O entremez, o auto natalino e a dramaturgia em cordel: diálogos interculturais nas obras de Gil Vicente e Lourdes Ramalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malheiros, Rodrigo Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2491
Resumo: Trata-se da análise-interpretação das peças O auto de Mofina Mendes, de Gil Vicente e Presépio Mambembe, de Lourdes Ramalho, em perspectiva comparada, a fim de investigar como a forma do entremez relaciona-se com a do auto natalino, em diálogo aberto entre o sagrado e o profano, a tradição e o popular. Para tanto, estudaremos o entremez, em suas especificidades enquanto forma híbrida, destacando seu caráter popular – detectável tanto no ambiente em que se passa a peça, quanto nas ações e figurações das personagens no interior da mesma – e o universo carnavalesco re-criado, em suas relações com o processo histórico-social de produção/recepção. No caso da obra de Lourdes Ramalho, destaca-se, também, o recurso à paródia, que marcará seu diálogo, no tempo, com a dramaturgia vicentina. Para tanto, investiga-se, historicamente e esteticamente a forma do entremez ibérico até sua chegada ao Brasil, no século XIX, bem como suas relações, nesta recepção, com a cultura oral da região Nordeste. O entrecruzamento cultural do entremez e da literatura de folhetos nordestina fornecem elementos estético-formais necessários para a interpretação do que se chama, neste estudo, de dramaturgia em cordel nordestina.
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spelling O entremez, o auto natalino e a dramaturgia em cordel: diálogos interculturais nas obras de Gil Vicente e Lourdes RamalhoAnálise literária. Cordel. Dramaturgia. Teatro. Cultura popular.CIENCIAS SOCIAIS APLICADASTrata-se da análise-interpretação das peças O auto de Mofina Mendes, de Gil Vicente e Presépio Mambembe, de Lourdes Ramalho, em perspectiva comparada, a fim de investigar como a forma do entremez relaciona-se com a do auto natalino, em diálogo aberto entre o sagrado e o profano, a tradição e o popular. Para tanto, estudaremos o entremez, em suas especificidades enquanto forma híbrida, destacando seu caráter popular – detectável tanto no ambiente em que se passa a peça, quanto nas ações e figurações das personagens no interior da mesma – e o universo carnavalesco re-criado, em suas relações com o processo histórico-social de produção/recepção. No caso da obra de Lourdes Ramalho, destaca-se, também, o recurso à paródia, que marcará seu diálogo, no tempo, com a dramaturgia vicentina. Para tanto, investiga-se, historicamente e esteticamente a forma do entremez ibérico até sua chegada ao Brasil, no século XIX, bem como suas relações, nesta recepção, com a cultura oral da região Nordeste. O entrecruzamento cultural do entremez e da literatura de folhetos nordestina fornecem elementos estético-formais necessários para a interpretação do que se chama, neste estudo, de dramaturgia em cordel nordestina.The present study concerns in the analysis-interpretation of the plays: O Auto de Mofina Mendes by Gil Vicente and Presépio Mambembe by Lourdes Ramalho. This analysis was developed in a comparative perspective to investigate how the shape of the interlude is related with the Christmas play, in an open dialogue between the sacred and profane, the popular and tradition. Thus, we will study the interlude in its specificity as a hybrid form, highlighting its popular character - both detectable in the environment that the play is being performed, as in the actions and figurations of the characters within the same - and the carnival universe re-created in their relations with the historical and social process of production and reception. In the case of Lourdes Ramalho‟s work, there is also the use of parody, which will mark its dialogue in time with the Vincentian dramaturgy. To do so, we investigate, both historically and aesthetically the form of the Iberian interlude until his arrival in Brazil in the nineteenth century, as well as their relationships, during this reception, with the oral culture of the Northeast. The cultural intersection of the interlude and the handout Northeastern literature provide aesthetic and formal elements necessary for an understanding of what is called, in this study, dramaturgy in northeastern cordel („string‟).Universidade Estadual da ParaíbaUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIMaciel, Diógenes André VieiraMalheiros, Rodrigo Rodrigues2016-09-02T13:44:01Z2010-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMalheiros, Rodrigo Rodrigues. O entremez, o auto natalino e a dramaturgia em cordel: diálogos interculturais nas obras de Gil Vicente e Lourdes Ramalho. 2010. 78 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2491porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-09-03T04:04:56Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2491Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-09-03T04:04:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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