Memórias e saberes de Caiana dos crioulos na formação de professores: modos e formas de aprender na educação escolar quilombola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Luciene Tavares da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4305
Resumo: As práticas culturais que fazem parte da memória da Comunidade Caiana dos Crioulos são fundamentais para a formação educacional das crianças que vivem nesse território e dos docentes que atuam no espaço escolar da comunidade. Este trabalho tem como objetivo geral investigar como os saberes dos idosos da Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos, mediatizados pela memória, contribuem com a formação dos professores de Alagoa Grande – PB - e como a memória e os saberes da tradição local desenvolvem práticas educacionais que possibilitam a aprendizagem no contexto da Educação Escolar Quilombola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, em interface com a pesquisa bibliográfica, com abordagem da história oral através da entrevista temática e da técnica da observação participante. Trabalhamos com o conceito de memória elaborado por Pollak (1992) e Halbwachs (1950), de educação étnico-racial e quilombola, sob os olhares de Gomes (2012), e de formação do professorado na perspectiva de Ibernón (2016) e Tardif (2000). Utilizamos como fonte as Diretrizes Curriculares para as Relações Étnico-raciais e as Diretrizes para a Educação Escolar Quilombola, que versam sobre o assunto. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Firmo Santino da Silva, em Caiana dos Crioulos - Alagoa Grande – PB. Os sujeitos foram cinco professores dos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica, do turno da manhã, e cinco idosos moradores da respectiva comunidade. Com base nos estudos realizados, consideramos que as memórias das pessoas idosas do quilombo são educativas, porque são saberes que possibilitam formar docentes para uma prática educacional que dialogue com os conhecimentos escolares e com os saberes da comunidade. Durante todo o trajeto, as discussões ascenderam para a realização de oficinas pedagógicas temáticas, que resultaram na elaboração de um produto educacional, um Caderno Pedagógico que visa contribuir com a educação escolar na comunidade através de ações pedagógicas desenvolvidas com docentes.
id UEPB_8cd13594a85b3e5ec90353be5a395d41
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4305
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Memórias e saberes de Caiana dos crioulos na formação de professores: modos e formas de aprender na educação escolar quilombolaMemories and knowledge of Caiana dos crioulos in teacher education: ways and ways of learning in quilombola school educationEducação escolar quilombolaMemóriaSaberesFormação docenteEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMAs práticas culturais que fazem parte da memória da Comunidade Caiana dos Crioulos são fundamentais para a formação educacional das crianças que vivem nesse território e dos docentes que atuam no espaço escolar da comunidade. Este trabalho tem como objetivo geral investigar como os saberes dos idosos da Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos, mediatizados pela memória, contribuem com a formação dos professores de Alagoa Grande – PB - e como a memória e os saberes da tradição local desenvolvem práticas educacionais que possibilitam a aprendizagem no contexto da Educação Escolar Quilombola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, em interface com a pesquisa bibliográfica, com abordagem da história oral através da entrevista temática e da técnica da observação participante. Trabalhamos com o conceito de memória elaborado por Pollak (1992) e Halbwachs (1950), de educação étnico-racial e quilombola, sob os olhares de Gomes (2012), e de formação do professorado na perspectiva de Ibernón (2016) e Tardif (2000). Utilizamos como fonte as Diretrizes Curriculares para as Relações Étnico-raciais e as Diretrizes para a Educação Escolar Quilombola, que versam sobre o assunto. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Firmo Santino da Silva, em Caiana dos Crioulos - Alagoa Grande – PB. Os sujeitos foram cinco professores dos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica, do turno da manhã, e cinco idosos moradores da respectiva comunidade. Com base nos estudos realizados, consideramos que as memórias das pessoas idosas do quilombo são educativas, porque são saberes que possibilitam formar docentes para uma prática educacional que dialogue com os conhecimentos escolares e com os saberes da comunidade. Durante todo o trajeto, as discussões ascenderam para a realização de oficinas pedagógicas temáticas, que resultaram na elaboração de um produto educacional, um Caderno Pedagógico que visa contribuir com a educação escolar na comunidade através de ações pedagógicas desenvolvidas com docentes.The cultural practices that are part of the memory of the Caiana dos Crioulos Community are fundamental for the educational formation of the children who live in this territory and the teachers who work in the community's school space. This work aims to investigate how the knowledge of the elderly in the Caiana dos Crioulos Quilombola Community, mediated by memory, contributes to the training of teachers in Alagoa Grande - PB - and how memory and local tradition knowledge develop educational practices that enable learning in the context of Quilombola School Education. It is a qualitative research of the ethnographic type, in interface with the bibliographical research, with an approach to oral history through thematic interview and the technique of participant observation. We work with the concept of memory elaborated by Pollak (1992) and Halbwachs (1950), ethnic-racial and quilombola education, from the perspective of Gomes (2012), and teacher education from the perspective of Ibernón (2016) and Tardif (2000). We used as a source the Curriculum Guidelines for Ethnic-Racial Relations and the Guidelines for Quilombola School Education, which deal with the subject. The research was developed at the Firmo Santino da Silva Municipal School of Early Childhood Education and Elementary Education, in Caiana dos Crioulos - Alagoa Grande - PB. The subjects were five teachers from the early years of basic education, in the morning shift, and five elderly residents of the respective community. Based on the studies carried out, we consider that the memories of the elderly in the quilombo are educational, because they are knowledge that enables the formation of teachers for an educational practice that dialogues with school knowledge and community knowledge. Throughout the journey, discussions ascended to the realization of thematic pedagogical workshops, which resulted in the development of an educational product, a Pedagogical Notebook that aims to contribute to school education in the community through pedagogical actions developed with teachers.