A voz transgressora em Doña Bárbara e Viva o povo brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Lorena Gois de Lima
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2508
Resumo: Em A voz transgressora em Doña Bárbara e Viva o povo brasileiro foi desenvolvida uma análise comparativa das personagens Doña Bárbara e Maria da Fé, dos respectivos romances – Doña Bárbara de Rómulo Gallegos e Viva o povo Brasileiro de João Ubaldo Ribeiro –, com o objetivo de analisar os perfis femininos de tais personagens, apontando o papel transgressor das mesmas. Para isso, foram levantados os elementos que as aproximam e, também, os que as distanciam. Como exemplo desse último, percebe-se em Maria da Fé uma mulher virtuosa e em Doña Bárbara uma mulher completamente arbitrária, mas ambas representantes de uma nova condição feminina na ficção, aquela em que a mulher aparece no texto literário sob uma nova visão, ganhando voz e espaço. Por se tratarem de obras da literatura latinoamericana, foi necessário abordar questões referentes a este universo literário, bem como, informações sobre os autores e sobre as obras estudas. Do referencial teórico usado para a pesquisa, José Luis Martínez, Walter Mignolo, Antonio Cornejo Polar, Donald L. Shaw e outros críticos da literatura latinoamericana foram fundamentais para estudar a história desta literatura que se desenvolve na América Latina; além de Flávio Aguiar e Sandra Guardini, que discorrem sobre o conceito de transculturação de Ángel Rama. E para a análise dos romances e do estudo comparativo das personagens foi de grande contribuição para este trabalho as ideias de Doris Sommer, Maria Gabriela Costa e Rita Therezinha Schimidt.
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