Composição de paródias: um recurso didático para compreensão e conceitos sobre circunferência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Valdir de Sousa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1779
Resumo: A pesquisa aqui descrita relata uma investigação de caráter qualitativo, que teve como objetivo desenvolver e avaliar uma metodologia alternativa de ensino usando a composição de paródias musicais para o ensino da Matemática na tentativa de contribuir para a aprendizagem de alunos, em especial do Ensino Médio. Para isso, realizamos um estudo de caso em uma escola da rede pública, de Campina Grande, Paraíba, com 36 alunos do 3º ano do Ensino Médio. Desta forma, foi desenvolvida uma proposta didática adotando-se como recurso didático composição de paródias musicais a fim de contribuir para a aprendizagem do conteúdo circunferência. A pesquisa foi discutida à luz do contrato didático e da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau. A pesquisa se deu em dois momentos. A princípio, o conteúdo circunferência foi abordado pelo professor pesquisador em quatro turmas do 3º ano do Ensino Médio por meio de uma abordagem convencional, aulas expositivas. No segundo momento, como forma de finalizar o conteúdo circunferência, foi proposto aos alunos das quatro turmas comporem em grupos, formados livremente, uma paródia usando músicas de sua escolha abordando em sua letra o conteúdo trabalhado em sala de aula. Cada turma compôs sua paródia, sendo produzidas, portanto, quatro paródias. No decorrer do trabalho, os alunos receberam uma Lista de Exercícios com questões voltadas ao conteúdo circunferência para que fosse investigado o conhecimento matemático alcançado. A coleta dos dados se deu em seis momentos, sendo o ambiente de pesquisa a própria sala de aula. A análise dos dados se deu pela técnica de triangulação. Como resultados, a pesquisa revelou inicialmente que os alunos preferem a aula de Matemática na exposição do conteúdo e que o trabalho de composição da paródia musical deixou a aula mais dinâmica, interativa e estimulante. A pesquisa também apontou que os alunos não apresentaram dificuldades em adaptar-se à ruptura do contrato didático ao realizarem a atividade proposta na devolução. Os dados da pesquisa apontaram também indícios que a composição de paródia musical atribuiu melhoras na aprendizagem do conteúdo circunferência. Com isso, podemos afirmar que a composição de paródia musical como recurso didático pode vir a contribuir com a aprendizagem acerca de conteúdos matemáticos.
id UEPB_c094d879859eb6bbc9e49ced882c6918
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1779
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Composição de paródias: um recurso didático para compreensão e conceitos sobre circunferênciaComposing parodies: a didactical approach for understanding the concepts of circunferenceEnsino de MatemáticaEnsino MédioDidática de EnsinoTeaching of Mathematics, Secondary EducationCurriculum TeachingCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA pesquisa aqui descrita relata uma investigação de caráter qualitativo, que teve como objetivo desenvolver e avaliar uma metodologia alternativa de ensino usando a composição de paródias musicais para o ensino da Matemática na tentativa de contribuir para a aprendizagem de alunos, em especial do Ensino Médio. Para isso, realizamos um estudo de caso em uma escola da rede pública, de Campina Grande, Paraíba, com 36 alunos do 3º ano do Ensino Médio. Desta forma, foi desenvolvida uma proposta didática adotando-se como recurso didático composição de paródias musicais a fim de contribuir para a aprendizagem do conteúdo circunferência. A pesquisa foi discutida à luz do contrato didático e da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau. A pesquisa se deu em dois momentos. A princípio, o conteúdo circunferência foi abordado pelo professor pesquisador em quatro turmas do 3º ano do Ensino Médio por meio de uma abordagem convencional, aulas expositivas. No segundo momento, como forma de finalizar o conteúdo circunferência, foi proposto aos alunos das quatro turmas comporem em grupos, formados livremente, uma paródia usando músicas de sua escolha abordando em sua letra o conteúdo trabalhado em sala de aula. Cada turma compôs sua paródia, sendo produzidas, portanto, quatro paródias. No decorrer do trabalho, os alunos receberam uma Lista de Exercícios com questões voltadas ao conteúdo circunferência para que fosse investigado o conhecimento matemático alcançado. A coleta dos dados se deu em seis momentos, sendo o ambiente de pesquisa a própria sala de aula. A análise dos dados se deu pela técnica de triangulação. Como resultados, a pesquisa revelou inicialmente que os alunos preferem a aula de Matemática na exposição do conteúdo e que o trabalho de composição da paródia musical deixou a aula mais dinâmica, interativa e estimulante. A pesquisa também apontou que os alunos não apresentaram dificuldades em adaptar-se à ruptura do contrato didático ao realizarem a atividade proposta na devolução. Os dados da pesquisa apontaram também indícios que a composição de paródia musical atribuiu melhoras na aprendizagem do conteúdo circunferência. Com isso, podemos afirmar que a composição de paródia musical como recurso didático pode vir a contribuir com a aprendizagem acerca de conteúdos matemáticos.The present research study reports a qualitative investigation which aims to developing and to evaluating an alternative teaching methodology using the composing of musical parodies for Mathematics teaching attempting to contribute to students learning, especially those of High School. For this, a case study was carried out in a public high school in Campina Grande, Paraíba, with 36 students of the third year. Thus, a didactical approach was developed, adopting as a didactical resource the composing of musical parodies in order to provide a contribution for the learning of the circumference concept. The research study was proposed based on the didactical contract and the theory of didactical situations by Brousseau. The study was divided in two parts. First, the circumference concept was approached by the research teacher to four groups of the third year through a conventional approach: presentation classes. Second, as a way of ending the circumference concept, it was proposed to the students of the four groups to compose, in groups freely chosen by them, a parody by using songs they had been free to select, altering the lyrics so that they could include the subject given in the