Da leitura à escrita: o gênero crônica na perspectiva do letramento literário na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Maria de Menezes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4758
Resumo: O ensino de literatura nas escolas frequentemente se restringe a práticas fragmentadas, limitando-se ao conhecimento de textos isolados, autores e suas respectivas obras. No contexto do ensino fundamental, a leitura em sala de aula tem sido restrita ao conteúdo do livro didático, com atividades voltadas exclusivamente para a busca de informações gramaticais do texto, sem permitir que os alunos desenvolvam suas habilidades de leitura. Na maioria dos casos, os alunos leem apenas para obter respostas específicas relacionadas aos exercícios propostos. Essas práticas têm contribuído para afastar ainda mais os estudantes da leitura, uma vez que não percebem a importância desse ato. Além disso, a falta de leitura acarreta dificuldades significativas na escrita. Para que a leitura seja vista como uma prática significativa para os alunos, é necessário que ela seja abordada de maneira diferente destas práticas muitas vezes ainda adotadas atualmente. É de suma importância que os estudantes percebam a leitura como uma atividade prazerosa e significativa. Com esse objetivo em mente, e reconhecendo a necessidade de reformular o ensino de literatura, especialmente no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), este projeto visa introduzir a prática das crônicas literárias como uma ferramenta para promover o letramento literário. O intuito é integrar a leitura e a escrita literárias de maneira eficaz no processo de ensino e aprendizagem. Este estudo adota uma abordagem descritiva com embasamento bibliográfico e metodologia propositiva. Por meio das contribuições de autores renomados, como Cosson (2020), Dalvi (2013), Kleiman (2008), Lajolo (2018), Machado (1994), Sá (1985), Terra (2018), entre outros, buscamos compreender os desafios enfrentados no ensino de literatura, especificamente no que diz respeito ao letramento literário na escola. Como resultado, desenvolvemos um caderno pedagógico com atividades destinadas a fomentar a compreensão, interpretação, expressão escrita e oral dos alunos, incluindo a seleção criteriosa de crônicas literárias adequadas ao público da EJA.
id UEPB_aedc829593ec490e08dad94a7ded0ec3
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4758
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Da leitura à escrita: o gênero crônica na perspectiva do letramento literário na EJAFrom reading to writing: The Chronicle genre in the literary literacy perspective at EJA.LEITURA E ESCRITALITERATURACRÔNICAGÊNEROENSINOEJAReading and writingLiteratureChronicleGenre.TeachingAdult Education (EJA)LETRAS::LINGUA PORTUGUESAO ensino de literatura nas escolas frequentemente se restringe a práticas fragmentadas, limitando-se ao conhecimento de textos isolados, autores e suas respectivas obras. No contexto do ensino fundamental, a leitura em sala de aula tem sido restrita ao conteúdo do livro didático, com atividades voltadas exclusivamente para a busca de informações gramaticais do texto, sem permitir que os alunos desenvolvam suas habilidades de leitura. Na maioria dos casos, os alunos leem apenas para obter respostas específicas relacionadas aos exercícios propostos. Essas práticas têm contribuído para afastar ainda mais os estudantes da leitura, uma vez que não percebem a importância desse ato. Além disso, a falta de leitura acarreta dificuldades significativas na escrita. Para que a leitura seja vista como uma prática significativa para os alunos, é necessário que ela seja abordada de maneira diferente destas práticas muitas vezes ainda adotadas atualmente. É de suma importância que os estudantes percebam a leitura como uma atividade prazerosa e significativa. Com esse objetivo em mente, e reconhecendo a necessidade de reformular o ensino de literatura, especialmente no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), este projeto visa introduzir a prática das crônicas literárias como uma ferramenta para promover o letramento literário. O intuito é integrar a leitura e a escrita literárias de maneira eficaz no processo de ensino e aprendizagem. Este estudo adota uma abordagem descritiva com embasamento bibliográfico e metodologia propositiva. Por meio das contribuições de autores renomados, como Cosson (2020), Dalvi (2013), Kleiman (2008), Lajolo (2018), Machado (1994), Sá (1985), Terra (2018), entre outros, buscamos compreender os desafios enfrentados no ensino de literatura, especificamente no que diz respeito ao letramento literário na escola. Como resultado, desenvolvemos um caderno pedagógico com atividades destinadas a fomentar a compreensão, interpretação, expressão escrita e oral dos alunos, incluindo a seleção criteriosa de crônicas literárias adequadas ao público da EJA.The teaching of literature in schools often confines itself to fragmented practices, limited to the knowledge of isolated texts, authors, and their respective works. In the context of elementary education, classroom reading has been restricted to the content of the textbook, with activities focused solely on the search for grammatical information in the text, without allowing students to develop their reading skills. In most cases, students read only to obtain specific answers related to the proposed exercises. These practices have contributed to further alienating students from reading, as they do not perceive the importance of this act. Additionally, the lack of reading results in significant difficulties in writing. For reading to be seen as a meaningful practice for students, it is necessary for it to be approached differently from these often still adopted practices today. It is of paramount importance that students perceive reading as an enjoyable and meaningful activity. With this goal in mind, and recognizing the need to reform literature education, especially in the context of Adult Education (EJA), this project aims to introduce the practice of literary chronicles as a tool to promote literary literacy. The intention is to effectively integrate literary reading and writing into the teaching and learning process. This study adopts a descriptive approach with bibliographical grounding and a propositional methodology. Through the contributions of renowned authors such as Cosson (2020), Dalvi (2013), Kleiman (2008), Lajolo (2018), Machado (1994), Sá (1985), Terra (2018), among others, we seek to understand the challenges faced in the teaching of literature, specifically regarding literary literacy in schools. As a result, we have developed a pedagogical handbook with activities aimed at fostering students' comprehension, interpretation, written and oral expression, including the careful selection of literary chronicles suitable for the EJA audience.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASSilva, Rosângela Neres Araújo daSegabinazi, Daniela MariaCosta, Maria Suely daSilva, Camila Maria de Menezes2023-10-02T17:10:51Z2023-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Camila Maria de Menezes. Da leitura à escrita: o gênero crônica na perspectiva do letramento literário na EJA. 2023. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4758porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-10-02T17:10:52Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4758Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-10-02T17:10:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Da leitura à escrita: o gênero crônica na perspectiva do letramento literário na EJA
From reading to writing: The Chronicle genre in the literary literacy perspective at EJA.
