Área de figuras planas: Decisões didáticas de um professor nas aulas de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4158 |
Resumo: | Este estudo foi desenvolvido no campo da Didática da Matemática de origem francesa, com o objetivo de analisar as decisões didáticas de um professor de Matemática no contexto do ensino do conteúdo área de figuras planas, levando em consideração a atividade docente antes do ensino do saber citado. Para fundamentá-lo, utilizamos como referencial teórico o Modelo dos Fatores Decisionais proposto por Bessot (2019), o qual é ancorado na Teoria das Situações Didáticas (BROUSSEAU, 1998) e na Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1991), pois, por meio dele é possível compreender os fatores que influenciam nas decisões dos professores, uma vez que eles são conduzidos a fazer escolhas e a tomar decisões durante toda a sua atividade. Quanto aos sujeitos, a pesquisa foi realizada com um professor de Matemática do 7° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública da rede municipal de Lagoa de Dentro – PB e, utilizamos para a produção dos dados, entrevistas semiestruturadas e o diário de bordo que foi preenchido pelo docente no momento em que planejava suas aulas. O referencial teórico adotado e os dados produzidos durante a investigação apontam que as decisões didáticas sofreram fortes influências dos fatores do tipo externo e epistêmicos, em virtude das condições impostas pela escola em como seriam realizadas as aulas durante o ensino remoto e, além disso, os do tipo história didática também foram perceptíveis, uma vez que estiveram relacionados às fontes destacadas no diário de bordo. |
id |
UEPB_bbb1cf97265c29d0d24ac9add5511e20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4158 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Área de figuras planas: Decisões didáticas de um professor nas aulas de MatemáticaDecisões DidáticasSituações DidáticasFiguras PlanasEnsino de MatemáticaDidactic decisionsTeaching of MathematicsPlane figuresDidactic situationsEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEste estudo foi desenvolvido no campo da Didática da Matemática de origem francesa, com o objetivo de analisar as decisões didáticas de um professor de Matemática no contexto do ensino do conteúdo área de figuras planas, levando em consideração a atividade docente antes do ensino do saber citado. Para fundamentá-lo, utilizamos como referencial teórico o Modelo dos Fatores Decisionais proposto por Bessot (2019), o qual é ancorado na Teoria das Situações Didáticas (BROUSSEAU, 1998) e na Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1991), pois, por meio dele é possível compreender os fatores que influenciam nas decisões dos professores, uma vez que eles são conduzidos a fazer escolhas e a tomar decisões durante toda a sua atividade. Quanto aos sujeitos, a pesquisa foi realizada com um professor de Matemática do 7° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública da rede municipal de Lagoa de Dentro – PB e, utilizamos para a produção dos dados, entrevistas semiestruturadas e o diário de bordo que foi preenchido pelo docente no momento em que planejava suas aulas. O referencial teórico adotado e os dados produzidos durante a investigação apontam que as decisões didáticas sofreram fortes influências dos fatores do tipo externo e epistêmicos, em virtude das condições impostas pela escola em como seriam realizadas as aulas durante o ensino remoto e, além disso, os do tipo história didática também foram perceptíveis, uma vez que estiveram relacionados às fontes destacadas no diário de bordo.This research was developed in the field of Didactics of Mathematics of French origin, aiming to analyze the didactic decisions of a Mathematics professor in the context of teaching the content area of flat figures, considering the teaching activity before the teaching of the aforementioned knowledge. To justify it, we use as a theoretical framework the Model of Decisional Factors proposed by Bessot (2019), which is based on the Theory of Didactic Situations (BROUSSEAU, 1998) and in the Anthropological Theory of Didactics (CHEVALLARD, 1991), because, by means of it, it is possible to understand the factors that influence teachers' resolutions, since they are led to make choices and decisions throughout their activity. On the subjects, the research was carried out with a Mathematics teacher from the 7th year of Elementary School, from a public school in the municipal system of Lagoa de Dentro - PB and, we used for the production of data, semi-structured interviews and the logbook filled in by the teacher when he planned his classes.The theoretical framework used and the data produced during the investigation indicate that didactic decisions were strongly influenced by external and epistemic factors, due to the conditions imposed by the school on how classes would be accomplished during remote teaching and, furthermore, didactic history ones we also noticed, since they were related to the sources highlighted in the logbook.