Entre mitos e interditos: Uma reflexão sobre a segregação feminina na Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Jane Cleide de Almeida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4249
Resumo: Ao longo da história, a presença da mulher em algumas áreas do conhecimento foi questionada, censurada ou esquecida. Percebe-se uma baixa presença feminina na construção histórica da matemática. Vários fatores contribuíram para tal questão, entre eles os culturais. Muitos mitos foram se moldando ao longo dos anos acerca da relação da mulher com a matemática, os mesmos circulam nos ouvidos das crianças desde cedo, no seio familiar, nas escolas, mídias e sociedade em geral, suscitando um efeito danoso na formação e diferenciação dos papeis sexuais, moldando atitudes ante a matemática, que repercutirão em suas escolhas profissionais e em seu desempenho. Com o objetivo de analisar possíveis motivos da segregação feminina na matemática, este trabalho se desenvolve em dois momentos distintos. No primeiro deles, analisa-se a concepção de cinco alunas concluintes do curso de Licenciatura em Matemática sobre a participação feminina nesta área, por meio da gravação em áudio de uma aula de estágio docente. Posteriormente, há uma reflexão acerca dos mitos e Procedimentos de Exclusão Interditos em relação à mulher e a matemática, tomando como base o conceito de Foucault (1971) para tal, com dados coletados em um questionário aplicado a concluintes do ensino médio. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa e seus dados sugerem que existe um desconforto do gênero feminino em atuar no campo da docência matemática, por relatarem ainda haver muitos desafios a serem superados nesta área. O gênero feminino não é estimulado para a escolha de cursos voltados para os cálculos, se refugiando principalmente nos Procedimentos de Exclusão Interditos para tais abusos de gerar e alimentar certos mitos. Os discursos referentes a este contexto que reinam na sociedade foram se moldando ao ponto de se encontrar, apenas nas entrelinhas, falas baseadas na Exclusão Interdita, de forma discriminatória.
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Com o objetivo de analisar possíveis motivos da segregação feminina na matemática, este trabalho se desenvolve em dois momentos distintos. No primeiro deles, analisa-se a concepção de cinco alunas concluintes do curso de Licenciatura em Matemática sobre a participação feminina nesta área, por meio da gravação em áudio de uma aula de estágio docente. Posteriormente, há uma reflexão acerca dos mitos e Procedimentos de Exclusão Interditos em relação à mulher e a matemática, tomando como base o conceito de Foucault (1971) para tal, com dados coletados em um questionário aplicado a concluintes do ensino médio. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa e seus dados sugerem que existe um desconforto do gênero feminino em atuar no campo da docência matemática, por relatarem ainda haver muitos desafios a serem superados nesta área. O gênero feminino não é estimulado para a escolha de cursos voltados para os cálculos, se refugiando principalmente nos Procedimentos de Exclusão Interditos para tais abusos de gerar e alimentar certos mitos. Os discursos referentes a este contexto que reinam na sociedade foram se moldando ao ponto de se encontrar, apenas nas entrelinhas, falas baseadas na Exclusão Interdita, de forma discriminatória.Throughout history, the presence of women in some areas of knowledge has been questioned, censored or forgotten. There is a low female presence in the historical construction of mathematics. There are several factors that contributed to this issue, among them are the cultural factors. Several myths have been constructed over the years about women's relationship with mathematics. Myths that reach the ears of children from an early age, in the family, in schools, media and in society in general, having a detrimental effect on the formation and differentiation of sexual roles in society, thus shaping attitudes towards mathematics, which will impact on your career choices and your performance. In order to analyze possible reasons for female segregation in mathematics, this work is developed in two distinct moments. In the first moment, the conception of five graduating students of the Mathematics Degree course on the female participation in this area is analyzed, through the audio recording of a class of the teaching internship discipline. Subsequently, there is a reflection on the myths and Procedures of Prohibited Exclusion in relation to women and mathematics, based on the concept of Foucault (1971), with data collected in a questionnaire applied to high school graduates. This research is characterized as qualitative and its data suggest that there is female discomfort in working in the field of mathematical teaching, as they report that there are still many challenges to be overcome in this area. The female gender is not encouraged to choose courses aimed at calculations, mainly taking refuge in the Prohibited Exclusion Procedures for such abuses to generate and feed certain myths. The discourses concerning this context that reign in society were molding to the point of finding, only between the lines, statements based on the Prohibited Exclusion, in a discriminatory way.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMBarboza, Pedro Lúcio13196596400Andrade, Silvânio de43807631534Barbosa, Pedro Ribeiro91891770497Cordeiro, Jane Cleide de Almeida2022-03-22T11:32:07Z2019-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCORDEIRO, Jane Cleide de Almeida. Entre mitos e interditos: Uma reflexão sobre a segregação feminina na Matemática. 2019. 76f. 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