Atividades demonstrativas investigativas para o ensino de ótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Michelly Melo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4117
Resumo: É comum entre estudantes do Ensino Médio, atribuir às aulas de Física nenhum significado ou relação com o cotidiano, além as vezes considerá-las exaustivas por ter muitas equações matemáticas sem muito significado, para eles, advindas de uma abordagem tradicional em que os conteúdos são expostos como algo absoluto e acabado. De um modo geral, as estratégias de ensino utilizadas para essa etapa da educação básica pouco se preocupam com a realidade, o contexto social e conhecimentos prévios dos estudantes, essas metodologias de ensino convencionais podem ser a desmotivação e antipatia no estudo da Física. Nesse cenário, o professor pode ser protagonista na busca por novas abordagens que propicie aos estudantes a capacidade de argumentar e construir o próprio conhecimento. Nesse contexto nosso trabalho tem como objetivo investigar as potencialidades da utilização da abordagem investigativa como ferramenta para a construção do conhecimento, aplicada no processo de ensino da Física através da elaboração e utilização de uma sequência de ensino investigativa para o ensino do conteúdo de Ótica, mas especificamente nos temas Luz, Cores, Reflexão, Refração e Dispersão. O processo propõe seis encontros estruturados na abordagem investigativa e problematizadora o que acontece a partir da problematização inicial que permite o levantamento de hipóteses, sistematização do conhecimento e contextualização do conhecimento, utilizando algumas atividades experimentais, problemas abertos e demonstrações investigativas. Desta maneira, pretendemos apresentar, ao professor de Física do Ensino Médio, uma proposta de ensino que aborda conceitos a partir de atividades investigativas, permitindo que este crie, adapte e reelabore novos problemas e novos questionamentos, bem como que ele possa vislumbrar uma possibilidade de modificação do formato de suas aulas, muitas vezes tachadas de cansativas, muito matematizadas e sem significado para os estudantes.
id UEPB_b9bb7bf081dcfe66e48253bb30a38490
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4117
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Atividades demonstrativas investigativas para o ensino de óticaEnsino de FísicaSequência de EnsinoÓtica geométricaAtividades experimentaisTeaching SequenceGeometric oticsExperimental activitiesPhysics teachingEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMÉ comum entre estudantes do Ensino Médio, atribuir às aulas de Física nenhum significado ou relação com o cotidiano, além as vezes considerá-las exaustivas por ter muitas equações matemáticas sem muito significado, para eles, advindas de uma abordagem tradicional em que os conteúdos são expostos como algo absoluto e acabado. De um modo geral, as estratégias de ensino utilizadas para essa etapa da educação básica pouco se preocupam com a realidade, o contexto social e conhecimentos prévios dos estudantes, essas metodologias de ensino convencionais podem ser a desmotivação e antipatia no estudo da Física. Nesse cenário, o professor pode ser protagonista na busca por novas abordagens que propicie aos estudantes a capacidade de argumentar e construir o próprio conhecimento. Nesse contexto nosso trabalho tem como objetivo investigar as potencialidades da utilização da abordagem investigativa como ferramenta para a construção do conhecimento, aplicada no processo de ensino da Física através da elaboração e utilização de uma sequência de ensino investigativa para o ensino do conteúdo de Ótica, mas especificamente nos temas Luz, Cores, Reflexão, Refração e Dispersão. O processo propõe seis encontros estruturados na abordagem investigativa e problematizadora o que acontece a partir da problematização inicial que permite o levantamento de hipóteses, sistematização do conhecimento e contextualização do conhecimento, utilizando algumas atividades experimentais, problemas abertos e demonstrações investigativas. Desta maneira, pretendemos apresentar, ao professor de Física do Ensino Médio, uma proposta de ensino que aborda conceitos a partir de atividades investigativas, permitindo que este crie, adapte e reelabore novos problemas e novos questionamentos, bem como que ele possa vislumbrar uma possibilidade de modificação do formato de suas aulas, muitas vezes tachadas de cansativas, muito matematizadas e sem significado para os estudantes.It is common among high school students to assign physics classes no meaning or relation to daily life, and is often considered exhaustive by many meaningless mathematical equations, coming from a traditional approach in which they are exposed as something absolute and finished. In general, the teaching strategies used for this stage of basic education have little concern with the reality, the social context and previous knowledge of students, these conventional teaching methodologies may be the demotivation and antipathy in the study of physics. In this scenario, the teacher is the great protagonist in the search for new approaches that give students the ability to argue and build their own knowledge. In this context our work aims to investigate the potential of using the investigative approach as a tool for the construction of knowledge, applied in the process of teaching Physics through the elaboration and use of an investigative teaching sequence