title Da leitura à escrita: o gênero crônica na perspectiva do letramento literário na EJA
spellingShingle Da leitura à escrita: o gênero crônica na perspectiva do letramento literário na EJA
Silva, Camila Maria de Menezes
LEITURA E ESCRITA
LITERATURA
CRÔNICA
GÊNERO
ENSINO
EJA
Reading and writing
Literature
Chronicle
Genre.
Teaching
Adult Education (EJA)
LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short Da leitura à escrita: o gênero crônica na perspectiva do letramento literário na EJA
title_full Da leitura à escrita: o gênero crônica na perspectiva do letramento literário na EJA
title_fullStr Da leitura à escrita: o gênero crônica na perspectiva do letramento literário na EJA
title_full_unstemmed Da leitura à escrita: o gênero crônica na perspectiva do letramento literário na EJA
title_sort Da leitura à escrita: o gênero crônica na perspectiva do letramento literário na EJA
author Silva, Camila Maria de Menezes
author_facet Silva, Camila Maria de Menezes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Rosângela Neres Araújo da
Segabinazi, Daniela Maria
Costa, Maria Suely da
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Camila Maria de Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv LEITURA E ESCRITA
LITERATURA
CRÔNICA
GÊNERO
ENSINO
EJA
Reading and writing
Literature
Chronicle
Genre.
Teaching
Adult Education (EJA)
LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic LEITURA E ESCRITA
LITERATURA
CRÔNICA
GÊNERO
ENSINO
EJA
Reading and writing
Literature
Chronicle
Genre.
Teaching
Adult Education (EJA)
LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description O ensino de literatura nas escolas frequentemente se restringe a práticas fragmentadas, limitando-se ao conhecimento de textos isolados, autores e suas respectivas obras. No contexto do ensino fundamental, a leitura em sala de aula tem sido restrita ao conteúdo do livro didático, com atividades voltadas exclusivamente para a busca de informações gramaticais do texto, sem permitir que os alunos desenvolvam suas habilidades de leitura. Na maioria dos casos, os alunos leem apenas para obter respostas específicas relacionadas aos exercícios propostos. Essas práticas têm contribuído para afastar ainda mais os estudantes da leitura, uma vez que não percebem a importância desse ato. Além disso, a falta de leitura acarreta dificuldades significativas na escrita. Para que a leitura seja vista como uma prática significativa para os alunos, é necessário que ela seja abordada de maneira diferente destas práticas muitas vezes ainda adotadas atualmente. É de suma importância que os estudantes percebam a leitura como uma atividade prazerosa e significativa. Com esse objetivo em mente, e reconhecendo a necessidade de reformular o ensino de literatura, especialmente no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), este projeto visa introduzir a prática das crônicas literárias como uma ferramenta para promover o letramento literário. O intuito é integrar a leitura e a escrita literárias de maneira eficaz no processo de ensino e aprendizagem. Este estudo adota uma abordagem descritiva com embasamento bibliográfico e metodologia propositiva. Por meio das contribuições de autores renomados, como Cosson (2020), Dalvi (2013), Kleiman (2008), Lajolo (2018), Machado (1994), Sá (1985), Terra (2018), entre outros, buscamos compreender os desafios enfrentados no ensino de literatura, especificamente no que diz respeito ao letramento literário na escola. Como resultado, desenvolvemos um caderno pedagógico com atividades destinadas a fomentar a compreensão, interpretação, expressão escrita e oral dos alunos, incluindo a seleção criteriosa de crônicas literárias adequadas ao público da EJA.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-02T17:10:51Z
2023-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Camila Maria de Menezes. Da leitura à escrita: o gênero crônica na perspectiva do letramento literário na EJA. 2023. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4758
identifier_str_mv SILVA, Camila Maria de Menezes. Da leitura à escrita: o gênero crônica na perspectiva do letramento literário na EJA. 2023. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1822133873978376192