Área de figuras planas: Decisões didáticas de um professor nas aulas de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thales Pessoa de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4158
Resumo: Este estudo foi desenvolvido no campo da Didática da Matemática de origem francesa, com o objetivo de analisar as decisões didáticas de um professor de Matemática no contexto do ensino do conteúdo área de figuras planas, levando em consideração a atividade docente antes do ensino do saber citado. Para fundamentá-lo, utilizamos como referencial teórico o Modelo dos Fatores Decisionais proposto por Bessot (2019), o qual é ancorado na Teoria das Situações Didáticas (BROUSSEAU, 1998) e na Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1991), pois, por meio dele é possível compreender os fatores que influenciam nas decisões dos professores, uma vez que eles são conduzidos a fazer escolhas e a tomar decisões durante toda a sua atividade. Quanto aos sujeitos, a pesquisa foi realizada com um professor de Matemática do 7° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública da rede municipal de Lagoa de Dentro – PB e, utilizamos para a produção dos dados, entrevistas semiestruturadas e o diário de bordo que foi preenchido pelo docente no momento em que planejava suas aulas. O referencial teórico adotado e os dados produzidos durante a investigação apontam que as decisões didáticas sofreram fortes influências dos fatores do tipo externo e epistêmicos, em virtude das condições impostas pela escola em como seriam realizadas as aulas durante o ensino remoto e, além disso, os do tipo história didática também foram perceptíveis, uma vez que estiveram relacionados às fontes destacadas no diário de bordo.
id UEPB_bbb1cf97265c29d0d24ac9add5511e20
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4158
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Área de figuras planas: Decisões didáticas de um professor nas aulas de MatemáticaDecisões DidáticasSituações DidáticasFiguras PlanasEnsino de MatemáticaDidactic decisionsTeaching of MathematicsPlane figuresDidactic situationsEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEste estudo foi desenvolvido no campo da Didática da Matemática de origem francesa, com o objetivo de analisar as decisões didáticas de um professor de Matemática no contexto do ensino do conteúdo área de figuras planas, levando em consideração a atividade docente antes do ensino do saber citado. Para fundamentá-lo, utilizamos como referencial teórico o Modelo dos Fatores Decisionais proposto por Bessot (2019), o qual é ancorado na Teoria das Situações Didáticas (BROUSSEAU, 1998) e na Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1991), pois, por meio dele é possível compreender os fatores que influenciam nas decisões dos professores, uma vez que eles são conduzidos a fazer escolhas e a tomar decisões durante toda a sua atividade. Quanto aos sujeitos, a pesquisa foi realizada com um professor de Matemática do 7° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública da rede municipal de Lagoa de Dentro – PB e, utilizamos para a produção dos dados, entrevistas semiestruturadas e o diário de bordo que foi preenchido pelo docente no momento em que planejava suas aulas. O referencial teórico adotado e os dados produzidos durante a investigação apontam que as decisões didáticas sofreram fortes influências dos fatores do tipo externo e epistêmicos, em virtude das condições impostas pela escola em como seriam realizadas as aulas durante o ensino remoto e, além disso, os do tipo história didática também foram perceptíveis, uma vez que estiveram relacionados às fontes destacadas no diário de bordo.This research was developed in the field of Didactics of Mathematics of French origin, aiming to analyze the didactic decisions of a Mathematics professor in the context of teaching the content area of flat figures, considering the teaching activity before the teaching of the aforementioned knowledge. To justify it, we use as a theoretical framework the Model of Decisional Factors proposed by Bessot (2019), which is based on the Theory of Didactic Situations (BROUSSEAU, 1998) and in the Anthropological Theory of Didactics (CHEVALLARD, 1991), because, by means of it, it is possible to understand the factors that influence teachers' resolutions, since they are led to make choices and decisions throughout their activity. On the subjects, the research was carried out with a Mathematics teacher from the 7th year of Elementary School, from a public school in the municipal system of Lagoa de Dentro - PB and, we used for the production of data, semi-structured interviews and the logbook filled in by the teacher when he planned his classes.The theoretical framework used and the data produced during the investigation indicate that didactic decisions were strongly influenced by external and epistemic factors, due to the conditions imposed by the school on how classes would be accomplished during remote teaching and, furthermore, didactic history ones we also noticed, since they were related to the sources highlighted in the logbook.