Leitura do texto escrito no ensino de Matemática: Compreensão textual na interação professor-aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Izidio Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3335
Resumo: Esta pesquisa analisa a leitura realizada pela professora de Matemática para tratar o conteúdo Divisibilidade numa turma do 6° Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, observando estratégias de compreensão textual construídas na interação entre professor- alunos/alunos-professor/alunos-alunos por meio de perguntas/respostas. A pesquisa insere numa abordagem qualitativa de campo com observação, registros das aulas de Matemática e aplicação de questionário. Os dados foram gerados por meio das observações e gravações das aulas referentes ao conteúdo Divisibilidade, em que a professora realizou sua exposição baseada na leitura do texto escrito da Matemática. Os pressupostos teóricos da Educação Matemática, Leitura e Linguagem Matemática nortearam a análise do corpus desta pesquisa, verificando como a leitura utilizada pela professora de Matemática ao explicar o conteúdo Divisibilidade interferiu na participação dos alunos deste conteúdo por parte dos alunos, igualmente, verificando dificuldades por eles enfrentadas ao compreenderem à linguagem Matemática. A discussão revela a importância do trabalho com a leitura nas aulas de Matemática, fundamentalmente necessária à formação do aluno leitor, visto que o professor desta disciplina também é um formador de leitor. O estudo permite recomendações referentes à leitura utilizada na sala de aula para compreender a linguagem Matemática referente ao conteúdo Divisibilidade, em que os alunos tendem a participar das aulas ao expressar seu raciocínio matemático, sobretudo por meio da linguagem falada entre os alunos para tratar do conteúdo em sala de aula.
id UEPB_9435836e454bd1945b2e7191e5953721
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3335
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Leitura do texto escrito no ensino de Matemática: Compreensão textual na interação professor-alunoReading of text written in mathematics education: Textual comprehension in teacher-student interactionEnsino da MatemáticaCompreensão textualLeituraDivisibilidadeMathematics TeachingReadingText comprehensionEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEsta pesquisa analisa a leitura realizada pela professora de Matemática para tratar o conteúdo Divisibilidade numa turma do 6° Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, observando estratégias de compreensão textual construídas na interação entre professor- alunos/alunos-professor/alunos-alunos por meio de perguntas/respostas. A pesquisa insere numa abordagem qualitativa de campo com observação, registros das aulas de Matemática e aplicação de questionário. Os dados foram gerados por meio das observações e gravações das aulas referentes ao conteúdo Divisibilidade, em que a professora realizou sua exposição baseada na leitura do texto escrito da Matemática. Os pressupostos teóricos da Educação Matemática, Leitura e Linguagem Matemática nortearam a análise do corpus desta pesquisa, verificando como a leitura utilizada pela professora de Matemática ao explicar o conteúdo Divisibilidade interferiu na participação dos alunos deste conteúdo por parte dos alunos, igualmente, verificando dificuldades por eles enfrentadas ao compreenderem à linguagem Matemática. A discussão revela a importância do trabalho com a leitura nas aulas de Matemática, fundamentalmente necessária à formação do aluno leitor, visto que o professor desta disciplina também é um formador de leitor. O estudo permite recomendações referentes à leitura utilizada na sala de aula para compreender a linguagem Matemática referente ao conteúdo Divisibilidade, em que os alunos tendem a participar das aulas ao expressar seu raciocínio matemático, sobretudo por meio da linguagem falada entre os alunos para tratar do conteúdo em sala de aula.This research analyzes the reading made by Mathematics teacher to deal wit h the content Divisibility in a class of the 6° Year of Elementary School in a public school, observing textual comprehension strategies built in the interaction between teacher-students / student- teacher / student- through questions / answers. The research inserts a qualitative field approach with observation, records of the Mathematics classes and questionnaire application. The data were generated through the observations and class recordings regarding the content Divisibility, in which the teacher made her presentation based on reading the written text of Mathematics. The theoretical assumptions of Mathematics Education, Reading and Mathematical Language guided the analysis of the corpus of this research, verifying how the reading used by the Mathematics teacher in explaining the content Divisibility interfered in the students' participation in this content by the students, also, they are faced with understanding mathematical language. The discussion reveals the importance of working with reading in Mathematics classes, fundamentally necessary for the formation of the student reader, since the teacher of this discipline is also a reader trainer. The study allows recommendations regarding the reading used in the classroom to understand the Mathematical language referring to the content Divisibility, in which students tend to participate in class by expressing their mathematical reasoning, especially through the language spoken among students to deal with content in the classroom.