Imagens que representam pessoas em livros didáticos de Física: Uma proposta de leitura de imagens para estudantes a partir da Semiótica Peirceana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Ruthe Gomes da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4191
Resumo: O livro didático, apesar dos inúmeros recursos disponíveis para o ensino aprendizagem de física, continua sendo uma das ferramentas mais utilizadas por professoras, professores e estudantes da rede pública de ensino. Além de ser uma das mídias mais investigadas em pesquisas sobre ensino de ciências. Boa parte dessas pesquisas se voltam a investigar a correção de conteúdos conceituais e as metodologias, existindo uma carência de estudos que buscam estabelecer relações entre o livro didático e a quem boa parte desses materiais se destinam - estudantes. Dentro do âmbito das pesquisas que relacionam livros didáticos e estudantes, um dos mais recentes resultados apontou que existem diferenças nos interesses em relação ao sexo (feminino e masculino). Uma dessas diferenças evidencia que as meninas se preocupam mais com as imagens dos livros didáticos do que os meninos. Considerando esses resultados, e tendo em vista o aumento do interesse em investigar os fatores que têm limitado/impedido/silenciado a participação de mulheres na física que o objetivo desta dissertação é investigar como estudantes da rede básica de ensino leem imagens que representam pessoas veiculadas em livros didáticos de física e de que maneira o sexo (feminino e masculino) é levado em consideração. Para atingir o nosso objetivo, desenvolvemos uma atividade com imagens em uma turma de primeiro ano do ensino médio em escola da rede pública de ensino, no município de Campina Grande – PB. A atividade foi construída através dos pressupostos da Teoria Geral dos Signos de Charles Sanders Peirce. A partir da atividade com imagens percebemos que as(os) estudantes não fizeram uma relação direta entre sexo (feminino e masculino) de personagens representados com o papel que estavam desempenhando. A justificativa principal dada pelas(os) estudantes é que as imagens estavam no livro porque tinham relação com o conteúdo que estava sendo abordado no capítulo. Entendemos que este estudo se faz pertinente tanto para a atenuação das lacunas existentes no que tange às pesquisas que relacionam o livro didático com estudantes, quanto para entendermos como estudantes leem imagens que representam pessoas em livro didático de física e atribuem sentido em relação ao sexo (feminino e masculino). Além disso, esta dissertação pode servir como um ponto de partida para professoras e professores que queiram desenvolver trabalhos que relacionam livros didáticos com estudantes da rede básica de ensino a fim de envolver as perspectivas e demandas de estudantes na literatura dessa área.
id UEPB_b9fbb3959617531363570d1940e37d6a
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4191
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Imagens que representam pessoas em livros didáticos de Física: Uma proposta de leitura de imagens para estudantes a partir da Semiótica PeirceanaLivro DidáticoEnsino de FísicaLeitura de ImagensSemióticaImage ReadingSemioticsTextbooksEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO livro didático, apesar dos inúmeros recursos disponíveis para o ensino aprendizagem de física, continua sendo uma das ferramentas mais utilizadas por professoras, professores e estudantes da rede pública de ensino. Além de ser uma das mídias mais investigadas em pesquisas sobre ensino de ciências. Boa parte dessas pesquisas se voltam a investigar a correção de conteúdos conceituais e as metodologias, existindo uma carência de estudos que buscam estabelecer relações entre o livro didático e a quem boa parte desses materiais se destinam - estudantes. Dentro do âmbito das pesquisas que relacionam livros didáticos e estudantes, um dos mais recentes resultados apontou que existem diferenças nos interesses em relação ao sexo (feminino e masculino). Uma dessas diferenças evidencia que as meninas se preocupam mais com as imagens dos livros didáticos do que os meninos. Considerando esses resultados, e tendo em vista o aumento do interesse em investigar os fatores que têm limitado/impedido/silenciado a participação de mulheres na física que o objetivo desta dissertação é investigar como estudantes da rede básica de ensino leem imagens que representam pessoas veiculadas em livros didáticos de física e de que maneira o sexo (feminino e masculino) é levado em consideração. Para atingir o nosso objetivo, desenvolvemos uma atividade com imagens em uma turma de primeiro ano do ensino médio em escola da rede pública de ensino, no município de Campina