Paradoxo EPR e Pseudo-História: Análise de livros de física moderna e contemporânea
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3845 |
Resumo: | A Ciência é um processo em constante evolução, que influencia e é influenciada por seu tempo e faz parte da cultura humana, dentro de um conjunto amplo de culturas, por isso devemos enxergá-la em movimento. Ela é histórica, tem seus próprios objetivos, assume objetivos políticos, sociais, ideológicos e pode ser usada para fins benéficos ou não. Diferentemente de outros conhecimentos, o conhecimento científico se distingue pela maneira como se constrói, pois esse tipo é multifacetado, multimetodológico e considera o que historicamente foi construído e praticado socialmente. Para conhecê-la apropriadamente, é necessário mergulhar em sua história, o que é possível de se fazer através de textos próprios do campo da História, da Filosofia e da Sociologia da Ciência (HFSC), área do conhecimento que pode existir tanto como linha de pesquisa quanto como abordagem didática. Entretanto, sua abordagem não é tão simples, porquanto exige tempo, material adequado e alguma preparação na formação inicial e continuada de professores. Um dos grandes desafios é o acesso a um material adequado, principalmente livros-textos que abordem, de maneira suficientemente adequada, sem distorções, concepções equivocadas ou casos de pseudo-história. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou analisar o tipo de descrição histórica do episódio histórico do Paradoxo EPR abordado em livros-textos de Física moderna e contemporânea (FMC), procurando responder qual tipo de descrição histórica esses livros-textos apresentam sobre o Paradoxo EPR. Para reconstruir o episódio sobre o Paradoxo EPR, utilizamos fontes primárias - os artigos de EPR e Bohr - e fontes secundárias - pesquisas especializadas sobre o momento. Para discutir sobre pseudo-história, recorremos a artigos do biólogo e historiador Douglas Allchin (2002; 2004). Como foram analisados livros-textos, a metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa documental (CELLARD, 2012; PIMENTEL, 2001), realizada por meio da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2001). A exploração e a análise do material nos mostraram que a maioria dos livros-textos tende a apresentar discursos pseudo-históricos, e quando não há grandes distorções históricas, há algumas com um grau maior de sutileza. Esse resultado nos alerta que é preciso adequar os materiais que são indicados como bibliografia básica e dar mais atenção à formação de professores, capacitando-os a reconhecer essas pseudo-histórias e ter condições de fazer escolhas críticas e conscientes, porque, como professores, suas concepções científicas serão disseminadas em suas salas de aula e chegarão aos seus alunos. |
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Paradoxo EPR e Pseudo-História: Análise de livros de física moderna e contemporâneaEPR Paradox and Pseudo-history: Analysis of books of modern and contemporary physicsParadoxo EPRArquitetura míticaAnálise DocumentalFormação docenteEPR ParadoxMythical architectureDocumentary AnalysisTeacher trainingENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOA Ciência é um processo em constante evolução, que influencia e é influenciada por seu tempo e faz parte da cultura humana, dentro de um conjunto amplo de culturas, por isso devemos enxergá-la em movimento. Ela é histórica, tem seus próprios objetivos, assume objetivos políticos, sociais, ideológicos e pode ser usada para fins benéficos ou não. Diferentemente de outros conhecimentos, o conhecimento científico se distingue pela maneira como se constrói, pois esse tipo é multifacetado, multimetodológico e considera o que historicamente foi construído e praticado socialmente. Para conhecê-la apropriadamente, é necessário mergulhar em sua história, o que é possível de se fazer através de textos próprios do campo da História, da Filosofia e da Sociologia da Ciência (HFSC), área do conhecimento que pode existir tanto como linha de pesquisa quanto como abordagem didática. Entretanto, sua abordagem não é tão simples, porquanto exige tempo, material adequado e alguma preparação na formação inicial e continuada de professores. Um dos grandes desafios é o acesso a um material adequado, principalmente livros-textos que abordem, de maneira suficientemente adequada, sem distorções, concepções equivocadas ou casos de pseudo-história. