uma pesquisa envolvendo a Educação Ambiental, em uma abordagem CTSA para o Ensino de Física, realizada durante as aulas de Física do 3º ano F da Escola Estadual Monsenhor Manuel Vieira, no ano letivo de 2013. O trabalho descreve as etapas de produção de um projeto na turma do 3ºF, no qual os alunos realizaram pesquisas, direcionadas para o estudo de sistemas, capazes de converter a energia solar em outras formas de energia e que tivessem aplicações, como fornos, aquecedores solares e painéis solares. Foi proposto aos alunos, que criassem tais aparelhos, utilizando a reciclagem e os materiais de baixo custo. A referida pesquisa é justifica pelas necessidades de renovação do Ensino de Física, que procuram tornar os conhecimentos escolares mais significativos para a vida do estudante, inclusive mantendo relações com conhecimentos de outras áreas, é o caso da Educação Ambiental. Entre as principais ações do projeto, destacamos o uso e manipulação de pequenos painéis solares e medidores de energia, o desenvolvimento de miniprojetos com materiais reciclados e a construção de uma maquete, simulando uma casa sustentável. Com a aplicação da rotina de trabalho com projetos, na turma do 3º ano F, procurou-se investigar a partir de dados qualitativos colhidos a partir da aplicação de um questionário naquela turma, informações que dessem subsídio para a construção de uma proposta didática para o Ensino de Física em uma abordagem CTSA. Como produto da investigação, foi produzia uma proposta didática, cujo tema é a Energia Solar, abordada através da construção de miniprojetos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-15
2016-07-22T20:29:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, R. R. da. A experiência com um projeto de educação ambiental nas aulas de Física do 3º ano do Ensino Médio. 2015. 143f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2398
identifier_str_mv SILVA, R. R. da. A experiência com um projeto de educação ambiental nas aulas de Física do 3º ano do Ensino Médio. 2015. 143f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813175628136448