Grande – PB. A atividade foi construída através dos pressupostos da Teoria Geral dos Signos de Charles Sanders Peirce. A partir da atividade com imagens percebemos que as(os) estudantes não fizeram uma relação direta entre sexo (feminino e masculino) de personagens representados com o papel que estavam desempenhando. A justificativa principal dada pelas(os) estudantes é que as imagens estavam no livro porque tinham relação com o conteúdo que estava sendo abordado no capítulo. Entendemos que este estudo se faz pertinente tanto para a atenuação das lacunas existentes no que tange às pesquisas que relacionam o livro didático com estudantes, quanto para entendermos como estudantes leem imagens que representam pessoas em livro didático de física e atribuem sentido em relação ao sexo (feminino e masculino). Além disso, esta dissertação pode servir como um ponto de partida para professoras e professores que queiram desenvolver trabalhos que relacionam livros didáticos com estudantes da rede básica de ensino a fim de envolver as perspectivas e demandas de estudantes na literatura dessa área.The textbook, despite the numerous resources available for teaching and learning physics, remains one of the most used tools by teachers, teachers, and students in the public school system. In addition to being one of the most investigated media in research on science teaching. Much of this research is aimed at investigating the correction of conceptual contents and methodologies, and there is a lack of studies that seek to establish relationships between the textbook and to whom most of these materials are intended - students. Within the scope of research relating textbooks and students, one of the most recent results pointed out that there are differences in interests in relation to gender (female and male). One of these differences shows that girls are more concerned with textbook images than boys. Considering these results, and in view of the increased interest in investigating the factors that have limited/prevented/silenced the participation of women in physics, the objective of this dissertation is to investigate how students in the basic education network read images that represent people broadcast in Physics Textbooks and how gender (female and male) is taken into account. To achieve our goal, we developed an activity whith image in a first-year high school class at a public school, in the city of Campina Grande - PB. The activity was built on the assumptions of the General Theory of Signs by Charles Sanders Peirce. From the activity whith image, we realized that the students did not make a direct relationship between the gender (female and male) of characters represented with the role they were playing. The main justification given by the students is that the images were in the book because they were related to the content that was being addressed in the chapter. We understand that this study is pertinent both to mitigate the existing gaps regarding the researches that link textbook with students, and to understand how students read images that represent people in Physics Textbooks and attribute meaning in relation to gender (female and male). In addition, this dissertation can serve as a starting point for teachers who want to develop works that relate textbooks with students from the basic education network in order to involve the perspectives and demands of students in the literature in this area.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMSilva, Ana Paula Bispo da09566731809Brandão, Alessandra Gomes77776666491Silveira, Alessandro Frederico da92791662472Silva, Maria Ruthe Gomes da2022-03-10T11:43:14Z2020-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Maria Ruthe Gomes da. Imagens que representam pessoas em livros didáticos de Física: Uma proposta de leitura de imagens para estudantes a partir da Semiótica Peirceana. 2020. 91f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4191porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-03-10T11:43:14Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4191Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-03-10T11:43:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens que representam pessoas em livros didáticos de Física: Uma proposta de leitura de imagens para estudantes a partir da Semiótica Peirceana
title Imagens que representam pessoas em livros didáticos de Física: Uma proposta de leitura de imagens para estudantes a partir da Semiótica Peirceana
spellingShingle Imagens que representam pessoas em livros didáticos de Física: Uma proposta de leitura de imagens para estudantes a partir da Semiótica Peirceana
Silva, Maria Ruthe Gomes da
Livro Didático
Ensino de Física
Leitura de Imagens
