A representação da velhice em contos de Luiz Vilela: uma perspectiva de letramento literário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Eliana Cristina Silveira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3368
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de prática de letramento literário a partir da representação da velhice nos contos “A volta do campeão” (2000), “O violino” (2000) e “Lembrança” (1970), de Luiz Vilela. Justifica-se, primeiramente, pela importância da literatura para a formação do sujeito, no que se refere à percepção de si mesmo e da comunidade a que pertence. Em segundo, pela temática abordar questões ligadas aos sentimentos dos sujeitos sociais e, também, pela maior praticidade em trabalhar o gênero conto com a faixa etária dos alunos envolvidos na experiência didática. Os objetivos são o letramento literário dos alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Campina Grande/PB e as discussões que o tema velhice pode proporcionar, trazendo para a sala de aula uma questão que perpassa, em muitos aspectos, a realidade dos alunos. Para tanto, apoiamo-nos na concepção de pesquisa caracterizada como estudo de caso, de natureza descritiva e interpretativa. Como pressupostos teóricos, utilizamos a sistematização de Rildo Cosson (2014), sobre letramento literário. No que concerne a outros aspectos teóricos e temáticos, buscamos respaldo em Alfredo Bosi (1983); Campos (2003); Antonio Candido (2002); Magda Soares (2014), entres outros. Apresentando uma abordagem baseada na concepção discursiva e interacional de ensino, este estudo está fundamentado no trabalho de sequência básica, apresentado por Cosson (2014), que visa a leitura, interpretação e produção de textos como fontes de formação intelectual e humana. Como resultado, verificamos que os contos lidos proporcionam experiências significativas, com interpretação e produção de sentido por parte dos alunos, sendo alcançado o objetivo primeiro de, através do letramento literário, contribuir para que se tornem leitores ativos no processo da leitura, mais sensíveis e humanos.
id UEPB_c738a3d37ded38d02176143ec77a8716
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3368
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A representação da velhice em contos de Luiz Vilela: uma perspectiva de letramento literárioContosLuiz VilelaVelhiceLetramento literárioTalesOld ageLiterary literacyLINGUISTICA, LETRAS E ARTESEste trabalho é o resultado de uma pesquisa de prática de letramento literário a partir da representação da velhice nos contos “A volta do campeão” (2000), “O violino” (2000) e “Lembrança” (1970), de Luiz Vilela. Justifica-se, primeiramente, pela importância da literatura para a formação do sujeito, no que se refere à percepção de si mesmo e da comunidade a que pertence. Em segundo, pela temática abordar questões ligadas aos sentimentos dos sujeitos sociais e, também, pela maior praticidade em trabalhar o gênero conto com a faixa etária dos alunos envolvidos na experiência didática. Os objetivos são o letramento literário dos alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Campina Grande/PB e as discussões que o tema velhice pode proporcionar, trazendo para a sala de aula uma questão que perpassa, em muitos aspectos, a realidade dos alunos. Para tanto, apoiamo-nos na concepção de pesquisa caracterizada como estudo de caso, de natureza descritiva e interpretativa. Como pressupostos teóricos, utilizamos a sistematização de Rildo Cosson (2014), sobre letramento literário. No que concerne a outros aspectos teóricos e temáticos, buscamos respaldo em Alfredo Bosi (1983); Campos (2003); Antonio Candido (2002); Magda Soares (2014), entres outros. Apresentando uma abordagem baseada na concepção discursiva e interacional de ensino, este estudo está fundamentado no trabalho de sequência básica, apresentado por Cosson (2014), que visa a leitura, interpretação e produção de textos como fontes de formação intelectual e humana. Como resultado, verificamos que os contos lidos proporcionam experiências significativas, com interpretação e produção de sentido por parte dos alunos, sendo alcançado o objetivo primeiro de, através do letramento literário, contribuir para que se tornem leitores ativos no processo da leitura, mais sensíveis e humanos.This work is the result of a research of practice of literary literacy from the representation of the old age in the short stories “A volta do campeão” (2000), “O violin” (2000) and “Lembrança” (1970), written by Luiz Vilela. First justified by the importance of literature for the formation of the subject, in the case of the perception of oneself has about the community he belongs. Second, for the thematic approaches questions about feelings from the social subjects and, also, for the greater practicality in working the gender (tale) with the students involved. The aims are literary literacy of the students in the fifth grade of elementary public school in Campina Grande, and the discussions about old age can offer, bringing to the classroom a question that is the reality for some students. At the end we supported the research in the case study, from descriptive and interpretative nature. As theoretical assumptions, was used the systematization of Rildo Cosson (2014) of literary literacy. In relation to others theoretical and thematic aspects, we based on Alfredo Bosi (1983); Campos (2003); Antonio Candido (2002); Magda Soares (2014), and others. Presenting an approach based on discursive conception and interactional of teaching, this research is grounded in the application of the basic sequence, submitted by Cosson(2014), for the students can be able to read, interpret and produce texts as source of intellectual and human formation. As result, we verified that the reading tales offering significant experience, with interpretation and production of meaning from part of the students, being achieved the first aim, through the literary literacy, contribute for them become active readers in the reading process, more sensible and human.