Atividades demonstrativas investigativas para o ensino de ótica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4117 |
Resumo: | É comum entre estudantes do Ensino Médio, atribuir às aulas de Física nenhum significado ou relação com o cotidiano, além as vezes considerá-las exaustivas por ter muitas equações matemáticas sem muito significado, para eles, advindas de uma abordagem tradicional em que os conteúdos são expostos como algo absoluto e acabado. De um modo geral, as estratégias de ensino utilizadas para essa etapa da educação básica pouco se preocupam com a realidade, o contexto social e conhecimentos prévios dos estudantes, essas metodologias de ensino convencionais podem ser a desmotivação e antipatia no estudo da Física. Nesse cenário, o professor pode ser protagonista na busca por novas abordagens que propicie aos estudantes a capacidade de argumentar e construir o próprio conhecimento. Nesse contexto nosso trabalho tem como objetivo investigar as potencialidades da utilização da abordagem investigativa como ferramenta para a construção do conhecimento, aplicada no processo de ensino da Física através da elaboração e utilização de uma sequência de ensino investigativa para o ensino do conteúdo de Ótica, mas especificamente nos temas Luz, Cores, Reflexão, Refração e Dispersão. O processo propõe seis encontros estruturados na abordagem investigativa e problematizadora o que acontece a partir da problematização inicial que permite o levantamento de hipóteses, sistematização do conhecimento e contextualização do conhecimento, utilizando algumas atividades experimentais, problemas abertos e demonstrações investigativas. Desta maneira, pretendemos apresentar, ao professor de Física do Ensino Médio, uma proposta de ensino que aborda conceitos a partir de atividades investigativas, permitindo que este crie, adapte e reelabore novos problemas e novos questionamentos, bem como que ele possa vislumbrar uma possibilidade de modificação do formato de suas aulas, muitas vezes tachadas de cansativas, muito matematizadas e sem significado para os estudantes. |
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Atividades demonstrativas investigativas para o ensino de óticaEnsino de FísicaSequência de EnsinoÓtica geométricaAtividades experimentaisTeaching SequenceGeometric oticsExperimental activitiesPhysics teachingEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMÉ comum entre estudantes do Ensino Médio, atribuir às aulas de Física nenhum significado ou relação com o cotidiano, além as vezes considerá-las exaustivas por ter muitas equações matemáticas sem muito significado, para eles, advindas de uma abordagem tradicional em que os conteúdos são expostos como algo absoluto e acabado. De um modo geral, as estratégias de ensino utilizadas para essa etapa da educação básica pouco se preocupam com a realidade, o contexto social e conhecimentos prévios dos estudantes, essas metodologias de ensino convencionais podem ser a desmotivação e antipatia no estudo da Física. Nesse cenário, o professor pode ser protagonista na busca por novas abordagens que propicie aos estudantes a capacidade de argumentar e construir o próprio conhecimento. Nesse contexto nosso trabalho tem como objetivo investigar as potencialidades da utilização da abordagem investigativa como ferramenta para a construção do conhecimento, aplicada no processo de ensino da Física através da elaboração e utilização de uma sequência de ensino investigativa para o ensino do conteúdo de Ótica, mas especificamente nos temas Luz, Cores, Reflexão, Refração e Dispersão. O processo propõe seis encontros estruturados na abordagem investigativa e problematizadora o que acontece a partir da problematização inicial que permite o levantamento de hipóteses, sistematização do conhecimento e contextualização do conhecimento, utilizando algumas atividades experimentais, problemas abertos e demonstrações investigativas. Desta maneira, pretendemos apresentar, ao professor de Física do Ensino Médio, uma proposta de ensino que aborda conceitos a partir de atividades investigativas, permitindo que este crie, adapte e reelabore novos problemas e novos questionamentos, bem como que ele possa vislumbrar uma possibilidade de modificação do formato de suas aulas, muitas vezes tachadas de cansativas, muito matematizadas e sem significado para os estudantes.It is common among high school students to assign physics classes no meaning or relation to daily life, and is often considered exhaustive by many meaningless mathematical equations, coming from a traditional approach in which they are exposed as something absolute and finished. In general, the teaching strategies used for this stage of basic education have little concern with the reality, the social context and previous knowledge of students, these conventional teaching methodologies may be the demotivation and antipathy in the study of physics. In this scenario, the teacher is the great protagonist in the search for new approaches that give students the ability to argue and build their own knowledge. In this context our work aims to investigate the potential of using the investigative approach as a tool for the construction of knowledge, applied in the process of teaching Physics through the elaboration and use of an investigative teaching sequence for the teaching of Otics content, but specifically in the themes of Light, Colors, Reflection, Refraction and Dispersion. The process proposes six structured meetings in the investigative and problematizing approach and will take place from the initial problematization that allows the raising of hypotheses, systematization of knowledge and contextualization of knowledge, using some experimental activities, open problems and investigative demonstrations. Thus, we intend to propose to the High School Physics teacher, a teaching proposal that addresses concepts from investigative activities, allowing them to create, adapt and re-elaborate new problems and new questions, as well as to envision a possibility of modification of the format of their classes, often called tiresome, very mathematical and meaningless for students.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFAtaíde, Ana Raquel Pereira de02197070495Freire, Morgana Lígia de Farias73835064487Araújo, Thiago Silva05007898430Sampaio, Michelly Melo2022-02-14T14:12:46Z2019-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSAMPAIO, Michelly Melo. Atividades demonstrativas investigativas para o ensino de ótica. 2019. 124f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4117porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-02-14T14:12:46Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4117Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-02-14T14:12:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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