Lourdes Ramalho e o método LerAtos na formação de professoras Leiautoras Utópicas em bibliotecas de Portugal e do Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5063 |
Resumo: | A pesquisa surge de um questionamento: como incentivar as(os) professoras(es) a se tornarem Professoras(es) Leiautoras(es) Utópicas(os) (PLUs) e formadoras(es) de Leiautoras(es) pela mediação do texto teatral Maria Roupa de Palha (2008), de Lourdes Ramalho, no contexto de bibliotecas? O objetivo foi investigar os impactos do Método LerAtos de formação de Comunidades Leiautoras Ativas Ubíquas, na aplicação da Formação Continuada de Professoras Leiautoras Utópicas (FC-PLUs) na Biblioteca Pública de Sumé-PB, apontando para a implementação do conceito e uso das bibliotecas como Espaços Plurifuncionais, a par do vigente em bibliotecas de Portugal, de que a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada é um exemplo dos mais expressivos no país. No tocante ao estágio de pesquisa na biblioteca portuguesa, foi realizado uma entrevista estruturada com a representante institucional e bibliotecária para fins de apropriação de conceitos e práticas de uma biblioteca plurifuncional. O estudo na biblioteca brasileira deu-se pela aplicação do método LerAtos mediante a realização de quatro oficinas de leiautoria distribuídas em dez encontros. Na (1) Oficina de Sonhação, as professoras foram estimuladas a pensar sobre o tema geral da oficina, que se tratou do “Protagonismo de Mulheres em Jornada de Heroína Utópica contra problemas do mundo distópico”, entre eles violências contra mulheres, preconceito de gênero, feminicídio etc. Na (2) Oficina de Fruição, as PLUs realizaram a leitura performativa do texto teatral Maria Roupa de Palha, de Lourdes Ramalho, utilizando-se de recursos vocais e gestuais para o engajamento entre texto e corpo. Na (3) Oficina de Criação realizou-se o exercício de produção de vinte novas obras na linguagem poética. Na (4) Oficina de Doação realizou-se a experiência de entregar a nova obra enquanto empreendimento social, mediante publicação no ciberespaço e campanha gamificada de conquista de espectoleitoras(es) que comentam sobre as obras e as performances. Finalmente, esta pesquisa apresenta como resultado os impactos da FC-PLUs por meio do Método LerAtos em contexto de biblioteca, mediante análise dos indicadores de influência antes e depois da experiência, visto que as vinte PLUs se autoavaliaram no tocante ao processo formativo. |
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Lourdes Ramalho e o método LerAtos na formação de professoras Leiautoras Utópicas em bibliotecas de Portugal e do BrasilLourdes Ramalho and the ReadActs Method in the training of Utopian Reading Teachers in libraries in Portugal and BrazilLourdes RamalhoMaria Roupa de PalhaMétodo LerAtosBibliotecas plurifuncionaisLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA pesquisa surge de um questionamento: como incentivar as(os) professoras(es) a se tornarem Professoras(es) Leiautoras(es) Utópicas(os) (PLUs) e formadoras(es) de Leiautoras(es) pela mediação do texto teatral Maria Roupa de Palha (2008), de Lourdes Ramalho, no contexto de bibliotecas? O objetivo foi investigar os impactos do Método LerAtos de formação de Comunidades Leiautoras Ativas Ubíquas, na aplicação da Formação Continuada de Professoras Leiautoras Utópicas (FC-PLUs) na Biblioteca Pública de Sumé-PB, apontando para a implementação do conceito e uso das bibliotecas como Espaços Plurifuncionais, a par do vigente em bibliotecas de Portugal, de que a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada é um exemplo dos mais expressivos no país. No tocante ao estágio de pesquisa na biblioteca portuguesa, foi realizado uma entrevista estruturada com a representante institucional e bibliotecária para fins de apropriação de conceitos e práticas de uma biblioteca plurifuncional. O estudo na biblioteca brasileira deu-se pela aplicação do método LerAtos mediante a realização de quatro oficinas de leiautoria distribuídas em dez encontros. Na (1) Oficina de Sonhação, as professoras foram estimuladas a pensar sobre o tema geral da oficina, que se tratou do “Protagonismo de Mulheres em Jornada de Heroína Utópica contra problemas do mundo distópico”, entre eles violências contra mulheres, preconceito de gênero, feminicídio etc. Na (2) Oficina de Fruição, as PLUs realizaram a leitura performativa do texto teatral Maria Roupa de Palha, de Lourdes Ramalho, utilizando-se de recursos vocais e gestuais para o engajamento entre texto e corpo. Na (3) Oficina de Criação realizou-se o exercício de produção de vinte novas obras na linguagem poética. Na (4) Oficina de Doação realizou-se a experiência de entregar a nova obra enquanto empreendimento social, mediante publicação no ciberespaço e campanha gamificada de conquista de espectoleitoras(es) que comentam sobre as obras e as performances. Finalmente, esta pesquisa apresenta como resultado os impactos da FC-PLUs por meio do Método LerAtos em contexto de biblioteca, mediante análise dos indicadores de influência antes e depois da experiência, visto que as vinte PLUs se autoavaliaram no tocante ao processo formativo.The research arises from a question: how to encourage teachers to become Utopian Lecturer Teachers (PLUs) and Lecturer trainers through the mediation of the theatrical text Maria Roupa de Palha (2008), by Lourdes Ramalho, in the context of libraries? The objective was to investigate the impacts of the LerAtos Method