Letramento literário na escola: um exercício de leitura pela zooliteratura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3068 |
Resumo: | Esta pesquisa teve por foco a formação do leitor de textos literários no Ensino Fundamental II, na perspectiva do letramento. O objetivo esteve em, de um lado, formar leitores mais proficientes do texto literário, e, de outro, possibilitar a construção de uma postura crítica e consciente na relação do homem com o meio ambiente. O estudo, de natureza pesquisa-ação, teve como metodologia a aplicação de uma proposta de intervenção baseada na sequência básica de Cosson (2012) com etapas de ciclos de leituras. O exercício de leitura foi aplicado em uma escola da zona rural, na cidade de Aroeiras/PB, com os contos de Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu, identificados como zooliteratura, cuja temática se volta para os animais. Como referencial teórico, contamos com os estudos de Candido (1972), Eagleton (2006), Kleiman (1995), Cosson (2012); Lajolo (1993), Garrard (2006), Maciel (2016), entre outros. Os resultados da pesquisa indicaram que a prática do texto literário, guiada pela motivação e a partir de uma temática contextualizada, possibilita o diálogo do aluno com o texto, provocando uma mudança significativa no modo de ler, interpretar e enxergar a literatura de forma a proporcionar uma atividade de maior conscientização e sensibilização humana. |
id |
UEPB_9ab65817a970d5d5beddbe3c90bcdfe6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3068 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento literário na escola: um exercício de leitura pela zooliteraturaLeitorLetramentoZooliteraturaLectorLINGUISTICA, LETRAS E ARTESEsta pesquisa teve por foco a formação do leitor de textos literários no Ensino Fundamental II, na perspectiva do letramento. O objetivo esteve em, de um lado, formar leitores mais proficientes do texto literário, e, de outro, possibilitar a construção de uma postura crítica e consciente na relação do homem com o meio ambiente. O estudo, de natureza pesquisa-ação, teve como metodologia a aplicação de uma proposta de intervenção baseada na sequência básica de Cosson (2012) com etapas de ciclos de leituras. O exercício de leitura foi aplicado em uma escola da zona rural, na cidade de Aroeiras/PB, com os contos de Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu, identificados como zooliteratura, cuja temática se volta para os animais. Como referencial teórico, contamos com os estudos de Candido (1972), Eagleton (2006), Kleiman (1995), Cosson (2012); Lajolo (1993), Garrard (2006), Maciel (2016), entre outros. Os resultados da pesquisa indicaram que a prática do texto literário, guiada pela motivação e a partir de uma temática contextualizada, possibilita o diálogo do aluno com o texto, provocando uma mudança significativa no modo de ler, interpretar e enxergar a literatura de forma a proporcionar uma atividade de maior conscientização e sensibilização humana.Esta investigación tiene por atención una formación de lectores de textos literarios en Ensino Fundamental II, en perspectiva de la enseñanza de la letra. El objetivo estuve en, por un lado, formar lectores más proficientes del texto literario, y de otro, posibilitar la construcción de una posición crítica y consciente en la relación del hombre con el medio ambiente. El estudio, de naturaleza investigación-acción, tuvo como metodologia la aplicación de una propuesta de intervención basada en la secuencia básica de Cosson (2012) con etapas de ciclos de lecturas. El ejercicio de lectura fue aplicado en una escuela de la zona rural, en la ciudad de Aroeiras/PB, com los cuentos de Clarice Lispector y Caio Fernando Abreu, identificados como zooliteratura, cuya temática se vuelve para los estúdios de Candido (1972), Eagleton (2006), Kleiman (1995), Cosson (2012), Lajolo (1993), Garrard (2006), Maciel (2016), entre otros. Los resultados de la investigación indicaron que la práctica del texto literário, guiada por la motivación ya partir de un tema común, possibilita el diálogo del alumno con el texto, provocando un cambio significativo en el modo de leer, interpretar y ver la literatura para proporcionar una atividade de más grande concientización y sensibilización humana.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASCosta, Maria Suely dahttp://lattes.cnpq.br/1891779191833711Araújo, Rosanne Bezerra dehttp://lattes.cnpq.br/7328556088478313Souza, Aldinida de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/2790523433318905Arruda, Katiana Barbosa de2018-06-04T18:30:25Z2018-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfArruda, Katiana Barbosa de. Letramento literário na escola: um exercício de leitura pela zooliteratura. 2018. 142f. Tese( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018 .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3068porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2018-06-05T04:18:30Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3068Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2018-06-05T04:18:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento literário na escola: um exercício de leitura pela zooliteratura |
title |
Letramento literário na escola: um exercício de leitura pela zooliteratura |
spellingShingle |
Letramento literário na escola: um exercício de leitura pela zooliteratura Arruda, Katiana Barbosa de Leitor Letramento Zooliteratura Lector LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
Letramento literário na escola: um exercício de leitura pela zooliteratura |
title_full |
Letramento literário na escola: um exercício de leitura pela zooliteratura |
title_fullStr |
Letramento literário na escola: um exercício de leitura pela zooliteratura |
title_full_unstemmed |
Letramento literário na escola: um exercício de leitura pela zooliteratura |
title_sort |
Letramento literário na escola: um exercício de leitura pela zooliteratura |
author |
Arruda, Katiana Barbosa de |
author_facet |
Arruda, Katiana Barbosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Maria Suely da http://lattes.cnpq.br/1891779191833711 Araújo, Rosanne Bezerra de http://lattes.cnpq.br/7328556088478313 Souza, Aldinida de Medeiros http://lattes.cnpq.br/2790523433318905 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arruda, Katiana Barbosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitor Letramento Zooliteratura Lector LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Leitor Letramento Zooliteratura Lector LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
Esta pesquisa teve por foco a formação do leitor de textos literários no Ensino Fundamental II, na perspectiva do letramento. O objetivo esteve em, de um lado, formar leitores mais proficientes do texto literário, e, de outro, possibilitar a construção de uma postura crítica e consciente na relação do homem com o meio ambiente. O estudo, de natureza pesquisa-ação, teve como metodologia a aplicação de uma proposta de intervenção baseada na sequência básica de Cosson (2012) com etapas de ciclos de leituras. O exercício de leitura foi aplicado em uma escola da zona rural, na cidade de Aroeiras/PB, com os contos de Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu, identificados como zooliteratura, cuja temática se volta para os animais. Como referencial teórico, contamos com os estudos de Candido (1972), Eagleton (2006), Kleiman (1995), Cosson (2012); Lajolo (1993), Garrard (2006), Maciel (2016), entre outros. Os resultados da pesquisa indicaram que a prática do texto literário, guiada pela motivação e a partir de uma temática contextualizada, possibilita o diálogo do aluno com o texto, provocando uma mudança significativa no modo de ler, interpretar e enxergar a literatura de forma a proporcionar uma atividade de maior conscientização e sensibilização humana. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-04T18:30:25Z 2018-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Arruda, Katiana Barbosa de. Letramento literário na escola: um exercício de leitura pela zooliteratura. 2018. 142f. Tese( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018 . http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3068 |
identifier_str_mv |
Arruda, Katiana Barbosa de. Letramento literário na escola: um exercício de leitura pela zooliteratura. 2018. 142f. Tese( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018 . |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Humanidades - CH Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Humanidades - CH Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709218205663232 |