Lourdes Ramalho e a contranarrativa do mito fundacional da nação em perspectiva regional: leituras de dois textos – A guerreira Joanita Guabiraba e Guiomar filha da mãe...
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3452 |
Resumo: | Trata-se de uma análise-intepretação de dois textos de Lourdes Ramalho, a saber: “A guerreira Joanita Guabiraba” (inédito) e “Guiomar filha da mãe” (2003). Para as discussões empreendidas nesta pesquisa, parte-se das relações travadas pela autora em busca de espaço como dramaturga no cenário local/reginal, a partir dos anos 1970 e, posteriormente, em âmbito nacional. Diante disso, discute-se sobre o apagamento dessa dramaturgia em um momento histórico em que despontam inúmeras vozes femininas nos palcos brasileiros. Dadas as configurações da dramaturgia ramalhiana e a centralidade das personagens femininas que atravessam os três ciclos dessa produção, a saber: o primeiro ciclo, com duração de 1970 a 1990; o segundo ciclo de 1990 a 2000; e o terceiro ciclo, denominado “ciclo enclave”, tem-se como objetivo principal compreender as contribuições dessa literatura para uma poética da dramaturgia nordestina, a partir da tessitura de uma contranarrativa do mito de fundação da nação nas duas obras citadas. Assim, observa-se como se dá o discurso contrahegemônico em “A guerreira Joanita Guabiraba” e “Guiomar filha da mãe”, pertencentes ao ciclo enclave dessa dramaturgia e constituintes do eixo temático que coloca as mulheres como detentoras do poder e, portanto, formadoras de um ordem matriarcal. Para tanto, a autora constrói narrativas que destronam os mitos de fundação criados ao longo da história nacional por grupos dominantes e reproduzidos como verdade. Confirma-se, então, a visão de comunidade imaginada de Anderson (2008), ao mostrar as ideias nacionais e limites regionais como divisões imaginárias, pautadas em interesses políticos e econômicos, e como tais fatores influenciaram o silenciamento da obra ramalhiana nos palcos nacionais. Observam-se, ainda, as dinâmicas que envolvem as definições de região, regionalismo e regionalidade e as influências de cada um desses aspectos nas obras analisadas. Além disso, apresentam-se as discussões de Albuquerque Jr. (2011) sobre a invenção do Nordeste e como essa construção discursiva influencia a obra ramalhiana e a crítica literária nacional. Para tanto, consideram-se como principais aportes teóricos, além dos já citados, os estudos de Maciel (2012) e Andrade (2012), Hobsbawm (1984), Bhabha (1998), Chauí (2006) e Sommer (2004). |
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Lourdes Ramalho e a contranarrativa do mito fundacional da nação em perspectiva regional: leituras de dois textos – A guerreira Joanita Guabiraba e Guiomar filha da mãe...1. Nordeste. 2. Mito de fundação. 3. Regionalismo. 4. Regionalidade.CIENCIAS SOCIAIS APLICADASTrata-se de uma análise-intepretação de dois textos de Lourdes Ramalho, a saber: “A guerreira Joanita Guabiraba” (inédito) e “Guiomar filha da mãe” (2003). Para as discussões empreendidas nesta pesquisa, parte-se das relações travadas pela autora em busca de espaço como dramaturga no cenário local/reginal, a partir dos anos 1970 e, posteriormente, em âmbito nacional. Diante disso, discute-se sobre o apagamento dessa dramaturgia em um momento histórico em que despontam inúmeras vozes femininas nos palcos brasileiros. Dadas as configurações da dramaturgia ramalhiana e a centralidade das personagens femininas que atravessam os três ciclos dessa produção, a saber: o primeiro ciclo, com duração de 1970 a 1990; o segundo ciclo de 1990 a 2000; e o terceiro ciclo, denominado “ciclo enclave”, tem-se como objetivo principal compreender as contribuições dessa literatura para uma poética da dramaturgia nordestina, a partir da tessitura de uma contranarrativa do mito de fundação da nação nas duas obras citadas. Assim, observa-se como se dá o discurso contrahegemônico em “A guerreira Joanita Guabiraba” e “Guiomar filha da mãe”, pertencentes ao ciclo enclave dessa dramaturgia e constituintes do eixo temático que coloca as mulheres como detentoras do poder e, portanto, formadoras