Mundo virtual Minecraft: Um contexto de aprendizagens de conceitos geométricos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3617 |
Resumo: | Este estudo propôs uma intervenção pedagógica com o objetivo de verificar se o game digital Minecraft, em sua versão comercial, contribui para o avanço dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele. O modelo descreve uma hierarquia de cinco níveis, que explicam os processos de pensamento usados em contextos geométricos. O estudo foi funda- mentado nos princípios da aprendizagem de Gee (2010), no construcionismo de Papert (1986, 2001, 2008) e no modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele (1986). Como metodologia, utilizamos uma sequência de atividades para construir o conceito de perí- metro, área e volume, com o apoio do Minecraft, pelos sujeitos da pesquisa, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que bus- cou responder ao seguinte questionamento: Considerando os níveis de desenvolvimento do pen- samento geométrico de Van Hiele, o Minecraft pode facilitar o avanço desses níveis? Para tanto, utilizamos seguintes métodos e instrumentos: investigação e análise do jogo, sondagem geométrica, aplicação de questionários, observação participante e intervenção pedagógica com o Minecraft. Os resultados obtidos levaram-nos a concluir que o jogo em questão pode ser um contexto de aprendizagem de conceitos geométricos, por possibilitar um trabalho realizado de forma colaborativa, com simulações de aplicações no cotidiano, entre outras funcionalidades, e contribuir para conscientizar os professores do uso dos jogos digitais como recursos de apren- dizagem, em especial, para o ensino de Matemática. Isso confirmou nossa hipótese de que o Minecraft auxilia os alunos a compreenderem os conceitos matemáticos, entre eles, os de perí- metro, área e volume, e eleva os níveis de desenvolvimento do seu pensamento geométrico. |
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Mundo virtual Minecraft: Um contexto de aprendizagens de conceitos geométricosJogo digitalJogo educativoEnsino de MatemáticaTecnologia educacionalEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEste estudo propôs uma intervenção pedagógica com o objetivo de verificar se o game digital Minecraft, em sua versão comercial, contribui para o avanço dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele. O modelo descreve uma hierarquia de cinco níveis, que explicam os processos de pensamento usados em contextos geométricos. O estudo foi funda- mentado nos princípios da aprendizagem de Gee (2010), no construcionismo de Papert (1986, 2001, 2008) e no modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele (1986). Como metodologia, utilizamos uma sequência de atividades para construir o conceito de perí- metro, área e volume, com o apoio do Minecraft, pelos sujeitos da pesquisa, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que bus- cou responder ao seguinte questionamento: Considerando os níveis de desenvolvimento do pen- samento geométrico de Van Hiele, o Minecraft pode facilitar o avanço desses níveis? Para tanto, utilizamos seguintes métodos e instrumentos: investigação e análise do jogo, sondagem geométrica, aplicação de questionários, observação participante e intervenção pedagógica com o Minecraft. Os resultados obtidos levaram-nos a concluir que o jogo em questão pode ser um contexto de aprendizagem de conceitos geométricos, por possibilitar um trabalho realizado de forma colaborativa, com simulações de aplicações no cotidiano, entre outras funcionalidades, e contribuir para conscientizar os professores do uso dos jogos digitais como recursos de apren- dizagem, em especial, para o ensino de Matemática. Isso confirmou nossa hipótese de que o Minecraft auxilia os alunos a compreenderem os conceitos matemáticos, entre eles, os de perí- metro, área e volume, e eleva os níveis de desenvolvimento do seu pensamento geométrico.This study proposed a pedagogical intervention, to verify if the digital game Minecraft, in its commercial version, contributes to the advance of the levels of development of the Geometric thought of Van Hiele. The model they created describes a five-level hierarchy that explains the thought processes used in geometric contexts. The study is based on the principles of learning Gee (2010), the construction of Papert (1986, 2001, 2008) and Van Hiele's (1989) Geometric Thought development model. As a methodology, we used a sequence of activities to build the concept of perimeter, area and volume, carried out with the support of Minecraft, which were carried out by the subjects of the research, students of the 9th grade of Elementary School, of a public school. It is a qualitative research that sought to answer the following question: Considering the levels of development of Van Hiele Geometric thinking, how can Minecraft facilitate the advancement of these levels? To do so, the following methods and instruments were used: Game research and analysis, geometric survey, questionnaire application, participant observation and pedagogical intervention with Minecraft. The results obtained lead us to conclude that the Game, in question, can be a fruitful context for learning geometric concepts, because it allows a collaborative work with simulations of daily applications, among other functionalities, and can even contribute for the awareness of the use of technology and digital games as learning resources, especially for teaching mathematics, thus proving our hypothesis that Minecraft favors the understanding of mathematical concepts, including the concept of perimeter, area and volume and elevates the students' Geometric Thought Level.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMMoita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro83996303491http://lattes.cnpq.br/6428823615325023Almeida, José Joelson Pimentel de63284626468http://lattes.cnpq.br/8166150091846962Rêgo, Thaís Gaudencio do01211755452http://lattes.cnpq.br/3166390632199101Silva, Ana Lúcia da2020-03-13T17:56:30Z2018-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, A. L. da. Mundo virtual Minecraft: Um contexto de aprendizagens de conceitos geométricos. 2018. 116f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3617porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2020-03-14T04:27:44Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3617Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2020-03-14T04:27:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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