Os conteúdos sobre saúde no ENEM e sua abordagem no livro didático de Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Elcio Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3612
Resumo: Alguns estudos sobre a Educação em Saúde vêm sendo desenvolvidos ao longo dos últimos anos confirmando a importância da temática na formação dos cidadãos. Esses estudos analisam a Educação em Saúde nos currículos, materiais didáticos e nas demais atividades pedagógicas dentro dos espaços escolares. Teóricos descrevem a existência de três tipos básicos de abordagem de saúde: A biomédica, que valoriza os aspectos biológicos do processo saúde/doença, o comportamental, que associa a saúde dos indivíduos ao seu comportamento e o socioecológico, que relaciona a saúde dos indivíduos a aspectos sociais e ecológicos. Esta temática também está presente nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Este exame Se estrutura sob uma Matriz de Referência a qual tem influenciado as atividades na escola. Os livros didáticos também tem sofrido a influência do ENEM, passando a incorporar suas questões como atividades para exercitar a aprendizagem. O livro didático possui presença marcante no dia a dia das salas de aula, muitas vezes representando o principal instrumento metodológico para alunos e professores na dinâmica escolar. Partindo desses pressupostos esta pesquisa se propõe a analisar a abordagem dos conteúdos sobre saúde no ENEM e sua articulação no livro didático de Biologia. Trata-se de uma pesquisa documental desenvolvida em três fontes: Na Matriz de Referência do ENEM, nas provas de Biologia do referido exame, aplicadas entre os anos de 2009 a 2017 e em um livro didático de Biologia adotado pelas escolas da rede estadual de Pernambuco. Autores como Mohr (2002), Lomânoco (2004), Marinho (2013), Venturi (2013) e Hansen (2016) fundamentaram esta pesquisa nas concepções de Educação em Saúde e a sua a importância nos currículos da educação básica; utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin para a construção de categorias de análise e assim caracterizar a abordagem da temática saúde no ENEM e nos livros didáticos. Os resultados mostram que na Matriz de Referência do ENEM existem competências e habilidades que fundamentam a construção de questões sobre saúde nas provas de Biologia. É perceptível a recorrência de questões com essa temática nas provas analisadas. Apesar da maioria delas trazerem uma abordagem de saúde nos aspectos sócioecológico a presença do aspecto biomédico é marcante em uma grande quantidade de questões analisadas. Nos livros didáticos a abordagem biomédica da saúde também está muito presente, sendo os conhecimentos sobre saúde bastante vinculados a Anatomia, Fisiologia e Microbiologia. Esta pesquisa contribuiu para ampliar o debate sobre a presença da Educação em Saúde nos currículos e traz um manual de orientações pedagógicas para auxiliar o desenvolvimento de atividades nessa perspectiva.
id UEPB_8db57f117f53e5cbea8f31d39c6c8338
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3612
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Os conteúdos sobre saúde no ENEM e sua abordagem no livro didático de BiologiaThe contents on health in the ENEM (brazilian high school examination) and its approach in the didactic book of BiologyEducação em SaúdeLivro DidáticoEnsino de BiologiaExame Nacional do Ensino Médio - ENEMTextbookTeaching of BiologyHealth EducationNational High School ExamEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMAlguns estudos sobre a Educação em Saúde vêm sendo desenvolvidos ao longo dos últimos anos confirmando a importância da temática na formação dos cidadãos. Esses estudos analisam a Educação em Saúde nos currículos, materiais didáticos e nas demais atividades pedagógicas dentro dos espaços escolares. Teóricos descrevem a existência de três tipos básicos de abordagem de saúde: A biomédica, que valoriza os aspectos biológicos do processo saúde/doença, o comportamental, que associa a saúde dos indivíduos ao seu comportamento e o socioecológico, que relaciona a saúde dos indivíduos a aspectos sociais e ecológicos. Esta temática também está presente nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Este exame Se estrutura sob uma Matriz de Referência a qual tem influenciado as atividades na escola. Os livros didáticos também tem sofrido a influência do ENEM, passando a incorporar suas questões como atividades para exercitar a aprendizagem. O livro didático possui presença marcante no dia a dia das salas de aula, muitas vezes representando o principal instrumento metodológico para alunos e professores na dinâmica escolar. Partindo desses pressupostos esta pesquisa se propõe a analisar a abordagem dos conteúdos sobre saúde no ENEM e sua articulação no livro didático de Biologia. Trata-se de uma pesquisa documental desenvolvida em três fontes: Na Matriz de Referência do ENEM, nas provas de Biologia do referido exame, aplicadas entre os anos de 2009 a 2017 e em um livro didático de Biologia