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPAragão, Patrícia Cristina deLima, Luciene Tavares da Silva2022-04-08T21:30:33Z2021-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, L. T. S. Memórias e saberes de Caiana dos crioulos na formação de professores: modos e formas de aprender na educação escolar quilombola. 2021. 324 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4305porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-04-08T21:30:33Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4305Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-04-08T21:30:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Memórias e saberes de Caiana dos crioulos na formação de professores: modos e formas de aprender na educação escolar quilombola
Memories and knowledge of Caiana dos crioulos in teacher education: ways and ways of learning in quilombola school education
title Memórias e saberes de Caiana dos crioulos na formação de professores: modos e formas de aprender na educação escolar quilombola
spellingShingle Memórias e saberes de Caiana dos crioulos na formação de professores: modos e formas de aprender na educação escolar quilombola
Lima, Luciene Tavares da Silva
Educação escolar quilombola
Memória
Saberes
Formação docente
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Memórias e saberes de Caiana dos crioulos na formação de professores: modos e formas de aprender na educação escolar quilombola
title_full Memórias e saberes de Caiana dos crioulos na formação de professores: modos e formas de aprender na educação escolar quilombola
title_fullStr Memórias e saberes de Caiana dos crioulos na formação de professores: modos e formas de aprender na educação escolar quilombola
title_full_unstemmed Memórias e saberes de Caiana dos crioulos na formação de professores: modos e formas de aprender na educação escolar quilombola
title_sort Memórias e saberes de Caiana dos crioulos na formação de professores: modos e formas de aprender na educação escolar quilombola
author Lima, Luciene Tavares da Silva
author_facet Lima, Luciene Tavares da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aragão, Patrícia Cristina de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Luciene Tavares da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação escolar quilombola
Memória
Saberes
Formação docente
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Educação escolar quilombola
Memória
Saberes
Formação docente
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description As práticas culturais que fazem parte da memória da Comunidade Caiana dos Crioulos são fundamentais para a formação educacional das crianças que vivem nesse território e dos docentes que atuam no espaço escolar da comunidade. Este trabalho tem como objetivo geral investigar como os saberes dos idosos da Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos, mediatizados pela memória, contribuem com a formação dos professores de Alagoa Grande – PB - e como a memória e os saberes da tradição local desenvolvem práticas educacionais que possibilitam a aprendizagem no contexto da Educação Escolar Quilombola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, em interface com a pesquisa bibliográfica, com abordagem da história oral através da entrevista temática e da técnica da observação participante. Trabalhamos com o conceito de memória elaborado por Pollak (1992) e Halbwachs (1950), de educação étnico-racial e quilombola, sob os olhares de Gomes (2012), e de formação do professorado na perspectiva de Ibernón (2016) e Tardif (2000). Utilizamos como fonte as Diretrizes Curriculares para as Relações Étnico-raciais e as Diretrizes para a Educação Escolar Quilombola, que versam sobre o assunto. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Firmo Santino da Silva, em Caiana dos Crioulos - Alagoa Grande – PB. Os sujeitos foram cinco professores dos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica, do turno da manhã, e cinco idosos moradores da respectiva comunidade. Com base nos estudos realizados, consideramos que as memórias das pessoas idosas do quilombo são educativas, porque são saberes que possibilitam formar docentes para uma prática educacional que dialogue com os conhecimentos escolares e com os saberes da comunidade. Durante todo o trajeto, as discussões ascenderam para a realização de oficinas pedagógicas temáticas, que resultaram na elaboração de um produto educacional, um Caderno Pedagógico que visa contribuir com a educação escolar na comunidade através de ações pedagógicas desenvolvidas com docentes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-27
2022-04-08T21:30:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, L. T. S. Memórias e saberes de Caiana dos crioulos na formação de professores: modos e formas de aprender na educação escolar quilombola. 2021. 324 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4305
identifier_str_mv LIMA, L. T. S. Memórias e saberes de Caiana dos crioulos na formação de professores: modos e formas de aprender na educação escolar quilombola. 2021. 324 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458430675517440