Seu Generino: um contador de histórias orais na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Candice Firmino de Azevedo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2570
Resumo: Este trabalho analisa a performance do contador de histórias orais, tendo por base um contador de histórias orais paraibano, o senhor Generino Batista, com o objetivo de formar um perfil do contador de histórias contemporâneo, caracterizando e modelando sua atuação em relação à comunidade da qual faz parte. Baseados nas teorias sobre literatura popular, especificamente as propostas por Jolles (1976), Propp (2006), Zumthor (1993, 1997, 2007) e Lima (1985), que contemplam a literatura oral como fruto de um contexto de produção que prescinde de público, texto e ouvintes, e nas noções sobre a figura do narrador sociológico discutidas por Benjamin (1994) e Bosi (1987) e do narrador arquetípico analisadas por Warner (1999), bem como subsidiados pelos estudos bakhtinianos a respeito de dialogismo e vozes no discurso literário (BAKHTIN, 2008 e PONZIO, 2008), construímos um roteiro analítico performativo da ação desse contador de histórias, demonstrando o processo de construção dos enredos das histórias que ele conta com base na memória auditiva consciente e inconsciente coletiva, pessoal, social e cultural. Evidenciamos sua atuação como construtor do discurso e como ator que o representa com o objetivo de compreender a tradição do contar e a permanência do enredo arquetípico na contação das histórias. Tentando responder à pergunta: Qual o perfil sociocultural do contador de histórias orais na contemporaneidade? Através do método analítico-descritivo, de base sociológica, concluímos que o contador sujeito da pesquisa pode ser considerado um representante contemporâneo arquetípico, conforme caracterização veiculada, entretanto seu perfil social sofre variações devido ao seu propósito pessoal e a recepção de diferentes grupos de ouvintes. O contador de histórias orais se divide entre a comunidade da qual faz parte, que compartilha experiências semelhantes e na qual Seu Generino Batista assume o papel do contador arquetípico, e os novos grupos de ouvintes da grande cidade, que têm experiências e expectativas diferentes diante do contar.
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Baseados nas teorias sobre literatura popular, especificamente as propostas por Jolles (1976), Propp (2006), Zumthor (1993, 1997, 2007) e Lima (1985), que contemplam a literatura oral como fruto de um contexto de produção que prescinde de público, texto e ouvintes, e nas noções sobre a figura do narrador sociológico discutidas por Benjamin (1994) e Bosi (1987) e do narrador arquetípico analisadas por Warner (1999), bem como subsidiados pelos estudos bakhtinianos a respeito de dialogismo e vozes no discurso literário (BAKHTIN, 2008 e PONZIO, 2008), construímos um roteiro analítico performativo da ação desse contador de histórias, demonstrando o processo de construção dos enredos das histórias que ele conta com base na memória auditiva consciente e inconsciente coletiva, pessoal, social e cultural. Evidenciamos sua atuação como construtor do discurso e como ator que o representa com o objetivo de compreender a tradição do contar e a permanência do enredo arquetípico na contação das histórias. Tentando responder à pergunta: Qual o perfil sociocultural do contador de histórias orais na contemporaneidade? Através do método analítico-descritivo, de base sociológica, concluímos que o contador sujeito da pesquisa pode ser considerado um representante contemporâneo arquetípico, conforme caracterização veiculada, entretanto seu perfil social sofre variações devido ao seu propósito pessoal e a recepção de diferentes grupos de ouvintes. O contador de histórias orais se divide entre a comunidade da qual faz parte, que compartilha experiências semelhantes e na qual Seu Generino Batista assume o papel do contador arquetípico, e os novos grupos de ouvintes da grande cidade, que têm experiências e expectativas diferentes diante do contar.Ce travail analyse le comportement du counteur d'histoires priez, basé dans un counteur d'histoires, le Monsieur Generino Baptiste, avec l'objectif de former un profil du counteur d'histoires contemporain, en caractérisant et en formant sa performance concernant la communauté de laquelle il fait partie. Basés sur les théories sur littérature populaire, spécifiquement les propositions par Jolles (1976), Propp (2006), Zumthor (1993, 1997, 2007) et Lime (1985), qui envisagent la littérature verbale je mange fruit d'un contexte de production qui renonce de public, de texte et d'auditeurs, et dans les notions sur la figure du narrateur sociologique discutée par Benjamin (1994) et Bosi (1987) et du narrateur arquetípico analysé par Warner (1999), ainsi que subventionnés par les études des bakhtinianos concernant dialogismo et voix dans le discours littéraire (BAKHTIN, 2008 et PONZIO, 2008), nous construisons à un manuscrit analytique performativo de l'action de ce counteur d'histoires, en démontrant le processus de construction des enredos des histoires que il raconte sur base de la mémoire auditive consciente et inconsciente collective, personnel, social et culturel. Nous prouvons sa performance comme constructeur du discours et comme acteur qui le représente avec l'objectif de comprendre la tradition raconter et de la permanence de la trame arquetípico dans la contação des histoires. En essayant de répondre à la question : Ce qui le profil socioculturel du comptable d'histoires vous priez dans contemporaneidade ? À travers la méthode analítico-descritivo, de la base sociologique, nous concluons que le counteur sujet de la recherche peut être considéré un représentatif contemporain arquetípico, comme caractérisation propagée, néanmoins son profil social souffre variations dû à son intention personnelle et à réception de différents groupes d'auditeurs. Counteur de histoires verbaux se divise entre la communauté de qui fait partie, dont il partage expériences semblables et dans laquelle Son Generino Baptiste suppose le rôle le counteur arquetípico, et les nouveaux groupes d'auditeurs de la grande ville, qui ont des expériences et des attentes différentes devant le raconter.Universidade Estadual da ParaíbaUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIRibeiro, Maria GorettiNogueira, Candice Firmino de Azevedo2016-09-14T16:52:00Z2009-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNogueira, Candice Firmino de Azevedo. Seu Generino: um contador de histórias orais na contemporaneidade.. 2009. 121 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2570porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-09-15T04:04:46Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2570Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-09-15T04:04:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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