Leviatã e as propriedades inerentes aos monstros de horror

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bohrz, Julian
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5032
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar o monstro bíblico Leviatã presente em Salmos selecionados e no Livro de Jó. O estudo das propriedades e características dos monstros da ficção de horror aplicado em Leviatã assinala um campo de conexão entre aspectos da construção da imagem do monstro e a interpretação que a cultura costuma fazer desse tipo de criatura como símbolo de alteridades. Inicialmente, foi realizada uma reflexão sobre a Bíblia Hebraica, seu estilo de texto, os símbolos, o contexto histórico da antiguidade israelita, a partir dos autores Robert Alter, Frank Kermode, Mosha Greenberg. Foram abordadas, também, teorias que ampliam o conhecimento sobre os monstros da cultura, sua biologia fantástica, o conjunto de impurezas categoriais que intensificam o perigo representado pelo monstro e a relação disso com o numinoso, o abjeto. O texto busca evidenciar uma rede de projeções entre os conceitos de Eu e Outro que resulta na criação de um senso comunitário forjado no tabu das diferenças sociais perigosas a partir das imagens de monstro. Para isso, foram utilizados referenciais teóricos como Timothy Beal, Luiz Nazário, Noel Carrol, Julia Kristeva, Mary Douglas, Rudolf Otto, Richard Kearney. A análise da construção de Leviatã nos Salmos 74 e 104, bem como no Livro de Jó, como um monstro de horror acentua a necessidade de eliminação do abjetio para que se mantenha a ordem social e espiritual. Entende-se que investigar o corpo e o símbolo dos monstros bíblicos pelo prisma da análise literária, dos estudos culturais, e das diversas áreas do saber humano em comparação é uma forma de explicar como a figura do monstro nas artes localiza e desconstrói processos de subjetivação de matriz coletiva que envolvem tabus sacrificiais de bodes expiatórios e suas diferenças que exercem perigo de forma ampliada. Nesse sentido, Leviatã também é um símbolo da criação e destruição de categorias culturais de aparência inflexível.
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Foram abordadas, também, teorias que ampliam o conhecimento sobre os monstros da cultura, sua biologia fantástica, o conjunto de impurezas categoriais que intensificam o perigo representado pelo monstro e a relação disso com o numinoso, o abjeto. O texto busca evidenciar uma rede de projeções entre os conceitos de Eu e Outro que resulta na criação de um senso comunitário forjado no tabu das diferenças sociais perigosas a partir das imagens de monstro. Para isso, foram utilizados referenciais teóricos como Timothy Beal, Luiz Nazário, Noel Carrol, Julia Kristeva, Mary Douglas, Rudolf Otto, Richard Kearney. A análise da construção de Leviatã nos Salmos 74 e 104, bem como no Livro de Jó, como um monstro de horror acentua a necessidade de eliminação do abjetio para que se mantenha a ordem social e espiritual. Entende-se que investigar o corpo e o símbolo dos monstros bíblicos pelo prisma da análise literária, dos estudos culturais, e das diversas áreas do saber humano em comparação é uma forma de explicar como a figura do monstro nas artes localiza e desconstrói processos de subjetivação de matriz coletiva que envolvem tabus sacrificiais de bodes expiatórios e suas diferenças que exercem perigo de forma ampliada. Nesse sentido, Leviatã também é um símbolo da criação e destruição de categorias culturais de aparência inflexível.This dissertation aims to analyze the biblical monster Leviathan in selected Psalms and in the book of Job. The study of the properties and characteristics of horror fiction monsters applied to Leviathan spreads connections between aspects of the construction of the image of the monster and the interpretation that cultural studies usually make of this type of creature (as a symbol of otherness). Initially, a reflection was made on the Hebrew Bible, its style of text, symbols and the historical context of Israelite antiquity, based on the authors Robert Alter, Frank Kermode and Mosha Greenberg. Theories that expand our knowledge of the culture's monsters and its fantastic biology were also discussed. They highlight the set of categorical impurities that intensify the danger represented by the monster. In different ways, this context exemplifies aspects of the numinous, as well as the relationship between this feeling and the sacrificial configurations of abjection in ancient thought. The aim is to highlight a network of projections between the concepts of Self and Other that participates in the creation of a sense of community forged in the taboo of dangerous social differences. All of this is fed by images of the monster and its mechanisms for intensifying danger. In order to investigate this range of possibilities, we used theoretical references such as Timothy Beal, Luiz Nazário, Noel Carrol, Julia Kristeva, Mary Douglas, Rudolf Otto and Richard Kearney. Analyzing the construction of Leviathan as a monster of horror helps us to understand the taboos of eliminating what is considered monstrous in order to maintain the social and spiritual order of the sacred community that was emerging. It is understood that investigating the body and the symbol of biblical monsters through the prism of literary analysis, cultural studies, and the various areas of human knowledge in comparison, is a way of explaining how the figure of the monster in cultures delimit or establish the crisis in the processes of subjectivation of collective matrix that involve the amplification of social difference projected onto scapegoats.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIMarinho, Maria Simone Nogueirahttp://lattes.cnpq.br/9006294908415944Lopes, Marcio Capelli AllóSilva, Eli Brandão daBohrz, Julian2024-08-07T11:15:51Z2023-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBOHRZ, J. Leviatã e as propriedades inerentes aos monstros de horror. 2023. 127 f. 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