Proposta de ensino interdisciplinar a partir da Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Stephanie Karine Guerra
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3850
Resumo: Esta pesquisa insere-se no contexto do ensino de Biologia, mais especificamente, no tema sobre botânica, tendo como objetivo investigar a contribuição da abordagem interdisciplinar e contextualizada da espécie Gallesia integrifolia para o processo de formação escolar dos alunos do Ensino Médio de uma escola do município de Paudalho – PE. A pesquisa possui caráter descritivo, com abordagem qualitativa. No que se refere à metodologia, foram elaboradas quatro aulas, posteriormente, ministradas para um grupo de 35 estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Antes da sequência de aulas, foi solicitado que os estudantes construíssem mapas mentais sobre o tema norteador (Gallesia integrifolia), com o objetivo de compreender o nível de conhecimento e as conexões que os estudantes conseguiam fazer com a planta em questão e outros assuntos. Após a sequência de aulas, foi requerida a construção de um novo mapa mental com a intenção de analisar as contribuições do conteúdo. A análise dos mapas revelou o aumento no quantitativo de registros e coerência nas citações dos mapas mentais pós-intervenção, demonstrando, assim, uma ampliação na percepção dos estudantes permeada pela interdisciplinaridade e pela contextualização dos saberes. Conclui-se que reforçar a abordagem pedagógica ativa, no sentido de incentivar a reflexão e a argumentação dos estudantes, revela a necessidade de o professor reavaliar suas estratégias em sala de aula, visando a formação de indivíduos conscientes de seu papel na compreensão e na construção do mundo em que vivem.
id UEPB_9fe552a5056b917079f98b488282952f
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3850
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Proposta de ensino interdisciplinar a partir da Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO)Proposal for interdisciplinary education from Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO)Gallesia integrifoliaBotânicaInterdisciplinaridadeEnsino de BiologiaBotanyInterdisciplinarityBiology teachingGallesia integrifoliaCIENCIAS BIOLOGICASEsta pesquisa insere-se no contexto do ensino de Biologia, mais especificamente, no tema sobre botânica, tendo como objetivo investigar a contribuição da abordagem interdisciplinar e contextualizada da espécie Gallesia integrifolia para o processo de formação escolar dos alunos do Ensino Médio de uma escola do município de Paudalho – PE. A pesquisa possui caráter descritivo, com abordagem qualitativa. No que se refere à metodologia, foram elaboradas quatro aulas, posteriormente, ministradas para um grupo de 35 estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Antes da sequência de aulas, foi solicitado que os estudantes construíssem mapas mentais sobre o tema norteador (Gallesia integrifolia), com o objetivo de compreender o nível de conhecimento e as conexões que os estudantes conseguiam fazer com a planta em questão e outros assuntos. Após a sequência de aulas, foi requerida a construção de um novo mapa mental com a intenção de analisar as contribuições do conteúdo. A análise dos mapas revelou o aumento no quantitativo de registros e coerência nas citações dos mapas mentais pós-intervenção, demonstrando, assim, uma ampliação na percepção dos estudantes permeada pela interdisciplinaridade e pela contextualização dos saberes. Conclui-se que reforçar a abordagem pedagógica ativa, no sentido de incentivar a reflexão e a argumentação dos estudantes, revela a necessidade de o professor reavaliar suas estratégias em sala de aula, visando a formação de indivíduos conscientes de seu papel na compreensão e na construção do mundo em que vivem.This research is situated in the context of teaching biology, specifically on the topic of botany, aimed to investigate the contribution of the interdisciplinary and contextualized approach of the Gallesia integrifólia species to the school education process of high school students from a school in the municipality of Paudalho (PE). The research has a descriptive character, with a qualitative approach. Regarding the methodology, four classes were prepare and then, taught to a group of 35 students from the 2nd year of high school. Before the sequence of classes, students were asked to build mind maps, about the goal theme (Gallesia integrifólia) in order to understand the knowledge level and the connection the students were able to make about said plant and other subjects. After the class sequences, they were asked to make a new mind map, in order to analyze the assimilation contributions. The analysis of the maps revealed an increase in the number of registers and in the consistency of citations of mental maps after intervention, revealing an expansion in the perception of students with the interdisciplinary and contextualized approach to knowledge. In conclusion, reinforcing the active pedagogical approach, in order to encourage students’ reflection and argumentation, reveals the need for the teacher to reevaluate his/her strategies in class, aiming at the formation of individuals aware of their role in the understanding and construction of the world they live in.