for the teaching of Otics content, but specifically in the themes of Light, Colors, Reflection, Refraction and Dispersion. The process proposes six structured meetings in the investigative and problematizing approach and will take place from the initial problematization that allows the raising of hypotheses, systematization of knowledge and contextualization of knowledge, using some experimental activities, open problems and investigative demonstrations. Thus, we intend to propose to the High School Physics teacher, a teaching proposal that addresses concepts from investigative activities, allowing them to create, adapt and re-elaborate new problems and new questions, as well as to envision a possibility of modification of the format of their classes, often called tiresome, very mathematical and meaningless for students.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFAtaíde, Ana Raquel Pereira de02197070495Freire, Morgana Lígia de Farias73835064487Araújo, Thiago Silva05007898430Sampaio, Michelly Melo2022-02-14T14:12:46Z2019-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSAMPAIO, Michelly Melo. Atividades demonstrativas investigativas para o ensino de ótica. 2019. 124f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4117porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-02-14T14:12:46Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4117Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-02-14T14:12:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades demonstrativas investigativas para o ensino de ótica
title Atividades demonstrativas investigativas para o ensino de ótica
spellingShingle Atividades demonstrativas investigativas para o ensino de ótica
Sampaio, Michelly Melo
Ensino de Física
Sequência de Ensino
Ótica geométrica
Atividades experimentais
Teaching Sequence
Geometric otics
Experimental activities
Physics teaching
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Atividades demonstrativas investigativas para o ensino de ótica
title_full Atividades demonstrativas investigativas para o ensino de ótica
title_fullStr Atividades demonstrativas investigativas para o ensino de ótica
title_full_unstemmed Atividades demonstrativas investigativas para o ensino de ótica
title_sort Atividades demonstrativas investigativas para o ensino de ótica
author Sampaio, Michelly Melo
author_facet Sampaio, Michelly Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ataíde, Ana Raquel Pereira de
02197070495
Freire, Morgana Lígia de Farias
73835064487
Araújo, Thiago Silva
05007898430
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Michelly Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Sequência de Ensino
Ótica geométrica
Atividades experimentais
Teaching Sequence
Geometric otics
Experimental activities
Physics teaching
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino de Física
Sequência de Ensino
Ótica geométrica
Atividades experimentais
Teaching Sequence
Geometric otics
Experimental activities
Physics teaching
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description É comum entre estudantes do Ensino Médio, atribuir às aulas de Física nenhum significado ou relação com o cotidiano, além as vezes considerá-las exaustivas por ter muitas equações matemáticas sem muito significado, para eles, advindas de uma abordagem tradicional em que os conteúdos são expostos como algo absoluto e acabado. De um modo geral, as estratégias de ensino utilizadas para essa etapa da educação básica pouco se preocupam com a realidade, o contexto social e conhecimentos prévios dos estudantes, essas metodologias de ensino convencionais podem ser a desmotivação e antipatia no estudo da Física. Nesse cenário, o professor pode ser protagonista na busca por novas abordagens que propicie aos estudantes a capacidade de argumentar e construir o próprio conhecimento. Nesse contexto nosso trabalho tem como objetivo investigar as potencialidades da utilização da abordagem investigativa como ferramenta para a construção do conhecimento, aplicada no processo de ensino da Física através da elaboração e utilização de uma sequência de ensino investigativa para o ensino do conteúdo de Ótica, mas especificamente nos temas Luz, Cores, Reflexão, Refração e Dispersão. O processo propõe seis encontros estruturados na abordagem investigativa e problematizadora o que acontece a partir da problematização inicial que permite o levantamento de hipóteses, sistematização do conhecimento e contextualização do conhecimento, utilizando algumas atividades experimentais, problemas abertos e demonstrações investigativas. Desta maneira, pretendemos apresentar, ao professor de Física do Ensino Médio, uma proposta de ensino que aborda conceitos a partir de atividades investigativas, permitindo que este crie, adapte e reelabore novos problemas e novos questionamentos, bem como que ele possa vislumbrar uma possibilidade de modificação do formato de suas aulas, muitas vezes tachadas de cansativas, muito matematizadas e sem significado para os estudantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
2022-02-14T14:12:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAMPAIO, Michelly Melo. Atividades demonstrativas investigativas para o ensino de ótica. 2019. 124f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4117
identifier_str_mv SAMPAIO, Michelly Melo. Atividades demonstrativas investigativas para o ensino de ótica. 2019. 124f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709226589028352