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMMenezes, Marcus Bessa de00902766716http://lattes.cnpq.br/7719250848803909Menezes, Marcus Bessa de00902766716http://lattes.cnpq.br/7719250848803909Almeida, José Joelson Pimentel de63284626468http://lattes.cnpq.br/8166150091846962Cavalcante, José Luiz00977083489http://lattes.cnpq.br/8710332691223939Silva, Thales Pessoa de Souza2022-02-22T14:12:54Z2999-12-312022-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Thales Pessoa de Souza. Área de figuras planas: decisões didáticas de um professor nas aulas de matemática. 2022. 104f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4158porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-02-22T14:12:54Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4158Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-02-22T14:12:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Área de figuras planas: Decisões didáticas de um professor nas aulas de Matemática
title Área de figuras planas: Decisões didáticas de um professor nas aulas de Matemática
spellingShingle Área de figuras planas: Decisões didáticas de um professor nas aulas de Matemática
Silva, Thales Pessoa de Souza
Decisões Didáticas
Situações Didáticas
Figuras Planas
Ensino de Matemática
Didactic decisions
Teaching of Mathematics
Plane figures
Didactic situations
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Área de figuras planas: Decisões didáticas de um professor nas aulas de Matemática
title_full Área de figuras planas: Decisões didáticas de um professor nas aulas de Matemática
title_fullStr Área de figuras planas: Decisões didáticas de um professor nas aulas de Matemática
title_full_unstemmed Área de figuras planas: Decisões didáticas de um professor nas aulas de Matemática
title_sort Área de figuras planas: Decisões didáticas de um professor nas aulas de Matemática
author Silva, Thales Pessoa de Souza
author_facet Silva, Thales Pessoa de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes, Marcus Bessa de
00902766716
http://lattes.cnpq.br/7719250848803909
Menezes, Marcus Bessa de
00902766716
http://lattes.cnpq.br/7719250848803909
Almeida, José Joelson Pimentel de
63284626468
http://lattes.cnpq.br/8166150091846962
Cavalcante, José Luiz
00977083489
http://lattes.cnpq.br/8710332691223939
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thales Pessoa de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Decisões Didáticas
Situações Didáticas
Figuras Planas
Ensino de Matemática
Didactic decisions
Teaching of Mathematics
Plane figures
Didactic situations
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Decisões Didáticas
Situações Didáticas
Figuras Planas
Ensino de Matemática
Didactic decisions
Teaching of Mathematics
Plane figures
Didactic situations
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Este estudo foi desenvolvido no campo da Didática da Matemática de origem francesa, com o objetivo de analisar as decisões didáticas de um professor de Matemática no contexto do ensino do conteúdo área de figuras planas, levando em consideração a atividade docente antes do ensino do saber citado. Para fundamentá-lo, utilizamos como referencial teórico o Modelo dos Fatores Decisionais proposto por Bessot (2019), o qual é ancorado na Teoria das Situações Didáticas (BROUSSEAU, 1998) e na Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1991), pois, por meio dele é possível compreender os fatores que influenciam nas decisões dos professores, uma vez que eles são conduzidos a fazer escolhas e a tomar decisões durante toda a sua atividade. Quanto aos sujeitos, a pesquisa foi realizada com um professor de Matemática do 7° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública da rede municipal de Lagoa de Dentro – PB e, utilizamos para a produção dos dados, entrevistas semiestruturadas e o diário de bordo que foi preenchido pelo docente no momento em que planejava suas aulas. O referencial teórico adotado e os dados produzidos durante a investigação apontam que as decisões didáticas sofreram fortes influências dos fatores do tipo externo e epistêmicos, em virtude das condições impostas pela escola em como seriam realizadas as aulas durante o ensino remoto e, além disso, os do tipo história didática também foram perceptíveis, uma vez que estiveram relacionados às fontes destacadas no diário de bordo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-22T14:12:54Z
2022-02-03
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Thales Pessoa de Souza. Área de figuras planas: decisões didáticas de um professor nas aulas de matemática. 2022. 104f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4158
identifier_str_mv SILVA, Thales Pessoa de Souza. Área de figuras planas: decisões didáticas de um professor nas aulas de matemática. 2022. 104f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709226768334848