Diário pessoal: uma proposta de intervenção para a prática da leitura e da escrita no sétimo ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4610 |
Resumo: | A educação básica é direito de todos e é oferecida nos ambientes escolares de modo sistematizado, proporcionando aos educandos seu desenvolvimento intelectual, com vistas a torná-los cidadãos críticos, reflexivos e atuantes na sociedade. No entanto, ao longo do tempo, percebe-se que tais metas nem sempre são alcançadas. Para haver o desenvolvimento pleno dos educandos, é necessário superar alguns desafios, principalmente no que se refere à prática da leitura e da escrita. Diante disso, cabe aos docentes, em especial, os de Língua Portuguesa, envolver os alunos em práticas de letramento, para que possam fazer uso da leitura e escrita em suas práticas sociais de maneira efetiva. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo geral produzir um caderno pedagógico, contemplando uma sequência didática direcionada à produção do gênero textual/discursivo diário pessoal, de modo que este venha auxiliar o trabalho do professor em sala de aula, como também contribuir com o desenvolvimento e o aprendizado do aluno. Para isso, utilizou-se uma proposta pedagógica construída por meio das orientações de Dolz e Schneuwly (2011), direcionada a uma turma de 7º ano de uma escola da rede pública de ensino, localizada na cidade de Queimadas, Paraíba. Em relação à metodologia, a pesquisa é de natureza propositiva, uma vez que apresenta um material didático denominado caderno pedagógico, para auxiliar o trabalho do professor, e apresenta uma abordagem predominantemente qualitativa. O referencial teórico considerou as ideias abordadas por Antunes (2009), Dolz e Schneuwly (2011), Kleiman (2002), Koch e Elias (2018), Bakhtin (2016), Marcuschi (2008), Soares (2020) e Lejeune (2008). Observaram-se as contribuições dos documentos oficiais: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (2020), os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1997), a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), como também a Proposta Curricular do Estado da Paraíba (2018). Para tanto, a proposta aqui desenvolvida resultou na construção de um Caderno Pedagógico que versa, principalmente, pela aproximação do aluno em práticas de leitura e escrita, envolvendo o gênero diário pessoal, visto que este poderá contribuir para o desenvolvimento do aluno enquanto leitor e escritor da sua própria história. |
id |
UEPB_99b864e5374180a9cb3abbc33104c86f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4610 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Diário pessoal: uma proposta de intervenção para a prática da leitura e da escrita no sétimo ensino fundamentalLeituraEscritaGênero Diário PessoalSequência didáticaEnsino.LETRAS::LINGUA PORTUGUESAA educação básica é direito de todos e é oferecida nos ambientes escolares de modo sistematizado, proporcionando aos educandos seu desenvolvimento intelectual, com vistas a torná-los cidadãos críticos, reflexivos e atuantes na sociedade. No entanto, ao longo do tempo, percebe-se que tais metas nem sempre são alcançadas. Para haver o desenvolvimento pleno dos educandos, é necessário superar alguns desafios, principalmente no que se refere à prática da leitura e da escrita. Diante disso, cabe aos docentes, em especial, os de Língua Portuguesa, envolver os alunos em práticas de letramento, para que possam fazer uso da leitura e escrita em suas práticas sociais de maneira efetiva. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo geral produzir um caderno pedagógico, contemplando uma sequência didática direcionada à produção do gênero textual/discursivo diário pessoal, de modo que este venha auxiliar o trabalho do professor em sala de aula, como também contribuir com o desenvolvimento e o aprendizado do aluno. Para isso, utilizou-se uma proposta pedagógica construída por meio das orientações de Dolz e Schneuwly (2011), direcionada a uma turma de 7º ano de uma escola da rede pública de ensino, localizada na cidade de Queimadas, Paraíba. Em relação à metodologia, a pesquisa é de natureza propositiva, uma vez que apresenta um material didático denominado caderno pedagógico, para auxiliar o trabalho do professor, e apresenta uma abordagem predominantemente qualitativa. O referencial teórico considerou as ideias abordadas por Antunes (2009), Dolz e Schneuwly (2011), Kleiman (2002), Koch e Elias (2018), Bakhtin (2016), Marcuschi (2008), Soares (2020) e Lejeune (2008). Observaram-se as contribuições dos documentos oficiais: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (2020), os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1997), a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), como também a Proposta Curricular do Estado da Paraíba (2018). Para tanto, a proposta aqui desenvolvida resultou na construção de um Caderno Pedagógico que versa, principalmente, pela aproximação do aluno em práticas de leitura e escrita, envolvendo o gênero diário pessoal, visto que este poderá contribuir para o desenvolvimento do aluno enquanto leitor e escritor da sua própria história.Basic education is everyone's right and is offered in school environments in a systematic way, providing students with their intellectual development, with a view to making citizens critical, reflective and active in society. However, over time, it is clear that such goals are not always achieved. For the full development of students, it is necessary to overcome some challenges, especially with regard to the practice of reading and writing. In view of this, it is up to teachers, especially those of the Portuguese language, to involve students in literacy practices, so that they can effectively use reading and writing in their social practices. In this perspective, this research has the general objective of producing a pedagogical notebook, contemplating a didactic sequence aimed at the production of the textual/discursive genre, personal diary, so that it will help the teacher's work in the classroom, as well as contribute to the development and student learning. For this, we used a pedagogical proposal that was built through the guidelines of Dolz and Schneuwly (2011), directed to a 7th grade class of a public school, located in the city of Queimadas, Paraíba. Regarding the methodology, the research is propositional in nature, since it presents didactic material called the pedagogical notebook, to help the teacher's work, and presents a predominantly qualitative approach. The theoretical framework took into account the ideas addressed by Antunes (2009), Dolz and Schneuwly (2011), Kleiman (2002), Koch and Elias (2018), Bakhtin (2016), Marcuschi (2008), Soares (2020) and Lejeune (2008). The contributions of official documents were observed: the Law of Guidelines and Bases of Education - LDB (2020), the National Curricular Parameters - PCN (1997), the National Common Curricular Base - BNCC (2018), as well as the Curricular Proposal of the State of Paraíba (2018). Therefore, the proposal developed here resulted in the construction of a Pedagogical Notebook that deals mainly with bringing the student closer to reading and writing practices, involving the personal diary genre, since this can contribute to the development of the student as a reader and writer. of your own story.