Proposta e análise de estratégias para o ensino dos conceitos de entropia e espontaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3328 |
Resumo: | Um dos aspectos principais para o processo de aprendizagem em química e de outras ciências está relacionado com a construção dos conceitos científicos. Vários pesquisadores e educadores têm direcionado seus esforços na tentativa de identificar as complexas variáveis que envolvem a aprendizagem dos conceitos científicos. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática dividida em três momentos e aplicada a uma turma de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Dionísio da Costa, que é localizada na cidade de Patos-PB. Para a coleta dos dados foram utilizados diários de campo e questionários subsidiaram os resultados e discussão da presente pesquisa. Sendo que a categorização dos dados obtidos na sequência didática será desenvolvida a partir de estrutura analítica proposta por Mortimer e Scott, e como instrumento de caracterização da heterogeneidade das ideias e do desenvolvimento desta sequência será adotado o perfil conceitual Mortimer. A proposta da sequência didática para os temas entropia e espontaneidade será devidamente estruturada a partir de três diferentes dimensões: o foco de ensino, a abordagem e as ações, dentre as quais merecem destaque a narrativa científica, a exposição empírica e a exposição matemática. |
id |
UEPB_962d4f5d89b447c37acf251b59c2c1cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3328 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta e análise de estratégias para o ensino dos conceitos de entropia e espontaneidadeEspontaneidadeEntropiaConceitos científicosEnsino de QuímicaScientific conceptsSpontaneityEntropyEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMUm dos aspectos principais para o processo de aprendizagem em química e de outras ciências está relacionado com a construção dos conceitos científicos. Vários pesquisadores e educadores têm direcionado seus esforços na tentativa de identificar as complexas variáveis que envolvem a aprendizagem dos conceitos científicos. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática dividida em três momentos e aplicada a uma turma de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Dionísio da Costa, que é localizada na cidade de Patos-PB. Para a coleta dos dados foram utilizados diários de campo e questionários subsidiaram os resultados e discussão da presente pesquisa. Sendo que a categorização dos dados obtidos na sequência didática será desenvolvida a partir de estrutura analítica proposta por Mortimer e Scott, e como instrumento de caracterização da heterogeneidade das ideias e do desenvolvimento desta sequência será adotado o perfil conceitual Mortimer. A proposta da sequência didática para os temas entropia e espontaneidade será devidamente estruturada a partir de três diferentes dimensões: o foco de ensino, a abordagem e as ações, dentre as quais merecem destaque a narrativa científica, a exposição empírica e a exposição matemática.A key aspect for chemistry and other science learning process is related to the construction of scientific concepts. Several researchers and educators have focused their efforts on trying to identify the complex variables involved in the learning of science concepts. With this aim, we developed a split didactic sequence in three times and applied to a 3rd year of high school class of at the State School Dionisio da Costa, which is located in Patos – PB. Field diaries and questionnaires were used for data collection which supported the results and discussion of this research, however the categorization of the obtained data in the didactic sequence is developed from analytical structure proposed by Mortimer and Scott, and as a tool to characterize the heterogeneity of ideas and development of this sequence, the Mortimer conceptual profile will be adopted. The proposed didactic sequence for entropy and spontaneity issues will be properly structured based on three different dimensions: the teaching focus, the approach and actions, which the scientific narrative is worth mentioning, the empirical and mathematical exposition.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMDantas Filho, Francisco Ferreira49102400472http://lattes.cnpq.br/9209322069666549Onofre, Eduardo Gomes62283391415http://lattes.cnpq.br/5339741056906369Mazze, Fernanda Marur29138882833http://lattes.cnpq.br/9097929538985483Trajano, Luciano Lucena2019-05-13T19:14:02Z2016-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTRAJANO, L. L. Proposta e análise de estratégias para o ensino dos conceitos de entropia e espontaneidade. 2016. 86f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-05-14T04:26:33Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-05-14T04:26:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta e análise de estratégias para o ensino dos conceitos de entropia e espontaneidade |
title |
Proposta e análise de estratégias para o ensino dos conceitos de entropia e espontaneidade |
spellingShingle |
Proposta e análise de estratégias para o ensino dos conceitos de entropia e espontaneidade Trajano, Luciano Lucena Espontaneidade Entropia Conceitos científicos Ensino de Química Scientific concepts Spontaneity Entropy EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Proposta e análise de estratégias para o ensino dos conceitos de entropia e espontaneidade |
title_full |
Proposta e análise de estratégias para o ensino dos conceitos de entropia e espontaneidade |
title_fullStr |
Proposta e análise de estratégias para o ensino dos conceitos de entropia e espontaneidade |
title_full_unstemmed |
Proposta e análise de estratégias para o ensino dos conceitos de entropia e espontaneidade |
title_sort |
Proposta e análise de estratégias para o ensino dos conceitos de entropia e espontaneidade |
author |
Trajano, Luciano Lucena |
author_facet |
Trajano, Luciano Lucena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dantas Filho, Francisco Ferreira 49102400472 http://lattes.cnpq.br/9209322069666549 Onofre, Eduardo Gomes 62283391415 http://lattes.cnpq.br/5339741056906369 Mazze, Fernanda Marur 29138882833 http://lattes.cnpq.br/9097929538985483 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trajano, Luciano Lucena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espontaneidade Entropia Conceitos científicos Ensino de Química Scientific concepts Spontaneity Entropy EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Espontaneidade Entropia Conceitos científicos Ensino de Química Scientific concepts Spontaneity Entropy EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Um dos aspectos principais para o processo de aprendizagem em química e de outras ciências está relacionado com a construção dos conceitos científicos. Vários pesquisadores e educadores têm direcionado seus esforços na tentativa de identificar as complexas variáveis que envolvem a aprendizagem dos conceitos científicos. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática dividida em três momentos e aplicada a uma turma de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Dionísio da Costa, que é localizada na cidade de Patos-PB. Para a coleta dos dados foram utilizados diários de campo e questionários subsidiaram os resultados e discussão da presente pesquisa. Sendo que a categorização dos dados obtidos na sequência didática será desenvolvida a partir de estrutura analítica proposta por Mortimer e Scott, e como instrumento de caracterização da heterogeneidade das ideias e do desenvolvimento desta sequência será adotado o perfil conceitual Mortimer. A proposta da sequência didática para os temas entropia e espontaneidade será devidamente estruturada a partir de três diferentes dimensões: o foco de ensino, a abordagem e as ações, dentre as quais merecem destaque a narrativa científica, a exposição empírica e a exposição matemática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-27 2019-05-13T19:14:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TRAJANO, L. L. Proposta e análise de estratégias para o ensino dos conceitos de entropia e espontaneidade. 2016. 86f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3328 |
identifier_str_mv |
TRAJANO, L. L. Proposta e análise de estratégias para o ensino dos conceitos de entropia e espontaneidade. 2016. 86f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1811813182349508608 |