Conceição Evaristo e a escrevivência: narrar a potência dos pobres na literatura brasileira contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Roberta Tiburcio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3665
Resumo: A literatura contemporânea vem sendo palco para discussões e problematizações das categorias que caracterizam o literário e constituem o mote das produções que, conjuntamente, constituem a instância literária. Personagens e, principalmente, autores advindos de espaços marginalizados socioculturalmente pleiteiam, com suas produções, a visibilidade para seus “lugares de fala” (RIBEIRO, 2017) e suas potencialidades intelectuais. Nesse ínterim, o presente trabalho aborda a produção literária de Conceição Evaristo, escritora brasileira, em razão da ascensão dos “ex-cêntricos” (HUTCHEON, 1991) ao campo da literatura e o reconhecimento das capacidades subjetivas e artísticas destes operadas em sua escrita. A “escrevivência”, termo cunhado pela autora, constitui/dirige as reflexões acerca do diálogo ininterrupto entre vida e arte. São, pois, os processos de alteridade travados na “literatura de multidão” (JUSTINO, 2014), que configuram os intercâmbios presentes na “literatura pós-autonôma” (LUDMER, 2010), diretrizes da atividade crítica aqui desenvolvida. Nesse sentido, objetivamos compreender como a escrevivência semiotiza os muitos periféricos/pobres que protagonizam momentos de insubalternidade e sororidade na literatura brasileira, para tal, atentaremos, especialmente, para a mulher negra, mãe-guia de todas as “ralés” (SOUZA, 2009), uma vez que ela é a figura evaristiana que desempenha um papel crucial na abolição de todos os alicerces/bases dos sistemas de opressão, agenciados pelos dispositivos do/de controle patriarcais/capitalistas. Destarte, por meio de pesquisa bibliográfica, apoiada nos teóricos já citados e em demais estudiosos das problemáticas em foco, analisaremos três produções evaristianas. No primeiro capítulo, abordaremos a novela “Sabela” (2016), estudando como as coletividades/comunidades operam processos de insurreição e perpetuação/expansão de suas subjetividades e potencialidades. No segundo capítulo, discutiremos o romance Ponciá Vicêncio (2003), investigando os mecanismos de resistência e as rotas de fuga encontradas para driblar o jugo dominante. A coletânea de contos Insubmissas Lágrimas de Mulheres (2011) será objeto de reflexão no terceiro capítulo, no qual buscaremos compreender como singulares trajetórias de vida são elementos que fomentam as demandas coletivas por devires com mais equidade-risos e menos hierarquias-choros.
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A “escrevivência”, termo cunhado pela autora, constitui/dirige as reflexões acerca do diálogo ininterrupto entre vida e arte. São, pois, os processos de alteridade travados na “literatura de multidão” (JUSTINO, 2014), que configuram os intercâmbios presentes na “literatura pós-autonôma” (LUDMER, 2010), diretrizes da atividade crítica aqui desenvolvida. Nesse sentido, objetivamos compreender como a escrevivência semiotiza os muitos periféricos/pobres que protagonizam momentos de insubalternidade e sororidade na literatura brasileira, para tal, atentaremos, especialmente, para a mulher negra, mãe-guia de todas as “ralés” (SOUZA, 2009), uma vez que ela é a figura evaristiana que desempenha um papel crucial na abolição de todos os alicerces/bases dos sistemas de opressão, agenciados pelos dispositivos do/de controle patriarcais/capitalistas. Destarte, por meio de pesquisa bibliográfica, apoiada nos teóricos já citados e em demais estudiosos das problemáticas em foco, analisaremos três produções evaristianas. No primeiro capítulo, abordaremos a novela “Sabela” (2016), estudando como as coletividades/comunidades operam processos de insurreição e perpetuação/expansão de suas subjetividades e potencialidades. No segundo capítulo, discutiremos o romance Ponciá Vicêncio (2003), investigando os mecanismos de resistência e as rotas de fuga encontradas para driblar o jugo dominante. A coletânea de contos Insubmissas Lágrimas de Mulheres (2011) será objeto de reflexão no terceiro capítulo, no qual buscaremos compreender como singulares trajetórias de vida são elementos que fomentam as demandas coletivas por devires com mais equidade-risos e menos hierarquias-choros.The contemporary literature has been the stage for discussions and problematizations of the categories that characterize the literary and constitute the motto of the productions that, together, constitute the literary instance. Characters and, mainly, authors from marginalized spaces socioculturally plead, with their productions, the visibility to their "places of speech" (RIBEIRO, 2017) and their intellectual potentialities. Like this, the present work discusses the literary production of Conceição Evaristo, Brazilian writer, due to the rise of the "Ex-cêntricos" (HUTCHEON, 1991) to the field of literature and the recognition of the subjective and artistic capacities of these Operated in his writing. The "escrevivência", term coined by the author, constitutes/directs the reflections about the uninterrupted dialogue between life and art. They are, therefore, the processes of alterity fought in the "Literature of Crowds" (JUSTINO, 2014), that configure the exchanges present in the "post-autonomic literature" critical activity guidelines developed here. In this sense, we aim to understand how the writing Semiotiza the many peripheral/poor who play moments of insubalternity and sority in the Brazilian literature, for this, we will especially pay attention to the black woman, guide mother of all "Ralés" (SOUZA, 2009), since it is the evaristiana figure that plays a crucial role in the abolition of all the foundations/bases of the systems of oppression, brokered by the devices of the patriarchal/capitalist control. Thus, by means of bibliographic research, supported by the theoreticians cited and in other scholars of the problems in focus, we will analyze three Evaristian productions. In the first chapter, we will discuss the soap-opera "Sabela" (2016), studying how the collectivities/communities operate processes of insurrection and perpetuation/expansion of their subjectivities and potentialities. In the second chapter, we will discuss the novel Ponciá Vicêncio (2003), investigating the mechanisms of resistance and the escape routes found to circumvent the dominant yoke. The collection of tale Insubmissive Tears of Women (2011) will be the object of reflection in the third chapter, in which we seek to understand how singular life trajectories are elements that foster collective demands for becomings with more equity-laughter and fewer hierarchies-Crying.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIJustino, Luciano BarbosaBarbosa, Roberta Tiburcio2020-11-17T14:02:23Z2019-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, R. T. Conceição Evaristo e a escrevivência: narrar a potência dos pobres na literatura brasileira contemporânea. 2019. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3665porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2020-11-18T04:21:26Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3665Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2020-11-18T04:21:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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