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou analisar o tipo de descrição histórica do episódio histórico do Paradoxo EPR abordado em livros-textos de Física moderna e contemporânea (FMC), procurando responder qual tipo de descrição histórica esses livros-textos apresentam sobre o Paradoxo EPR. Para reconstruir o episódio sobre o Paradoxo EPR, utilizamos fontes primárias - os artigos de EPR e Bohr - e fontes secundárias - pesquisas especializadas sobre o momento. Para discutir sobre pseudo-história, recorremos a artigos do biólogo e historiador Douglas Allchin (2002; 2004). Como foram analisados livros-textos, a metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa documental (CELLARD, 2012; PIMENTEL, 2001), realizada por meio da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2001). A exploração e a análise do material nos mostraram que a maioria dos livros-textos tende a apresentar discursos pseudo-históricos, e quando não há grandes distorções históricas, há algumas com um grau maior de sutileza. Esse resultado nos alerta que é preciso adequar os materiais que são indicados como bibliografia básica e dar mais atenção à formação de professores, capacitando-os a reconhecer essas pseudo-histórias e ter condições de fazer escolhas críticas e conscientes, porque, como professores, suas concepções científicas serão disseminadas em suas salas de aula e chegarão aos seus alunos.Science is a process in constant evolution which influences, it is influenced by its time, and it is a part of human culture, within a wide extent of cultures, that is why we should see it in motion. It is historical, it has its proper objectives, it assumes political, social, and ideological objectives, and it can be or can’t be used for good purposes. Unlike other knowledge, scientific knowledge is distinguished by the way it is constructed, as this type is multifaceted, multimethodological, and considers what has historically been constructed, and practiced socially. To understand it properly, it is necessary to get into its history deeply, which is possible through texts specific to the field of History, Philosophy, and Sociology of Science (HPSC), an area of knowledge that can exist both as a line of research as a didactic approach. However, its approach is not so simple, as it requires time, adequate material, and some preparation in initial and continuing teacher training. One of the great challenges is the access to adequate mate-rial, mainly textbooks that approach, in a sufficiently adequate way, without distortions, misconceptions, or cases of pseudo-history. Hence, this research aimed to analyze the type of historical description of the historical episode of the EPR Paradox approached in textbooks of modern and contemporary Physics (MCP), trying to answer what type of historical description these textbooks present about the EPR Paradox. To reconstruct the episode about the EPR Paradox, we used primary sources - the articles by EPR and Bohr - and secondary sources - specialized research about the period. To discuss pseudo-history, we used articles by biologist and historian Douglas Allchin (2002; 2004). As textbooks were analyzed, the research methodology adopted was documentary research (CELLARD, 2012; PIMENTEL, 2001), carried out through Con-tent Analysis by Laurence Bardin (2001). The exploration and analysis of the material showed us that most textbooks tend to present pseudo-historical discourses, and when there are no major historical distortions, there are some with a greater degree of subtlety. This result alerts us that it is necessary to adapt materials that are indicated as basic bibliography, and to pay more attention to the training of teachers, enabling them to recognize these pseudo-histories and to be able to make critical and conscious choices, because, as teachers, their scientific conceptions will be disseminated in their classrooms and will reach their students.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMBarros, Marcos Antônio299.268.664-68http://lattes.cnpq.br/5878098076288666Almeida, José Joelson Pimentel de632.846.264-68http://lattes.cnpq.br/8166150091846962Nóbrega, Mayane Leite da063.905.124-30http://lattes.cnpq.br/9218430229654454Bastos Filho, Jenner Barretto110.699.375-68http://lattes.cnpq.br/5357464861909269Silva, Francisco Daniel de Pontes2021-11-24T13:36:29Z2021-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Francisco Daniel de Pontes. Paradoxo EPR e Pseudo-História: Análise de livros de física moderna e contemporânea. 2021. [171 p.]. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3845porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-11-24T13:38:43Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3845Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-11-24T13:38:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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