Mulheres (in) submissas: a multiplicidade de perfis na obra de Lília Momplé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Aparecida Nascimento de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4406
Resumo: Esta tese discute a mulher na África a partir de conceitos alternativos ao Feminismo Ocidental, considerado, por alguns críticos, inadequado para expressar os anseios e receios da mulher no continente africano e recusado pela escritora Lília Momplé, autora das obras que compõem o corpus de análise, nomeadamente: Ninguém matou Suhura, Os Olhos da Cobra Verde (contos) e Neighbours (romance). Nestas obras é notória a opressão feminina por questões relacionadas à raça, classe e gênero, além do impacto da tradição, cujas práticas matrilineares persistem na região Norte de Moçambique, em oposição às patrilineares conservadas no Sul do país. Assim, a “geografia cultural” é imprescindível para sondar os perfis das mulheres (in)submissas, protagonistas e personagens secundárias, na obra de Lília Momplé, a partir de projetos libertários de escrita e de vivência, pois as vozes e letras femininas, ficcionais e reais, reivindicam autonomia no que concerne à forma e ao conteúdo das narrativas, bem como exigem uma perspectiva de abordagem da mulher que espelhe a realidade vivenciada. Por isso, evocamos a afrocentricidade como “orientação metodológica”; e o Mulherismo Africana como paradigma teórico, o qual é considerado apropriado, para tais discussões, por incentivar uma práxis libertadora das opressões de raça, classe e gênero, em consonância com a cultura africana, permitindo sondar a multiplicidade de perfis femininos e verificar o percurso trilhado da submissão à insubmissão, por meio do conceito de agência.
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spelling Mulheres (in) submissas: a multiplicidade de perfis na obra de Lília Momplé(In) submission women: the multilicity of profiles in Lília Momplé's workLiteratura moçambicanaGêneroOpressãoLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESEsta tese discute a mulher na África a partir de conceitos alternativos ao Feminismo Ocidental, considerado, por alguns críticos, inadequado para expressar os anseios e receios da mulher no continente africano e recusado pela escritora Lília Momplé, autora das obras que compõem o corpus de análise, nomeadamente: Ninguém matou Suhura, Os Olhos da Cobra Verde (contos) e Neighbours (romance). Nestas obras é notória a opressão feminina por questões relacionadas à raça, classe e gênero, além do impacto da tradição, cujas práticas matrilineares persistem na região Norte de Moçambique, em oposição às patrilineares conservadas no Sul do país. Assim, a “geografia cultural” é imprescindível para sondar os perfis das mulheres (in)submissas, protagonistas e personagens secundárias, na obra de Lília Momplé, a partir de projetos libertários de escrita e de vivência, pois as vozes e letras femininas, ficcionais e reais, reivindicam autonomia no que concerne à forma e ao conteúdo das narrativas, bem como exigem uma perspectiva de abordagem da mulher que espelhe a realidade vivenciada. Por isso, evocamos a afrocentricidade como “orientação metodológica”; e o Mulherismo Africana como paradigma teórico, o qual é considerado apropriado, para tais discussões, por incentivar uma práxis libertadora das opressões de raça, classe e gênero, em consonância com a cultura africana, permitindo sondar a multiplicidade de perfis femininos e verificar o percurso trilhado da submissão à insubmissão, por meio do conceito de agência.This thesis discusses the female existence in Africa from the alternative concepts of the Western Feminism, considered mostly inadequate to express the longings and fears of the African Continent women and refused by the writer Lília Momplé, author of the works that compose the analysis corpus, namely, Ninguém matou Suhura, Os Olhos da Cobra Verde (short stories) and Neighbours (novel), in which the female oppression is notorious by questions related to race, class and gender; beyond the impact of tradition, which matrilineal practices persist in the Northern Mozambique, in opposition to the patrilineal practices that remain in the South of the country. Thus, the “cultural geography” is essential to for probing the profiles of the (um)submissive women, protagonists and supporting characters in Lília Momplé’s work, from the libertarian projects of writing and experience, for the female voices and writings, fictional and real, claim for autonomy in which concerns the form and contentes of narratives, as well as require a perspective approach of woman that mirrors the experienced reality. That is why we evoke the afrocentricity as a “methodological orientation”; and the Africana Womanism as a theoretical paradigma, which is considered appropriatefor such discussions, to encourage a liberating práxis from the race, class and gender oppression, in line with the African culture, allowing top robe the multiplicity of female profiles and verify the path taken from submission to insubmission through the agency concept.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLISouza, Francisca Zuleide Duarte de111.640.934-87http://lattes.cnpq.br/6581771727878518Souza, Zuleide Duarte de111.640.934-87http://lattes.cnpq.br/6581771727878518Nóbrega, Maria Marta dos Santos Silvahttp://lattes.cnpq.br/2123326909056011Lima, Tânia Maria de Araújohttp://lattes.cnpq.br/8280794437858524Souza, Aldinida de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/2790523433318905Nogueira, Maria Simone Marinhohttp://lattes.cnpq.br/9006294908415944Almeida, Maria Aparecida Nascimento de2022-07-12T23:28:10Z2022-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfALMEIDA, M. A. N. Mulheres (in) submissas: a multiplicidade de perfis na obra de Lília Momplé. 2022. 211 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande/PB, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4406porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-07-12T23:28:10Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4406Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-07-12T23:28:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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