A divisibilidade no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentim, Erivan Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2828
Resumo: A proposta deste trabalho é de realizar uma abordagem sobre os múltiplos e divisores, incluindo mínimo múltiplo comum e o máximo divisor comum, tendo em vista a dificuldade que os estudantes sentem ao se deparar com tal conteúdo na educação básica, objetivando um melhor entendimento a cerca do conteúdo e uma melhoria no que diz o respeito a aprendizagem dos educandos. A proposta foi aplicada em uma turma de 8 ano na Escola Técnica Agrícola Joaquim Limeira de Queiroz, na cidade de Puxinanã - PB, no mês de março de 2017. Foram abordados as definições de múltiplos, divisores, números primos e mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum, e aplicadas atividades tais como: bingo dos divisores, a soma do quadrado mágico e a construção do Crivo de Eratóstenes. Por fim, realizamos um exercício avaliativo com o objetivo de analisar se os resultados a respeito do conteúdo e das atividades propostas anteriormente foram satisfatórias.
id UEPB_a21d82b38d59ea63e65cde6d2c00e5db
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2828
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A divisibilidade no Ensino FundamentalMúltiplosTeoria dos NúmerosDivisoresMínimo Múltiplo ComumMáximo Divisor ComumMultipleDividersThe Least Common MultipleThe Greatest Common DivisorCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA proposta deste trabalho é de realizar uma abordagem sobre os múltiplos e divisores, incluindo mínimo múltiplo comum e o máximo divisor comum, tendo em vista a dificuldade que os estudantes sentem ao se deparar com tal conteúdo na educação básica, objetivando um melhor entendimento a cerca do conteúdo e uma melhoria no que diz o respeito a aprendizagem dos educandos. A proposta foi aplicada em uma turma de 8 ano na Escola Técnica Agrícola Joaquim Limeira de Queiroz, na cidade de Puxinanã - PB, no mês de março de 2017. Foram abordados as definições de múltiplos, divisores, números primos e mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum, e aplicadas atividades tais como: bingo dos divisores, a soma do quadrado mágico e a construção do Crivo de Eratóstenes. Por fim, realizamos um exercício avaliativo com o objetivo de analisar se os resultados a respeito do conteúdo e das atividades propostas anteriormente foram satisfatórias.The purpose of this work is to realize an approach about multiples and divisors, in- cluding the least common multiple and the greatest common divisor, owing to the difficulty that students feel when they faced with such content in basic education, aiming at a better understanding about it and an improvement in the learning of le- arners. The suggestion was applied in an 8th grade class at the Joaquim Limeira de Queiroz Agricultural Technical School, in the city of Puxinan˜ a - PB, in March 2017. They were addressed the definitions of multiples, divisors, prime numbers and the least common multiple and the greatest common divisor, and it was applied activities such as: bingo of the divisors, the sum of the magic square and the construction of the Sieve of Eratosthenes. Finally, we carried out an evaluation exercise with the objective of analyzing if the results regarding the content and the activities previously proposed were satisfactory.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATSilva, Maria Isabelle00074631462Albuquerque, Francisco Sibério Bezerra97952818368Severo, Uberlândio Batista76889785487Valentim, Erivan Sousa2017-08-29T15:42:48Z2017-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVALENTIM, E. S. A divisibilidade no Ensino Fundamental. 2017. 62f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2828porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2017-08-30T04:07:14Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2828Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2017-08-30T04:07:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A divisibilidade no Ensino Fundamental
title A divisibilidade no Ensino Fundamental
spellingShingle A divisibilidade no Ensino Fundamental
Valentim, Erivan Sousa
Múltiplos
Teoria dos Números
Divisores
Mínimo Múltiplo Comum
Máximo Divisor Comum
Multiple
Dividers
The Least Common Multiple
The Greatest Common Divisor
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A divisibilidade no Ensino Fundamental
title_full A divisibilidade no Ensino Fundamental
title_fullStr A divisibilidade no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed A divisibilidade no Ensino Fundamental
title_sort A divisibilidade no Ensino Fundamental
author Valentim, Erivan Sousa
author_facet Valentim, Erivan Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria Isabelle
00074631462
Albuquerque, Francisco Sibério Bezerra
97952818368
Severo, Uberlândio Batista
76889785487
dc.contributor.author.fl_str_mv Valentim, Erivan Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Múltiplos
Teoria dos Números
Divisores
Mínimo Múltiplo Comum
Máximo Divisor Comum
Multiple
Dividers
The Least Common Multiple
The Greatest Common Divisor
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Múltiplos
Teoria dos Números
Divisores
Mínimo Múltiplo Comum
Máximo Divisor Comum
Multiple
Dividers
The Least Common Multiple
The Greatest Common Divisor
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A proposta deste trabalho é de realizar uma abordagem sobre os múltiplos e divisores, incluindo mínimo múltiplo comum e o máximo divisor comum, tendo em vista a dificuldade que os estudantes sentem ao se deparar com tal conteúdo na educação básica, objetivando um melhor entendimento a cerca do conteúdo e uma melhoria no que diz o respeito a aprendizagem dos educandos. A proposta foi aplicada em uma turma de 8 ano na Escola Técnica Agrícola Joaquim Limeira de Queiroz, na cidade de Puxinanã - PB, no mês de março de 2017. Foram abordados as definições de múltiplos, divisores, números primos e mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum, e aplicadas atividades tais como: bingo dos divisores, a soma do quadrado mágico e a construção do Crivo de Eratóstenes. Por fim, realizamos um exercício avaliativo com o objetivo de analisar se os resultados a respeito do conteúdo e das atividades propostas anteriormente foram satisfatórias.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-29T15:42:48Z
2017-06-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALENTIM, E. S. A divisibilidade no Ensino Fundamental. 2017. 62f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2828
identifier_str_mv VALENTIM, E. S. A divisibilidade no Ensino Fundamental. 2017. 62f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709216194494464