adotado pelas escolas da rede estadual de Pernambuco. Autores como Mohr (2002), Lomânoco (2004), Marinho (2013), Venturi (2013) e Hansen (2016) fundamentaram esta pesquisa nas concepções de Educação em Saúde e a sua a importância nos currículos da educação básica; utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin para a construção de categorias de análise e assim caracterizar a abordagem da temática saúde no ENEM e nos livros didáticos. Os resultados mostram que na Matriz de Referência do ENEM existem competências e habilidades que fundamentam a construção de questões sobre saúde nas provas de Biologia. É perceptível a recorrência de questões com essa temática nas provas analisadas. Apesar da maioria delas trazerem uma abordagem de saúde nos aspectos sócioecológico a presença do aspecto biomédico é marcante em uma grande quantidade de questões analisadas. Nos livros didáticos a abordagem biomédica da saúde também está muito presente, sendo os conhecimentos sobre saúde bastante vinculados a Anatomia, Fisiologia e Microbiologia. Esta pesquisa contribuiu para ampliar o debate sobre a presença da Educação em Saúde nos currículos e traz um manual de orientações pedagógicas para auxiliar o desenvolvimento de atividades nessa perspectiva.Some studies about Health Education have been developed through the last years confirming the importance of this subject about the citizen development. These studies analyze the Health Education in the resumes, didactic materials, and others pedagogical activities in the schooling environments. Theorists describe the existence of three base sorts of Health approach: The biomedical, which appreciate the biological aspects of the health/disease process; the behavioral, which associate the individual health to their behavior, and the social ecologic, which relate the individual health with the social and ecological aspects. This thematic is also present in the Brazilian High-school Exam (ENEM). This exam is structured under a Reference Matrix that has influenced the activities in the schools. The didactic books have also undergone the ENEM‟s influence, incorporating its questions as activities to practice the learning. The didactic book has a remarkable presence in the classroom daily routine, and often represents the main methodological tool to the students and teachers in the routine of the school. Under this assumption this research has the purpose of analyze the approach of the health subjects in the ENEM and its interaction with the Biology didactic book. Focus on a desk research developed in three sources: In the ENEM‟s Reference Matrix, in the biology tests of this exam, applied between the years of 2009-2017 and in a didactic Biology book adopted by the Pernambuco state schools network. Authors like Mohr (2002) Lomânoco (2004), Marinho (2013), Venturi (2013) and Hansen (2016) based this research on the health education concepts and its importance in the resumes of the basic education; There was used the technique of Bardin‟s Content Analyze to the constructions of the categories of alyzes and, as such, characterize the approach of the health thematic in the ENEM and in the didactic books. The results show that in the ENEM‟s Reference Matrix there are competence and skil s that base the development of the questions about health in the Biology tests. Is noticeable the recurrence of the questions with such thematic in the tests that were analyzed. Even though most of them bring an approach of health in the social ecologic aspects the presence of the biomedical aspect is remarkable in numerous questions analyzed. In the didactic books the health‟s biomedical approach is also present with the knowledge about health frequently linked with the Anatomy, hysiology, and Microbiology. This research contributed to amplify the discussion about the presence of the Health Education in the resumes and bring a manual of pedagogic orientations to support the development of activities in these perspectives.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMDias, Marcia Adelino da Silva44330588404http://lattes.cnpq.br/9674492903954108Aragão, Patricia Cristina de39523306472http://lattes.cnpq.br/6734404565435352Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/5187018279016366Batista, Elcio Silva2020-03-13T17:54:58Z2018-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBATISTA, Elcio Silva. Os conteúdos sobre saúde no ENEM e sua abordagem no livro didático de Biologia. 2018. 194f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3612porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2020-03-14T04:28:57Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3612Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2020-03-14T04:28:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Os conteúdos sobre saúde no ENEM e sua abordagem no livro didático de Biologia
The contents on health in the ENEM (brazilian high school examination) and its approach in the didactic book of Biology