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASSouza, Aldinida de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/2790523433318905Souza, Aldinida de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/2790523433318905Mendes, Algemira de Macêdohttp://lattes.cnpq.br/9640006031037348Costa, Maria Suely dahttp://lattes.cnpq.br/1891779191833711Andrade, Eliana Cristina Silveira de2019-06-03T12:39:57Z2018-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAndrade, Eliana Cristina Silveira de. A representação da velhice em contos de Luiz Vilela: uma perspectiva de letramento literário. 2018. 128f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.CDD 372.416http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3368porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-06-04T04:22:45Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3368Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-06-04T04:22:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação da velhice em contos de Luiz Vilela: uma perspectiva de letramento literário
title A representação da velhice em contos de Luiz Vilela: uma perspectiva de letramento literário
spellingShingle A representação da velhice em contos de Luiz Vilela: uma perspectiva de letramento literário
Andrade, Eliana Cristina Silveira de
Contos
Luiz Vilela
Velhice
Letramento literário
Tales
Old age
Literary literacy
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short A representação da velhice em contos de Luiz Vilela: uma perspectiva de letramento literário
title_full A representação da velhice em contos de Luiz Vilela: uma perspectiva de letramento literário
title_fullStr A representação da velhice em contos de Luiz Vilela: uma perspectiva de letramento literário
title_full_unstemmed A representação da velhice em contos de Luiz Vilela: uma perspectiva de letramento literário
title_sort A representação da velhice em contos de Luiz Vilela: uma perspectiva de letramento literário
author Andrade, Eliana Cristina Silveira de
author_facet Andrade, Eliana Cristina Silveira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Aldinida de Medeiros
http://lattes.cnpq.br/2790523433318905
Souza, Aldinida de Medeiros
http://lattes.cnpq.br/2790523433318905
Mendes, Algemira de Macêdo
http://lattes.cnpq.br/9640006031037348
Costa, Maria Suely da
http://lattes.cnpq.br/1891779191833711
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Eliana Cristina Silveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Contos
Luiz Vilela
Velhice
Letramento literário
Tales
Old age
Literary literacy
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Contos
Luiz Vilela
Velhice
Letramento literário
Tales
Old age
Literary literacy
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de prática de letramento literário a partir da representação da velhice nos contos “A volta do campeão” (2000), “O violino” (2000) e “Lembrança” (1970), de Luiz Vilela. Justifica-se, primeiramente, pela importância da literatura para a formação do sujeito, no que se refere à percepção de si mesmo e da comunidade a que pertence. Em segundo, pela temática abordar questões ligadas aos sentimentos dos sujeitos sociais e, também, pela maior praticidade em trabalhar o gênero conto com a faixa etária dos alunos envolvidos na experiência didática. Os objetivos são o letramento literário dos alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Campina Grande/PB e as discussões que o tema velhice pode proporcionar, trazendo para a sala de aula uma questão que perpassa, em muitos aspectos, a realidade dos alunos. Para tanto, apoiamo-nos na concepção de pesquisa caracterizada como estudo de caso, de natureza descritiva e interpretativa. Como pressupostos teóricos, utilizamos a sistematização de Rildo Cosson (2014), sobre letramento literário. No que concerne a outros aspectos teóricos e temáticos, buscamos respaldo em Alfredo Bosi (1983); Campos (2003); Antonio Candido (2002); Magda Soares (2014), entres outros. Apresentando uma abordagem baseada na concepção discursiva e interacional de ensino, este estudo está fundamentado no trabalho de sequência básica, apresentado por Cosson (2014), que visa a leitura, interpretação e produção de textos como fontes de formação intelectual e humana. Como resultado, verificamos que os contos lidos proporcionam experiências significativas, com interpretação e produção de sentido por parte dos alunos, sendo alcançado o objetivo primeiro de, através do letramento literário, contribuir para que se tornem leitores ativos no processo da leitura, mais sensíveis e humanos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-28
2019-06-03T12:39:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Andrade, Eliana Cristina Silveira de. A representação da velhice em contos de Luiz Vilela: uma perspectiva de letramento literário. 2018. 128f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.
CDD 372.416
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3368
identifier_str_mv Andrade, Eliana Cristina Silveira de. A representação da velhice em contos de Luiz Vilela: uma perspectiva de letramento literário. 2018. 128f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.
CDD 372.416
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458421616869376