Da Violência do discurso à violência do sacrifício: política, religião e sangue vertido em “EL matadero”, de Esteban Echeverría

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana , Franksnilson Ramos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2808
Resumo: A presente dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa “Literatura e Hermenêutica”, do Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade (UEPB), propõe uma leitura da obra “El matadero” (1874), do portenho Esteban Echeverría, com o intuito principal de interpretar o mecanismo do sacrifício inserido no conto, a partir de uma análise dos discursos violentos proferidos pelos sujeitos sacrificadores e pelas vítimas, submissos a uma ordem ideológica crida como divinizada. Os sujeitos discursivos são doutrinados pelas Ordem a condenar a outros que não façam parte da formação discursiva que ela legitima. São eles os “federais” e os “unitários”. A necessidade de dizimar os opositores revela a familiaridade entre a Buenos Aires das primeiras décadas do século XIX e o primitivismo, ao mesmo tempo a roupagem metafórica, simbólica, interdiscursiva(textual) e trágica que a obra possui. Assim sendo, não resta outra alternativa senão evocar o termo “sacrifício” para discorrermos a respeito dos assassinatos ocorridos (ou que devem ocorrer), com animais que aludem ao humano, e homens equiparados às bestas, em determinado matadouro do país vizinho. A narrativa de Echeverría resgata o tema do sacrifício das clássicas tragédias, todavia se provendo de uma novidade: de estreitar, em demasia, a relação entre uma ordem terrena, governamental, e uma ordem sobre-humana, ao ponto de confundir seus protagonistas. Nota-se a transferência de vocabulário de um plano a outro, ou o jogo dicotômico que permeia todo o relato. Um tipo de sujeito será classificado como demônio, estranho, animal, objeto sacrificável. Veremos que a violência dessa classificação permite a violência do sacrifício, que mostrará a sua ambivalência: a vítima é fatalmente ferida para remir sua comunidade. Para que tracemos tal hermenêutica, nos fundamentaremos, sobretudo, nos estudos de Maingueneau (2016) (2015) (2008), Ricœur (1976), Bakhtin (2006), Rousseau (2001), Althusser (1970) e Girard (1990).
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spelling Da Violência do discurso à violência do sacrifício: política, religião e sangue vertido em “EL matadero”, de Esteban EcheverríaAnálise do discurso. hermenêutica. Literatura Argentina.CIENCIAS SOCIAIS APLICADASA presente dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa “Literatura e Hermenêutica”, do Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade (UEPB), propõe uma leitura da obra “El matadero” (1874), do portenho Esteban Echeverría, com o intuito principal de interpretar o mecanismo do sacrifício inserido no conto, a partir de uma análise dos discursos violentos proferidos pelos sujeitos sacrificadores e pelas vítimas, submissos a uma ordem ideológica crida como divinizada. Os sujeitos discursivos são doutrinados pelas Ordem a condenar a outros que não façam parte da formação discursiva que ela legitima. São eles os “federais” e os “unitários”. A necessidade de dizimar os opositores revela a familiaridade entre a Buenos Aires das primeiras décadas do século XIX e o primitivismo, ao mesmo tempo a roupagem metafórica, simbólica, interdiscursiva(textual) e trágica que a obra possui. Assim sendo, não resta outra alternativa senão evocar o termo “sacrifício” para discorrermos a respeito dos assassinatos ocorridos (ou que devem ocorrer), com animais que aludem ao humano, e homens equiparados às bestas, em determinado matadouro do país vizinho. A narrativa de Echeverría resgata o tema do sacrifício das clássicas tragédias, todavia se provendo de uma novidade: de estreitar, em demasia, a relação entre uma ordem terrena, governamental, e uma ordem sobre-humana, ao ponto de confundir seus protagonistas. Nota-se a transferência de vocabulário de um plano a outro, ou o jogo dicotômico que permeia todo o relato. Um tipo de sujeito será classificado como demônio, estranho, animal, objeto sacrificável. Veremos que a violência dessa classificação permite a violência do sacrifício, que mostrará a sua ambivalência: a vítima é fatalmente ferida para remir sua comunidade. Para que tracemos tal hermenêutica, nos fundamentaremos, sobretudo, nos estudos de Maingueneau (2016) (2015) (2008), Ricœur (1976), Bakhtin (2006), Rousseau (2001), Althusser (1970) e Girard (1990).La presente disertación, vinculada a la Línea de Investigación “Literatura e Hermenêutica”, del “Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade (UEPB), propone una lectura de la obra “El matadero” (1874), del porteño Esteban Echeverría, con el principal objetivo de interpretar el mecanismo del sacrificio presentado en el cuento, a partir de un análisis de los discursos violentos proferidos por los sujetos sacrificadores y las víctimas, sumisos a una orden ideológica creída como divinizada. Los sujetos discursivos son doctrinados por la Orden a condenar a otros que no formen parte de la formación discursiva que ella legitima. Son ellos los “federales” y los “unitarios”. La necesidad de extirpar los opositores revela la familiaridad entre la Buenos Aires de las primeras décadas del siglo XIX y el primitivismo, y a la vez el ropaje metafórico, simbólico, interdiscursivo(textual) y trágico que la obra posee. Siendo así, no hay otra salida sino evocar el término “sacrificio” para que discurramos respecto a los asesinatos ocurridos (o que deben ocorrer), con animales que aluden a lo humano, y hombres equiparados a las bestias, en respectivo matadero del país vecino. La narrativa de Echeverría rescata el tema del sacrificio de las clásicas tragedias, no obstante proveyéndose de una novedad: la de estrechar, en demasía, la relación entre una orden terrena, gubernamental, y una orden sobrehumana, al punto de confundir sus protagonistas. Se nota la transferencia de vocabulario de un plano al otro, o el juego dicotómico que permea todo el relato. Un tipo de sujeto será clasificado como demonio, extraño, animal, objeto sacrificable. Veremos que la violencia de esta clasificación permite la violencia del sacrificio, que presentará su ambivalencia: la víctima es fatalmente herida para redimir su comunidad. Para que tracemos tal hermenéutica, nos fundamentaremos, sobretodo, en los estudios de Maingueneau (2016) (2015) (2008), Ricœur (1976), Bakhtin (2006), Rousseau (2001), Althusser (1970) y Girard (1990).Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLISilva , Eli Brandão daSantana , Franksnilson Ramos2017-08-25T15:48:38Z2017-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSantana , Franksnilson Ramos. 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