“Qualquer um pode ficar perturbado”: Os sentidos construídos sobre o sofrimento psíquico por usuários de saúde mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Pablo Leonardo de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3956
Resumo: Na história da humanidade, a loucura foi concebida de diversas formas: com significado místico, na Idade Média, como doença mental, com o advento da Psiquiatria asilar, e como sofrimento psíquico/transtorno mental, com o surgimento do movimento reformista. Para compreender como os usuários de saúde mental concebem a loucura atualmente, o objetivo deste trabalho foi de analisar os sentidos produzidos sobre o sofrimento psíquico por essas pessoas em vídeos de domínio público. Os objetivos específicos foram: analisar como o surgimento e a permanência do sofrimento psíquico foram construídos nas narrativas desses sujeitos; identificar os discursos (religioso, asilar, reformista etc.) que referenciaram o sentido que eles atribuem ao sofrimento; e investigar o posicionamento dessas pessoas acerca do diagnóstico elaborado pelo saber médico. Para desenvolver este estudo, adotou-se a perspectiva teórico-metodológica da proposta da produção de sentidos a partir da análise das práticas discursivas. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com caráter exploratório, para cujo desenvolvimento foi feita uma pesquisa documental. Foram utilizados os vídeo-documentários ‘A loucura entre nós’ e ‘Estamira’ e a conferência ‘I am not a monster: schizophrenia’. As narrativas foram submetidas à análise de discurso, de acordo com a proposta dos mapas dialógicos (Nascimento, Tavanti; Pereira, 2014). Nos relatos analisados, alguns usuários referenciaram o sofrimento psíquico recorrendo ao discurso da Psiquiatria asilar, no entanto, alguns se posicionaram de forma contrária a esse saber. O discurso místico-religioso também foi constatado nos depoimentos, e as tramas familiares foram salientadas quando falaram sobre as crises familiares e a violência sexual sofrida. Os usuários também mencionaram as relações cotidianas, a insegurança e a sensação de vigilância ao circular no território. Os resultados indicaram que, apesar da força do discurso pautado na Psiquiatria asilar, alguns usuários exercem o protagonismo social quando se empoderam e subvertem as ideias que esse saber defende. A relevância social desta pesquisa se justifica não só porque trouxe contribuições acadêmicas, mas também por provocar reflexões sobre um novo lugar social para a loucura e sobre os caminhos que devem continuar sendo percorridos pela proposta reformista.
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Os objetivos específicos foram: analisar como o surgimento e a permanência do sofrimento psíquico foram construídos nas narrativas desses sujeitos; identificar os discursos (religioso, asilar, reformista etc.) que referenciaram o sentido que eles atribuem ao sofrimento; e investigar o posicionamento dessas pessoas acerca do diagnóstico elaborado pelo saber médico. Para desenvolver este estudo, adotou-se a perspectiva teórico-metodológica da proposta da produção de sentidos a partir da análise das práticas discursivas. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com caráter exploratório, para cujo desenvolvimento foi feita uma pesquisa documental. Foram utilizados os vídeo-documentários ‘A loucura entre nós’ e ‘Estamira’ e a conferência ‘I am not a monster: schizophrenia’. As narrativas foram submetidas à análise de discurso, de acordo com a proposta dos mapas dialógicos (Nascimento, Tavanti; Pereira, 2014). Nos relatos analisados, alguns usuários referenciaram o sofrimento psíquico recorrendo ao discurso da Psiquiatria asilar, no entanto, alguns se posicionaram de forma contrária a esse saber. O discurso místico-religioso também foi constatado nos depoimentos, e as tramas familiares foram salientadas quando falaram sobre as crises familiares e a violência sexual sofrida. Os usuários também mencionaram as relações cotidianas, a insegurança e a sensação de vigilância ao circular no território. Os resultados indicaram que, apesar da força do discurso pautado na Psiquiatria asilar, alguns usuários exercem o protagonismo social quando se empoderam e subvertem as ideias que esse saber defende. A relevância social desta pesquisa se justifica não só porque trouxe contribuições acadêmicas, mas também por provocar reflexões sobre um novo lugar social para a loucura e sobre os caminhos que devem continuar sendo percorridos pela proposta reformista.Throughout human history, madness has been conceived in different ways: with a mystical meaning, in the Middle Ages, as a mental illness, with the advent of asylum Psychiatry, and as a psychic suffering/mental disorder, with the emergence of the reformist movement. In order to understand how mental health users currently perceive madness, the aim of this study was to analyze the meanings produced by these people about psychic suffering in public domain videos. The specific objectives were: to analyze how the appearance and permanence of psychic suffering were constructed in the narratives of these subjects; to identify the discourses (religious, asylum, reformist, etc.) which indicate the meaning they attribute to this suffering; and to investigate the position of these people about the diagnosis elaborated by medical knowledge. To develop this study, we adopted the theoretical-methodological perspective of the production of meanings proposal based on the analysis of discursive practices. This is a qualitative study, with an exploratory character, with documentary research carried out for its development. The ‘A madness between us’ and ‘Estamira’ video documentaries and the ‘I am not a monster: schizophrenia’ conference were used. The narratives were submitted to discourse analysis, according to the concept of dialogue maps (Nascimento, Tavanti; Pereira, 2014). In the analyzed reports, some users referred to psychic suffering using the asylum psychiatry discourse, however, some take a stand against this knowledge. The mystical-religious discourse was also found in the testimonies, and the family plots were highlighted when they talked about family crises and the sexual violence suffered. Users also mentioned daily relationships, insecurity, and the feeling of vigilance when walking around. The results indicated that, despite the strength of the discourse based on asylum psychiatry, some users play a leading role when they are empowered and subvert the ideas defended by this knowledge. The social relevance of this research is justified not only for its academic contributions but also because it provoked reflections on a new social place for madness and on the paths that must continue to be followed by the reformist proposal.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPSVelôso, Thelma Maria Grisi34363858400Moraes, Maristela de Melo024.918.464-89Oliveira Filho, Pedro de018818104-02Melo, Pablo Leonardo de2021-12-21T13:21:05Z2999-12-312021-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMELO, Pablo Leonardo de. “Qualquer um pode ficar perturbado”: Os sentidos construídos sobre o sofrimento psíquico por usuários de saúde mental. 2021. 85f. 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