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMGeglio, Paulo César07346904877http://lattes.cnpq.br/6014136500691921Geglio, Paulo César07346904877http://lattes.cnpq.br/6014136500691921Dias, Márcia Adelino da Silva44330588404http://lattes.cnpq.br/9674492903954108Feitosa, Antonia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar39580580430http://lattes.cnpq.br/2631933490596587Vasconcelos, Stephanie Karine Guerra2021-11-24T14:05:18Z2020-10-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVASCONCELOS, S. K. G. Proposta de ensino interdisciplinar a partir da Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO). 2020. 153f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3850porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-11-24T14:07:22Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3850Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-11-24T14:07:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de ensino interdisciplinar a partir da Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO)
Proposal for interdisciplinary education from Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO)
title Proposta de ensino interdisciplinar a partir da Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO)
spellingShingle Proposta de ensino interdisciplinar a partir da Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO)
Vasconcelos, Stephanie Karine Guerra
Gallesia integrifolia
Botânica
Interdisciplinaridade
Ensino de Biologia
Botany
Interdisciplinarity
Biology teaching
Gallesia integrifolia
CIENCIAS BIOLOGICAS
title_short Proposta de ensino interdisciplinar a partir da Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO)
title_full Proposta de ensino interdisciplinar a partir da Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO)
title_fullStr Proposta de ensino interdisciplinar a partir da Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO)
title_full_unstemmed Proposta de ensino interdisciplinar a partir da Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO)
title_sort Proposta de ensino interdisciplinar a partir da Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO)
author Vasconcelos, Stephanie Karine Guerra
author_facet Vasconcelos, Stephanie Karine Guerra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Geglio, Paulo César
07346904877
http://lattes.cnpq.br/6014136500691921
Geglio, Paulo César
07346904877
http://lattes.cnpq.br/6014136500691921
Dias, Márcia Adelino da Silva
44330588404
http://lattes.cnpq.br/9674492903954108
Feitosa, Antonia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar
39580580430
http://lattes.cnpq.br/2631933490596587
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Stephanie Karine Guerra
dc.subject.por.fl_str_mv Gallesia integrifolia
Botânica
Interdisciplinaridade
Ensino de Biologia
Botany
Interdisciplinarity
Biology teaching
Gallesia integrifolia
CIENCIAS BIOLOGICAS
topic Gallesia integrifolia
Botânica
Interdisciplinaridade
Ensino de Biologia
Botany
Interdisciplinarity
Biology teaching
Gallesia integrifolia
CIENCIAS BIOLOGICAS
description Esta pesquisa insere-se no contexto do ensino de Biologia, mais especificamente, no tema sobre botânica, tendo como objetivo investigar a contribuição da abordagem interdisciplinar e contextualizada da espécie Gallesia integrifolia para o processo de formação escolar dos alunos do Ensino Médio de uma escola do município de Paudalho – PE. A pesquisa possui caráter descritivo, com abordagem qualitativa. No que se refere à metodologia, foram elaboradas quatro aulas, posteriormente, ministradas para um grupo de 35 estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Antes da sequência de aulas, foi solicitado que os estudantes construíssem mapas mentais sobre o tema norteador (Gallesia integrifolia), com o objetivo de compreender o nível de conhecimento e as conexões que os estudantes conseguiam fazer com a planta em questão e outros assuntos. Após a sequência de aulas, foi requerida a construção de um novo mapa mental com a intenção de analisar as contribuições do conteúdo. A análise dos mapas revelou o aumento no quantitativo de registros e coerência nas citações dos mapas mentais pós-intervenção, demonstrando, assim, uma ampliação na percepção dos estudantes permeada pela interdisciplinaridade e pela contextualização dos saberes. Conclui-se que reforçar a abordagem pedagógica ativa, no sentido de incentivar a reflexão e a argumentação dos estudantes, revela a necessidade de o professor reavaliar suas estratégias em sala de aula, visando a formação de indivíduos conscientes de seu papel na compreensão e na construção do mundo em que vivem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-28
2021-11-24T14:05:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VASCONCELOS, S. K. G. Proposta de ensino interdisciplinar a partir da Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO). 2020. 153f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3850
identifier_str_mv VASCONCELOS, S. K. G. Proposta de ensino interdisciplinar a partir da Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO). 2020. 153f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709223823933440