Semiótica
Image Reading
Semiotics
Textbooks
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Imagens que representam pessoas em livros didáticos de Física: Uma proposta de leitura de imagens para estudantes a partir da Semiótica Peirceana
title_full Imagens que representam pessoas em livros didáticos de Física: Uma proposta de leitura de imagens para estudantes a partir da Semiótica Peirceana
title_fullStr Imagens que representam pessoas em livros didáticos de Física: Uma proposta de leitura de imagens para estudantes a partir da Semiótica Peirceana
title_full_unstemmed Imagens que representam pessoas em livros didáticos de Física: Uma proposta de leitura de imagens para estudantes a partir da Semiótica Peirceana
title_sort Imagens que representam pessoas em livros didáticos de Física: Uma proposta de leitura de imagens para estudantes a partir da Semiótica Peirceana
author Silva, Maria Ruthe Gomes da
author_facet Silva, Maria Ruthe Gomes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Paula Bispo da
09566731809
Brandão, Alessandra Gomes
77776666491
Silveira, Alessandro Frederico da
92791662472
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Ruthe Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Livro Didático
Ensino de Física
Leitura de Imagens
Semiótica
Image Reading
Semiotics
Textbooks
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Livro Didático
Ensino de Física
Leitura de Imagens
Semiótica
Image Reading
Semiotics
Textbooks
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description O livro didático, apesar dos inúmeros recursos disponíveis para o ensino aprendizagem de física, continua sendo uma das ferramentas mais utilizadas por professoras, professores e estudantes da rede pública de ensino. Além de ser uma das mídias mais investigadas em pesquisas sobre ensino de ciências. Boa parte dessas pesquisas se voltam a investigar a correção de conteúdos conceituais e as metodologias, existindo uma carência de estudos que buscam estabelecer relações entre o livro didático e a quem boa parte desses materiais se destinam - estudantes. Dentro do âmbito das pesquisas que relacionam livros didáticos e estudantes, um dos mais recentes resultados apontou que existem diferenças nos interesses em relação ao sexo (feminino e masculino). Uma dessas diferenças evidencia que as meninas se preocupam mais com as imagens dos livros didáticos do que os meninos. Considerando esses resultados, e tendo em vista o aumento do interesse em investigar os fatores que têm limitado/impedido/silenciado a participação de mulheres na física que o objetivo desta dissertação é investigar como estudantes da rede básica de ensino leem imagens que representam pessoas veiculadas em livros didáticos de física e de que maneira o sexo (feminino e masculino) é levado em consideração. Para atingir o nosso objetivo, desenvolvemos uma atividade com imagens em uma turma de primeiro ano do ensino médio em escola da rede pública de ensino, no município de Campina Grande – PB. A atividade foi construída através dos pressupostos da Teoria Geral dos Signos de Charles Sanders Peirce. A partir da atividade com imagens percebemos que as(os) estudantes não fizeram uma relação direta entre sexo (feminino e masculino) de personagens representados com o papel que estavam desempenhando. A justificativa principal dada pelas(os) estudantes é que as imagens estavam no livro porque tinham relação com o conteúdo que estava sendo abordado no capítulo. Entendemos que este estudo se faz pertinente tanto para a atenuação das lacunas existentes no que tange às pesquisas que relacionam o livro didático com estudantes, quanto para entendermos como estudantes leem imagens que representam pessoas em livro didático de física e atribuem sentido em relação ao sexo (feminino e masculino). Além disso, esta dissertação pode servir como um ponto de partida para professoras e professores que queiram desenvolver trabalhos que relacionam livros didáticos com estudantes da rede básica de ensino a fim de envolver as perspectivas e demandas de estudantes na literatura dessa área.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-15
2022-03-10T11:43:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Maria Ruthe Gomes da. Imagens que representam pessoas em livros didáticos de Física: Uma proposta de leitura de imagens para estudantes a partir da Semiótica Peirceana. 2020. 91f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4191
identifier_str_mv SILVA, Maria Ruthe Gomes da. Imagens que representam pessoas em livros didáticos de Física: Uma proposta de leitura de imagens para estudantes a partir da Semiótica Peirceana. 2020. 91f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709226916184064