Deus como personagem na obra de Jorge Luis Borges
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4439 |
Resumo: | A presente pesquisa aborda como o escritor argentino Jorge Luis Borges constrói o personagem literário Deus em sua obra. O corpus do trabalho abrange, a priori, os contos: “Pierre Menard - autor de Quixote” (1939), “El Aleph” (1945), “Los Teologos” (1947) e “La escritura del dios” (1949) para apresentar um Deus silencioso e alheio à humanidade, que age mais através do seu poder de criação. Posteriormente, quando o verbo se faz carne, em clara intertextualidade com os textos bíblicos, visualizamos um segundo momento da personagem que agora é representada por um Filho, Jesus Cristo, mas que ainda pode ser qualquer homem, inclusive Judas, pois todos são iguais. Para explanação desse ponto de vista consideramos os contos “Tlön, Uqbar, Orbis Tertius” (1941), “Tres versiones de Judas” (1944), “Deutsches Requiem” (1946) e “El Evangelio según Marcos” (1970). É importante lembrarmos ainda que as menções a essa personagem nem sempre são feitas de forma direta, podendo estarem diluídas em histórias recontadas em consonância com debates ficcionais, filosóficos e/ou teológicos. A metodologia se deu pela leitura e seleção das produções de Borges que possibilitam uma reflexão literária sobre uma personagem que é a personificação da linguagem, uma vez que esse Deus só existe através do Verbo. Assim, a escrita de Borges é a chave fundamental para compreensão deste elemento que surge paralelo a outros aspectos, não só bíblicos, mas também históricos e culturais que tendem a desterritorializar conceitos anteriormente engessados pela tradição religiosa. Para debate da temática da personagem na literatura trouxemos a teoria de Candido (1976) para perceber as mudanças feitas por Borges no campo literário, mais a de Fiorin (2008) e Maingueneau (2009) para compreensão do novo contrato semiótico borgeano presente no discurso literário analisado; apresentamos ainda as pesquisas de Deleuze (2006) para discussão dos novos territórios possíveis desse Deus reterritorializado; e quando adentramos no universo judaico para análise da personagem borgeana, foi imprescindível recorrermos a Sosnowski (1991), Sarlo (2007), Nascimento (2009) e Gadotti (2012), que já haviam pesquisado sobre Borges frente ao aspecto religioso, mas abordando outros eixos que não especificamente a personagem divina. |
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Deus como personagem na obra de Jorge Luis BorgesGod as a character in the work of Jorge Luis BorgesDeusPersonagemLiteratura hispânicaAnálise literáriaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA presente pesquisa aborda como o escritor argentino Jorge Luis Borges constrói o personagem literário Deus em sua obra. O corpus do trabalho abrange, a priori, os contos: “Pierre Menard - autor de Quixote” (1939), “El Aleph” (1945), “Los Teologos” (1947) e “La escritura del dios” (1949) para apresentar um Deus silencioso e alheio à humanidade, que age mais através do seu poder de criação. Posteriormente, quando o verbo se faz carne, em clara intertextualidade com os textos bíblicos, visualizamos um segundo momento da personagem que agora é representada por um Filho, Jesus Cristo, mas que ainda pode ser qualquer homem, inclusive Judas, pois todos são iguais. Para explanação desse ponto de vista consideramos os contos “Tlön, Uqbar, Orbis Tertius” (1941), “Tres versiones de Judas” (1944), “Deutsches Requiem” (1946) e “El Evangelio según Marcos” (1970). É importante lembrarmos ainda que as menções a essa personagem nem sempre são feitas de forma direta, podendo estarem diluídas em histórias recontadas em consonância com debates ficcionais, filosóficos e/ou teológicos. A metodologia se deu pela leitura e seleção das produções de Borges que possibilitam uma reflexão literária sobre uma personagem que é a personificação da linguagem, uma vez que esse Deus só existe através do Verbo. Assim, a escrita de Borges é a chave fundamental para compreensão deste elemento que surge paralelo a outros aspectos, não só bíblicos, mas também históricos e culturais que tendem a desterritorializar conceitos anteriormente engessados pela tradição religiosa. Para debate da temática da personagem na literatura trouxemos a teoria de Candido (1976) para perceber as mudanças feitas por Borges no campo literário, mais a de Fiorin (2008) e Maingueneau (2009) para compreensão do novo contrato semiótico borgeano presente no discurso literário analisado; apresentamos ainda as pesquisas de Deleuze (2006) para discussão dos novos territórios possíveis desse Deus reterritorializado; e quando adentramos no universo judaico para análise da personagem borgeana, foi imprescindível recorrermos a Sosnowski (1991), Sarlo (2007), Nascimento (2009) e Gadotti (2012), que já haviam pesquisado sobre Borges frente ao aspecto religioso, mas abordando outros eixos que não especificamente a personagem divina.This research addresses how the Argentine writer Jorge Luis Borges builds the literary character God in his work. The main work includes, in first place, the short stories: “Pierre Menard - author of Quixote” (1939), “El Aleph” (1945), “Los Teologos” (1947) and “La escritura del dios” (1949) in order to present a silent God, on the side of humanity, who acts more through his power of creation. Later, when the verb becomes flesh, in clear intertextuality with the biblical texts, we visualize a second moment of the character who is now represented by a Son, Jesus Christ, but who can still be any man, including Judas, because everyone is equal. For an explanation of this point of view we consider the short stories “Tlön, Uqbar, Orbis Tertius” (1941), “Tres versiones de Judas” (1944), “Deutsches Requiem” (1946) and “El Evangelio según Marcos” (1970). It is also important to remember that mentions of this character are not always made directly, and may be diluted in stories retold in line with fictional, philosophical and/or theological debates. The methodology was based on reading and selection from Borges' productions that enable a literary reflection on a character who is the personification of language, since this God only exists through the Word. Thus, Borges' writing is the fundamental key to understanding this element, which appears parallel to other aspects, not only biblical, but also historical and cultural, which tend to deterritorialize concepts previously immobilized by religious tradition. To debate the theme of the character in literature, we brought Candido's theory (1976) to understand the changes made by Borges in the literary field, plus Fiorin (2008) and Maingueneau (2009) for understanding of the new Borgean semiotic contract present in the analyzed literary discourse; we also present the researches of Deleuze (2006) to discuss the possible new territories of this reterritorialized God; and when we entered the Jewish universe to analyze the Borges character, it was essential to turn to Sosnowski (1991), Sarlo (2007), Nascimento (2009) and Gadotti (2012), who had already researched Borges in the religious aspect, but addressing others axes other than specifically the divine character.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIMagalhães, Antônio Carlos de Melo439.416.802-34http://lattes.cnpq.br/8537138427085678Silva, Eli Brandão da143678074-87http://lattes.cnpq.br/8934456319977030Justino, Luciano Barbosa019700574-83http://lattes.cnpq.br/7867334606136778Ferreira, João Cesário Leonelhttp://lattes.cnpq.br/0412253064458725Moreira, Idmar Boaventurahttp://lattes.cnpq.br/2166858715350571Figueirêdo, Fernanda Medeiros2022-10-17T23:52:53Z2021-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFIGUEIRÊDO, F. 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