de um ordem matriarcal. Para tanto, a autora constrói narrativas que destronam os mitos de fundação criados ao longo da história nacional por grupos dominantes e reproduzidos como verdade. Confirma-se, então, a visão de comunidade imaginada de Anderson (2008), ao mostrar as ideias nacionais e limites regionais como divisões imaginárias, pautadas em interesses políticos e econômicos, e como tais fatores influenciaram o silenciamento da obra ramalhiana nos palcos nacionais. Observam-se, ainda, as dinâmicas que envolvem as definições de região, regionalismo e regionalidade e as influências de cada um desses aspectos nas obras analisadas. Além disso, apresentam-se as discussões de Albuquerque Jr. (2011) sobre a invenção do Nordeste e como essa construção discursiva influencia a obra ramalhiana e a crítica literária nacional. Para tanto, consideram-se como principais aportes teóricos, além dos já citados, os estudos de Maciel (2012) e Andrade (2012), Hobsbawm (1984), Bhabha (1998), Chauí (2006) e Sommer (2004).This is an analysis-intepretation of two texts by Lourdes Ramalho, namely: "The Warrior Joanita Guabiraba" (unpublished) and "Guiomar The Mother" (2003). For the discussions undertaken in this research, it is part of the relations fought by the author in search of space as a playwright in the local/reginal scenario, from the years 1970 and, subsequently, at the national level. Therefore, it discusses the erasure of this dramaturgy in a historical moment in which countless female voices emerged in the Brazilian stages. Given the configurations of the dramaturgy Ramalhiana and the centrality of the female characters that cross the three cycles of this production, namely: the first cycle, lasting from 1970 to 1990; The second cycle from 1990 to 2000; And the third cycle, called the "enclave cycle", has as its main objective to understand the contributions of this literature to a poetic of northeastern dramaturgy, from the tessiture of a contranarrative of the myth of the founding of the nation in the two works Cited. Thus, it is observed how the counterhegemonic discourse is given in "the Warrior Joanita Guabiraba" and "Guiomar the mother's daughter", belonging to the enclave cycle of this dramaturgy and constituent of the thematic axis that places women as holders of power and, therefore, Forming a matriarchal order. To this end, the author builds narratives that dethrone the founding myths created throughout the national history by dominant groups and reproduced as truth. It is confirmed, then, the vision of the imagined community of Anderson (2008), by showing the national ideas and regional boundaries as imaginary divisions, based on political and economic interests, and how such factors influenced the silation of the work Ramalhiana in the national stages. It is also observed the dynamics that involve the definitions of region, regionalism and regionality and the influences of each of these aspects in the analyzed works. In addition, we present the discussions of Albuquerque Jr. (2011) On the invention of the Northeast and how this discursive construction influences the Ramalhiana work and the national literary criticism. For this purpose, we consider the main theoretical contributions, besides those already cited, the studies of Maciel (2012) and Andrade (2012), Hobsbawm (1984), Bhabha (1998), Chauí (2006) and Sommer (2004).Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIMaciel, Diógenes André VieiraBatista, Fernanda Félix da Costa2019-10-08T18:39:46Z2019-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBatista, Fernanda Félix da Costa. Lourdes Ramalho e a contranarrativa do mito fundacional da nação em perspectiva regional: leituras de dois textos – A guerreira Joanita Guabiraba e Guiomar filha da mãe.... 2019. 132 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3452porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-10-09T04:29:06Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3452Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-10-09T04:29:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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