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASAquino, Maria de Fátima de Souzahttp://lattes.cnpq.br/0974910766203330Sales, Laurênia SoutoMartins, Iara Ferreira de MeloSilva, Ana Paula Lima da2023-05-02T11:22:09Z2023-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, Ana Paula Lima da. DIÁRIO PESSOAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2023. [150]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira- PB] .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4610porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-05-02T11:29:21Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4610Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-05-02T11:29:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diário pessoal: uma proposta de intervenção para a prática da leitura e da escrita no sétimo ensino fundamental |
title |
Diário pessoal: uma proposta de intervenção para a prática da leitura e da escrita no sétimo ensino fundamental |
spellingShingle |
Diário pessoal: uma proposta de intervenção para a prática da leitura e da escrita no sétimo ensino fundamental Silva, Ana Paula Lima da Leitura Escrita Gênero Diário Pessoal Sequência didática Ensino. LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
title_short |
Diário pessoal: uma proposta de intervenção para a prática da leitura e da escrita no sétimo ensino fundamental |
title_full |
Diário pessoal: uma proposta de intervenção para a prática da leitura e da escrita no sétimo ensino fundamental |
title_fullStr |
Diário pessoal: uma proposta de intervenção para a prática da leitura e da escrita no sétimo ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Diário pessoal: uma proposta de intervenção para a prática da leitura e da escrita no sétimo ensino fundamental |
title_sort |
Diário pessoal: uma proposta de intervenção para a prática da leitura e da escrita no sétimo ensino fundamental |
author |
Silva, Ana Paula Lima da |
author_facet |
Silva, Ana Paula Lima da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aquino, Maria de Fátima de Souza http://lattes.cnpq.br/0974910766203330 Sales, Laurênia Souto Martins, Iara Ferreira de Melo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Paula Lima da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita Gênero Diário Pessoal Sequência didática Ensino. LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
Leitura Escrita Gênero Diário Pessoal Sequência didática Ensino. LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
A educação básica é direito de todos e é oferecida nos ambientes escolares de modo sistematizado, proporcionando aos educandos seu desenvolvimento intelectual, com vistas a torná-los cidadãos críticos, reflexivos e atuantes na sociedade. No entanto, ao longo do tempo, percebe-se que tais metas nem sempre são alcançadas. Para haver o desenvolvimento pleno dos educandos, é necessário superar alguns desafios, principalmente no que se refere à prática da leitura e da escrita. Diante disso, cabe aos docentes, em especial, os de Língua Portuguesa, envolver os alunos em práticas de letramento, para que possam fazer uso da leitura e escrita em suas práticas sociais de maneira efetiva. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo geral produzir um caderno pedagógico, contemplando uma sequência didática direcionada à produção do gênero textual/discursivo diário pessoal, de modo que este venha auxiliar o trabalho do professor em sala de aula, como também contribuir com o desenvolvimento e o aprendizado do aluno. Para isso, utilizou-se uma proposta pedagógica construída por meio das orientações de Dolz e Schneuwly (2011), direcionada a uma turma de 7º ano de uma escola da rede pública de ensino, localizada na cidade de Queimadas, Paraíba. Em relação à metodologia, a pesquisa é de natureza propositiva, uma vez que apresenta um material didático denominado caderno pedagógico, para auxiliar o trabalho do professor, e apresenta uma abordagem predominantemente qualitativa. O referencial teórico considerou as ideias abordadas por Antunes (2009), Dolz e Schneuwly (2011), Kleiman (2002), Koch e Elias (2018), Bakhtin (2016), Marcuschi (2008), Soares (2020) e Lejeune (2008). Observaram-se as contribuições dos documentos oficiais: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (2020), os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1997), a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), como também a Proposta Curricular do Estado da Paraíba (2018). Para tanto, a proposta aqui desenvolvida resultou na construção de um Caderno Pedagógico que versa, principalmente, pela aproximação do aluno em práticas de leitura e escrita, envolvendo o gênero diário pessoal, visto que este poderá contribuir para o desenvolvimento do aluno enquanto leitor e escritor da sua própria história. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-02T11:22:09Z 2023-03-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silva, Ana Paula Lima da. DIÁRIO PESSOAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2023. [150]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira- PB] . http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4610 |
identifier_str_mv |
Silva, Ana Paula Lima da. DIÁRIO PESSOAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2023. [150]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira- PB] . |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4610 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709230548451328 |