Do trágico moderno e regional em Os Mal-Amados, de Lourdes Ramalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colaço, Monalisa Barboza Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3564
Resumo: Considerando que a dramaturgia de Maria de Lourdes Nunes Ramalho formaliza temas voltados à discussão em torno da condição feminina, centralizados no binômio honra/vergonha, enquanto engrenagens do trágico moderno ambientado em espaços marcados pela regionalidade nordestina, empreendemos a análise-interpretação da ocorrência do que identificamos como a tessitura de uma visão de mundo trágico-regional na peça Os mal-amados (1977). Para tanto, nesta pesquisa, o texto ramalhiano está sendo identificado como regional em vista da maneira como certos temas e modos de ler/formar o Nordeste estão inseridos em uma estrutura de sentimento eminentemente trágica. A fim de respaldar tal discussão, utilizamos a chave metodológica cunhada por Raymond Williams, em que o conteúdo da experiência da autora se formaliza através de convenções voltadas à representação do trágico e da regionalidade. Desse modo, observamos que as representações estéticas do Sertão nordestino carregam marcas de uma estrutura residual do patriarcado, mas que, ao passo que ocorre a tentativa de subversão pelas ações das personagens femininas, há o acionamento de situações trágicas, o que conduziu à leitura da peça a partir das características do drama-moderno, pois ela apresenta contradições no plano da forma/conteúdo que dialogam com o modo de sentir e de formar próprio do que chamamos de trágico-regional, evidenciando, portanto, a possibilidade de sua construção na modernidade.
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spelling Do trágico moderno e regional em Os Mal-Amados, de Lourdes Ramalho1. Trágico regional. 2. Teatro moderno brasileiro. 3. Estrutura de sentimento. 4. Dramaturgia ramalhianaCIENCIAS SOCIAIS APLICADASConsiderando que a dramaturgia de Maria de Lourdes Nunes Ramalho formaliza temas voltados à discussão em torno da condição feminina, centralizados no binômio honra/vergonha, enquanto engrenagens do trágico moderno ambientado em espaços marcados pela regionalidade nordestina, empreendemos a análise-interpretação da ocorrência do que identificamos como a tessitura de uma visão de mundo trágico-regional na peça Os mal-amados (1977). Para tanto, nesta pesquisa, o texto ramalhiano está sendo identificado como regional em vista da maneira como certos temas e modos de ler/formar o Nordeste estão inseridos em uma estrutura de sentimento eminentemente trágica. A fim de respaldar tal discussão, utilizamos a chave metodológica cunhada por Raymond Williams, em que o conteúdo da experiência da autora se formaliza através de convenções voltadas à representação do trágico e da regionalidade. Desse modo, observamos que as representações estéticas do Sertão nordestino carregam marcas de uma estrutura residual do patriarcado, mas que, ao passo que ocorre a tentativa de subversão pelas ações das personagens femininas, há o acionamento de situações trágicas, o que conduziu à leitura da peça a partir das características do drama-moderno, pois ela apresenta contradições no plano da forma/conteúdo que dialogam com o modo de sentir e de formar próprio do que chamamos de trágico-regional, evidenciando, portanto, a possibilidade de sua construção na modernidade.Considering that Maria de Lourdes Nunes Ramalho’s dramaturgy formalizes themes focused on the discussion of the Brazilian feminine condition centered on the binomial honor/shame while gears of the modern tragic, set in spaces marked by the Northeastern regionality, we undertake the analysis-interpretation and the occurrence of what we define as the construction of a tragic-regional worldview in the play Os mal-amados (1977). Therefore, in this research, the ramalhiano text is being identified as regional because certain themes and ways of reading/forming the Northeast are inserted in an eminently tragic structure of feeling. In order to support this discussion, we use the methodological key coined by Raymond Williams, in which the content of the author's experience is formalized through conventions focused on the representation of tragedy and regionality. Thus, we observe that the esthetic representations of the country space bear marks of a residual structure of the patriarch but while the attempt of subversion occurs, by the actions of the female characters, there is the activation of tragic situations which led to the reading of the play with modern drama characteristics because it presents contradictions in the plan of form /content that dialogues with the way of feeling and forming proper of what we call tragic-regional, evidencing, therefore, the possibility of its creation in the modernity.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIMaciel, Diógenes André VieiraColaço, Monalisa Barboza Santos2019-11-07T17:59:55Z2018-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfColaço, Monalisa Barboza Santos. Do trágico moderno e regional em Os Mal-Amados, de Lourdes Ramalho. 2018. 109f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3564porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-11-08T04:26:41Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3564Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-11-08T04:26:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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