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMSantiago, Zélia Maria de Arruda20448023415http://lattes.cnpq.br/8201113424737919Rêgo, Rogéria Gaudencio do30911613404http://lattes.cnpq.br/3882610066313180Rodrigues, Marcia Candeia85448800459http://lattes.cnpq.br/9787353864767301Soares, Izidio Silva2019-05-13T19:15:06Z2018-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, I. S. Leitura do texto escrito no ensino de Matemática: Compreensão textual na interação professor-aluno. 2018. 152f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3335porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-05-14T04:23:04Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3335Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-05-14T04:23:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura do texto escrito no ensino de Matemática: Compreensão textual na interação professor-aluno
Reading of text written in mathematics education: Textual comprehension in teacher-student interaction
title Leitura do texto escrito no ensino de Matemática: Compreensão textual na interação professor-aluno
spellingShingle Leitura do texto escrito no ensino de Matemática: Compreensão textual na interação professor-aluno
Soares, Izidio Silva
Ensino da Matemática
Compreensão textual
Leitura
Divisibilidade
Mathematics Teaching
Reading
Text comprehension
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Leitura do texto escrito no ensino de Matemática: Compreensão textual na interação professor-aluno
title_full Leitura do texto escrito no ensino de Matemática: Compreensão textual na interação professor-aluno
title_fullStr Leitura do texto escrito no ensino de Matemática: Compreensão textual na interação professor-aluno
title_full_unstemmed Leitura do texto escrito no ensino de Matemática: Compreensão textual na interação professor-aluno
title_sort Leitura do texto escrito no ensino de Matemática: Compreensão textual na interação professor-aluno
author Soares, Izidio Silva
author_facet Soares, Izidio Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Zélia Maria de Arruda
20448023415
http://lattes.cnpq.br/8201113424737919
Rêgo, Rogéria Gaudencio do
30911613404
http://lattes.cnpq.br/3882610066313180
Rodrigues, Marcia Candeia
85448800459
http://lattes.cnpq.br/9787353864767301
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Izidio Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da Matemática
Compreensão textual
Leitura
Divisibilidade
Mathematics Teaching
Reading
Text comprehension
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino da Matemática
Compreensão textual
Leitura
Divisibilidade
Mathematics Teaching
Reading
Text comprehension
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Esta pesquisa analisa a leitura realizada pela professora de Matemática para tratar o conteúdo Divisibilidade numa turma do 6° Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, observando estratégias de compreensão textual construídas na interação entre professor- alunos/alunos-professor/alunos-alunos por meio de perguntas/respostas. A pesquisa insere numa abordagem qualitativa de campo com observação, registros das aulas de Matemática e aplicação de questionário. Os dados foram gerados por meio das observações e gravações das aulas referentes ao conteúdo Divisibilidade, em que a professora realizou sua exposição baseada na leitura do texto escrito da Matemática. Os pressupostos teóricos da Educação Matemática, Leitura e Linguagem Matemática nortearam a análise do corpus desta pesquisa, verificando como a leitura utilizada pela professora de Matemática ao explicar o conteúdo Divisibilidade interferiu na participação dos alunos deste conteúdo por parte dos alunos, igualmente, verificando dificuldades por eles enfrentadas ao compreenderem à linguagem Matemática. A discussão revela a importância do trabalho com a leitura nas aulas de Matemática, fundamentalmente necessária à formação do aluno leitor, visto que o professor desta disciplina também é um formador de leitor. O estudo permite recomendações referentes à leitura utilizada na sala de aula para compreender a linguagem Matemática referente ao conteúdo Divisibilidade, em que os alunos tendem a participar das aulas ao expressar seu raciocínio matemático, sobretudo por meio da linguagem falada entre os alunos para tratar do conteúdo em sala de aula.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-27
2019-05-13T19:15:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, I. S. Leitura do texto escrito no ensino de Matemática: Compreensão textual na interação professor-aluno. 2018. 152f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3335
identifier_str_mv SOARES, I. S. Leitura do texto escrito no ensino de Matemática: Compreensão textual na interação professor-aluno. 2018. 152f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709220602707968