title Os conteúdos sobre saúde no ENEM e sua abordagem no livro didático de Biologia
spellingShingle Os conteúdos sobre saúde no ENEM e sua abordagem no livro didático de Biologia
Batista, Elcio Silva
Educação em Saúde
Livro Didático
Ensino de Biologia
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Textbook
Teaching of Biology
Health Education
National High School Exam
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Os conteúdos sobre saúde no ENEM e sua abordagem no livro didático de Biologia
title_full Os conteúdos sobre saúde no ENEM e sua abordagem no livro didático de Biologia
title_fullStr Os conteúdos sobre saúde no ENEM e sua abordagem no livro didático de Biologia
title_full_unstemmed Os conteúdos sobre saúde no ENEM e sua abordagem no livro didático de Biologia
title_sort Os conteúdos sobre saúde no ENEM e sua abordagem no livro didático de Biologia
author Batista, Elcio Silva
author_facet Batista, Elcio Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Marcia Adelino da Silva
44330588404
http://lattes.cnpq.br/9674492903954108
Aragão, Patricia Cristina de
39523306472
http://lattes.cnpq.br/6734404565435352
Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento
http://lattes.cnpq.br/5187018279016366
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Elcio Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Livro Didático
Ensino de Biologia
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Textbook
Teaching of Biology
Health Education
National High School Exam
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Educação em Saúde
Livro Didático
Ensino de Biologia
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Textbook
Teaching of Biology
Health Education
National High School Exam
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Alguns estudos sobre a Educação em Saúde vêm sendo desenvolvidos ao longo dos últimos anos confirmando a importância da temática na formação dos cidadãos. Esses estudos analisam a Educação em Saúde nos currículos, materiais didáticos e nas demais atividades pedagógicas dentro dos espaços escolares. Teóricos descrevem a existência de três tipos básicos de abordagem de saúde: A biomédica, que valoriza os aspectos biológicos do processo saúde/doença, o comportamental, que associa a saúde dos indivíduos ao seu comportamento e o socioecológico, que relaciona a saúde dos indivíduos a aspectos sociais e ecológicos. Esta temática também está presente nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Este exame Se estrutura sob uma Matriz de Referência a qual tem influenciado as atividades na escola. Os livros didáticos também tem sofrido a influência do ENEM, passando a incorporar suas questões como atividades para exercitar a aprendizagem. O livro didático possui presença marcante no dia a dia das salas de aula, muitas vezes representando o principal instrumento metodológico para alunos e professores na dinâmica escolar. Partindo desses pressupostos esta pesquisa se propõe a analisar a abordagem dos conteúdos sobre saúde no ENEM e sua articulação no livro didático de Biologia. Trata-se de uma pesquisa documental desenvolvida em três fontes: Na Matriz de Referência do ENEM, nas provas de Biologia do referido exame, aplicadas entre os anos de 2009 a 2017 e em um livro didático de Biologia adotado pelas escolas da rede estadual de Pernambuco. Autores como Mohr (2002), Lomânoco (2004), Marinho (2013), Venturi (2013) e Hansen (2016) fundamentaram esta pesquisa nas concepções de Educação em Saúde e a sua a importância nos currículos da educação básica; utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin para a construção de categorias de análise e assim caracterizar a abordagem da temática saúde no ENEM e nos livros didáticos. Os resultados mostram que na Matriz de Referência do ENEM existem competências e habilidades que fundamentam a construção de questões sobre saúde nas provas de Biologia. É perceptível a recorrência de questões com essa temática nas provas analisadas. Apesar da maioria delas trazerem uma abordagem de saúde nos aspectos sócioecológico a presença do aspecto biomédico é marcante em uma grande quantidade de questões analisadas. Nos livros didáticos a abordagem biomédica da saúde também está muito presente, sendo os conhecimentos sobre saúde bastante vinculados a Anatomia, Fisiologia e Microbiologia. Esta pesquisa contribuiu para ampliar o debate sobre a presença da Educação em Saúde nos currículos e traz um manual de orientações pedagógicas para auxiliar o desenvolvimento de atividades nessa perspectiva.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17
2020-03-13T17:54:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BATISTA, Elcio Silva. Os conteúdos sobre saúde no ENEM e sua abordagem no livro didático de Biologia. 2018. 194f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3612
identifier_str_mv BATISTA, Elcio Silva. Os conteúdos sobre saúde no ENEM e sua abordagem no livro didático de Biologia. 2018. 194f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709222771163136