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMMenezes, Marcus Bessa de00902766716http://lattes.cnpq.br/7719250848803909Menezes, Marcus Bessa de00902766716http://lattes.cnpq.br/7719250848803909Almeida, José Joelson Pimentel de63284626468http://lattes.cnpq.br/8166150091846962Cavalcante, José Luiz00977083489http://lattes.cnpq.br/8710332691223939Silva, Thales Pessoa de Souza2022-02-22T14:12:54Z2999-12-312022-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Thales Pessoa de Souza. Área de figuras planas: decisões didáticas de um professor nas aulas de matemática. 2022. 104f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4158porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-02-22T14:12:54Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4158Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-02-22T14:12:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Área de figuras planas: Decisões didáticas de um professor nas aulas de Matemática |
title |
Área de figuras planas: Decisões didáticas de um professor nas aulas de Matemática |
spellingShingle |
Área de figuras planas: Decisões didáticas de um professor nas aulas de Matemática Silva, Thales Pessoa de Souza Decisões Didáticas Situações Didáticas Figuras Planas Ensino de Matemática Didactic decisions Teaching of Mathematics Plane figures Didactic situations EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Área de figuras planas: Decisões didáticas de um professor nas aulas de Matemática |
title_full |
Área de figuras planas: Decisões didáticas de um professor nas aulas de Matemática |
title_fullStr |
Área de figuras planas: Decisões didáticas de um professor nas aulas de Matemática |
title_full_unstemmed |
Área de figuras planas: Decisões didáticas de um professor nas aulas de Matemática |
title_sort |
Área de figuras planas: Decisões didáticas de um professor nas aulas de Matemática |
author |
Silva, Thales Pessoa de Souza |
author_facet |
Silva, Thales Pessoa de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Menezes, Marcus Bessa de 00902766716 http://lattes.cnpq.br/7719250848803909 Menezes, Marcus Bessa de 00902766716 http://lattes.cnpq.br/7719250848803909 Almeida, José Joelson Pimentel de 63284626468 http://lattes.cnpq.br/8166150091846962 Cavalcante, José Luiz 00977083489 http://lattes.cnpq.br/8710332691223939 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Thales Pessoa de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Decisões Didáticas Situações Didáticas Figuras Planas Ensino de Matemática Didactic decisions Teaching of Mathematics Plane figures Didactic situations EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Decisões Didáticas Situações Didáticas Figuras Planas Ensino de Matemática Didactic decisions Teaching of Mathematics Plane figures Didactic situations EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Este estudo foi desenvolvido no campo da Didática da Matemática de origem francesa, com o objetivo de analisar as decisões didáticas de um professor de Matemática no contexto do ensino do conteúdo área de figuras planas, levando em consideração a atividade docente antes do ensino do saber citado. Para fundamentá-lo, utilizamos como referencial teórico o Modelo dos Fatores Decisionais proposto por Bessot (2019), o qual é ancorado na Teoria das Situações Didáticas (BROUSSEAU, 1998) e na Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1991), pois, por meio dele é possível compreender os fatores que influenciam nas decisões dos professores, uma vez que eles são conduzidos a fazer escolhas e a tomar decisões durante toda a sua atividade. Quanto aos sujeitos, a pesquisa foi realizada com um professor de Matemática do 7° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública da rede municipal de Lagoa de Dentro – PB e, utilizamos para a produção dos dados, entrevistas semiestruturadas e o diário de bordo que foi preenchido pelo docente no momento em que planejava suas aulas. O referencial teórico adotado e os dados produzidos durante a investigação apontam que as decisões didáticas sofreram fortes influências dos fatores do tipo externo e epistêmicos, em virtude das condições impostas pela escola em como seriam realizadas as aulas durante o ensino remoto e, além disso, os do tipo história didática também foram perceptíveis, uma vez que estiveram relacionados às fontes destacadas no diário de bordo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-22T14:12:54Z 2022-02-03 2999-12-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Thales Pessoa de Souza. Área de figuras planas: decisões didáticas de um professor nas aulas de matemática. 2022. 104f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4158 |
identifier_str_mv |
SILVA, Thales Pessoa de Souza. Área de figuras planas: decisões didáticas de um professor nas aulas de matemática. 2022. 104f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709226768334848 |