of forming Ubiquitous Active Lecturer Communities (ANDRADE, 2021), in the application of the Formação Continuada de Professoras Leiautoras Utópicas (FC-PLUs) in the Public Library of Sumé-PB, pointing to the implementation of the concept and use of libraries as Multifunctional Spaces, along with that in force in libraries in Portugal, of which the Public Library and Regional Archive of Ponta Delgada is one of the most expressive examples in the country. Regarding the research internship at the Portuguese library, a structured interview was conducted with the institutional representative and librarian for the purpose of appropriating concepts and practices of a multifunctional library. The study at the Brazilian library was carried out by applying the LerAtos method through the holding of four reading-authorship workshops distributed over ten meetings. In the (1) Dreaming Workshop, the teachers were encouraged to think about the general theme of the workshop, which was “Women’s Protagonism in a Utopian Heroine’s Journey against the Problems of the Dystopian World”, including violence against women, gender prejudice, feminicide, etc. In the (2) Enjoyment Workshop, the PLUs performed a performative reading of the play Maria Roupa de Palha, by Lourdes Ramalho, using vocal and gestural resources to engage the text and the body. In the (3) Creation Workshop, the exercise of producing twenty new works in poetic language was carried out. In the (4) Donation Workshop, the experiment of delivering the new work as a social enterprise was carried out, through publication in cyberspace and a gamified campaign to attract spectators who comment on the works and performances. Finally, this research presents as a result the impacts of FC-PLUs through the LerAtos Method in a library context, through analysis of the influence indicators before and after the experience, since the twenty PLUs self-evaluated themselves regarding the training process.FAPESQUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIAndrade, Valéria27907917649http://lattes.cnpq.br/5509137180497366Souza, Aldinida de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/2790523433318905Justino, Luciano Barbosahttp://lattes.cnpq.br/7867334606136778Vieira, Maria de Fátima de Sousa Bastohttps://search.app/U63dJqrhYuEvEstA6Silva, Edson Santoshttp://lattes.cnpq.br/2855415041274093Almeida, Leandro de Sousa2024-08-27T11:53:45Z2024-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfALMEIDA, L. S. 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Lourdes Ramalho e o método LerAtos na formação de professoras Leiautoras Utópicas em bibliotecas de Portugal e do Brasil Lourdes Ramalho and the ReadActs Method in the training of Utopian Reading Teachers in libraries in Portugal and Brazil |
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A pesquisa surge de um questionamento: como incentivar as(os) professoras(es) a se tornarem Professoras(es) Leiautoras(es) Utópicas(os) (PLUs) e formadoras(es) de Leiautoras(es) pela mediação do texto teatral Maria Roupa de Palha (2008), de Lourdes Ramalho, no contexto de bibliotecas? O objetivo foi investigar os impactos do Método LerAtos de formação de Comunidades Leiautoras Ativas Ubíquas, na aplicação da Formação Continuada de Professoras Leiautoras Utópicas (FC-PLUs) na Biblioteca Pública de Sumé-PB, apontando para a implementação do conceito e uso das bibliotecas como Espaços Plurifuncionais, a par do vigente em bibliotecas de Portugal, de que a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada é um exemplo dos mais expressivos no país. No tocante ao estágio de pesquisa na biblioteca portuguesa, foi realizado uma entrevista estruturada com a representante institucional e bibliotecária para fins de apropriação de conceitos e práticas de uma biblioteca plurifuncional. O estudo na biblioteca brasileira deu-se pela aplicação do método LerAtos mediante a realização de quatro oficinas de leiautoria distribuídas em dez encontros. Na (1) Oficina de Sonhação, as professoras foram estimuladas a pensar sobre o tema geral da oficina, que se tratou do “Protagonismo de Mulheres em Jornada de Heroína Utópica contra problemas do mundo distópico”, entre eles violências contra mulheres, preconceito de gênero, feminicídio etc. Na (2) Oficina de Fruição, as PLUs realizaram a leitura performativa do texto teatral Maria Roupa de Palha, de Lourdes Ramalho, utilizando-se de recursos vocais e gestuais para o engajamento entre texto e corpo. Na (3) Oficina de Criação realizou-se o exercício de produção de vinte novas obras na linguagem poética. Na (4) Oficina de Doação realizou-se a experiência de entregar a nova obra enquanto empreendimento social, mediante publicação no ciberespaço e campanha gamificada de conquista de espectoleitoras(es) que comentam sobre as obras e as performances. Finalmente, esta pesquisa apresenta como resultado os impactos da FC-PLUs por meio do Método LerAtos em contexto de biblioteca, mediante análise dos indicadores de influência antes e depois da experiência, visto que as vinte PLUs se autoavaliaram no tocante ao processo formativo. |
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2024 |
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ALMEIDA, L. S. Lourdes Ramalho e o Método LerAtos na formação de professoras Leiautoras Utópicas em bibliotecas de Portugal e do Brasil. 2024. 383 f. Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5063 |
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