classroom. Each group composed their own parody, resulting in four parodies. Throughout the study, students were given a set of exercises with questions about circumference so that the mathematical knowledge reached could be evaluated. The data collection was done in six parts, and the research environment was the classroom. The analysis of the data was done by the triangulation technique. As a result, the study has shown, initially, that students prefer a Math class of subject presentation, and the parody composing class leads to a more dynamical, interactive and stimulating class. The study also has shown that students do not have difficulties in adapting to the rupture of the didactical contract when achieving the proposed assignment in returning. The research data pointed out that the composing of parodies results in improving the learning of the circumference concept. Thus, in conclusion, the composing of parodies as a didactical resource can contribute to learning mathematical subjects.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaLins, Abigail FregniCPF:11478816856LINS, Abigail FregniSantos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dosCPF:04601582873http://lattes.cnpq.br/7632501056879630Germano, Marcelo GomesCPF:36867926487http://lattes.cnpq.br/0279191804042650Cavalcanti, Valdir de Sousa2015-09-25T12:19:39Z2012-09-102011-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAVALCANTI, Valdir de Sousa. Composing parodies: a didactical approach for understanding the concepts of circunference. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1779porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-26T19:25:02Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1779Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-26T19:25:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Composição de paródias: um recurso didático para compreensão e conceitos sobre circunferência
Composing parodies: a didactical approach for understanding the concepts of circunference
title Composição de paródias: um recurso didático para compreensão e conceitos sobre circunferência
spellingShingle Composição de paródias: um recurso didático para compreensão e conceitos sobre circunferência
Cavalcanti, Valdir de Sousa
Ensino de Matemática
Ensino Médio
Didática de Ensino
Teaching of Mathematics, Secondary Education
Curriculum Teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Composição de paródias: um recurso didático para compreensão e conceitos sobre circunferência
title_full Composição de paródias: um recurso didático para compreensão e conceitos sobre circunferência
title_fullStr Composição de paródias: um recurso didático para compreensão e conceitos sobre circunferência
title_full_unstemmed Composição de paródias: um recurso didático para compreensão e conceitos sobre circunferência
title_sort Composição de paródias: um recurso didático para compreensão e conceitos sobre circunferência
author Cavalcanti, Valdir de Sousa
author_facet Cavalcanti, Valdir de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lins, Abigail Fregni
CPF:11478816856
LINS, Abigail Fregni
Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos
CPF:04601582873
http://lattes.cnpq.br/7632501056879630
Germano, Marcelo Gomes
CPF:36867926487
http://lattes.cnpq.br/0279191804042650
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Valdir de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Ensino Médio
Didática de Ensino
Teaching of Mathematics, Secondary Education
Curriculum Teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Ensino de Matemática
Ensino Médio
Didática de Ensino
Teaching of Mathematics, Secondary Education
Curriculum Teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description A pesquisa aqui descrita relata uma investigação de caráter qualitativo, que teve como objetivo desenvolver e avaliar uma metodologia alternativa de ensino usando a composição de paródias musicais para o ensino da Matemática na tentativa de contribuir para a aprendizagem de alunos, em especial do Ensino Médio. Para isso, realizamos um estudo de caso em uma escola da rede pública, de Campina Grande, Paraíba, com 36 alunos do 3º ano do Ensino Médio. Desta forma, foi desenvolvida uma proposta didática adotando-se como recurso didático composição de paródias musicais a fim de contribuir para a aprendizagem do conteúdo circunferência. A pesquisa foi discutida à luz do contrato didático e da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau. A pesquisa se deu em dois momentos. A princípio, o conteúdo circunferência foi abordado pelo professor pesquisador em quatro turmas do 3º ano do Ensino Médio por meio de uma abordagem convencional, aulas expositivas. No segundo momento, como forma de finalizar o conteúdo circunferência, foi proposto aos alunos das quatro turmas comporem em grupos, formados livremente, uma paródia usando músicas de sua escolha abordando em sua letra o conteúdo trabalhado em sala de aula. Cada turma compôs sua paródia, sendo produzidas, portanto, quatro paródias. No decorrer do trabalho, os alunos receberam uma Lista de Exercícios com questões voltadas ao conteúdo circunferência para que fosse investigado o conhecimento matemático alcançado. A coleta dos dados se deu em seis momentos, sendo o ambiente de pesquisa a própria sala de aula. A análise dos dados se deu pela técnica de triangulação. Como resultados, a pesquisa revelou inicialmente que os alunos preferem a aula de Matemática na exposição do conteúdo e que o trabalho de composição da paródia musical deixou a aula mais dinâmica, interativa e estimulante. A pesquisa também apontou que os alunos não apresentaram dificuldades em adaptar-se à ruptura do contrato didático ao realizarem a atividade proposta na devolução. Os dados da pesquisa apontaram também indícios que a composição de paródia musical atribuiu melhoras na aprendizagem do conteúdo circunferência. Com isso, podemos afirmar que a composição de paródia musical como recurso didático pode vir a contribuir com a aprendizagem acerca de conteúdos matemáticos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-09
2012-09-10
2015-09-25T12:19:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTI, Valdir de Sousa. Composing parodies: a didactical approach for understanding the concepts of circunference. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1779
identifier_str_mv CAVALCANTI, Valdir de Sousa. Composing parodies: a didactical approach for understanding the concepts of circunference. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813172011597824