Otimização da síntese de biodiesel de óleo de sementes de graviola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Ingredy Meneses Cavalcanti de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2349
Resumo: O biodiesel é um combustível derivado de fontes de biomassa, dentre elas óleos vegetais provenientes de atividades agroindustriais. Dentre as promissoras fruteiras a serem utilizadas como matriz bioenergética na síntese do biodiesel destaca-se a graviola (Annona muricata L.), devido ao seu potencial produtivo no semiárido nordestino favorecido pelas características edafoclimáticas da região. Assim, objetivou-se com este trabalho otimizar as condições reacionais por transesterificação via rota etílica para produção de biodiesel do óleo de sementes de graviola. Inicialmente foi realizado um estudo exploratório utilizando planejamento Plackett-Burman com as variáveis: tempo reacional; razão molar óleo/álcool; porcentagem do catalisador; e temperatura. Foram identificadas como variáveis estatisticamente significativas porcentagem de catalisador, temperatura e razão molar óleo/álcool, as quais foram empregadas em um Planejamento Composto Central Rotacional. Todavia, o modelo utilizado para descrever o processo apresentou falta de ajuste. Este inconveniente foi superado com a execução do planejamento Box Behnken, cujo maior rendimento mássico de 94,99% foi obtido usando porcentagem de catalisador de 1,25%, temperatura de 50 ºC e razão molar óleo/álcool de 1:10. Com o modelo construído foi possível estabelecer como ótimo experimental, a um nível de confiança de 95%, com coeficiente de determinação de 95,51% para as seguintes condições experimentais: porcentagem de catalisador de 1,18%, temperatura de 52,20 ºC e razão molar óleo/álcool de 1:8,39. Por fim, as análises físicas e químicas apontaram para condições de obtenção do biodiesel de graviola como uma alternativa promissora para mistura em diesel de petróleo.
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